Embalado por uma sequência de cinco vitórias, o Palmeiras só depende das próprias forças para assegurar o topo da tabela por mais uma rodada do Brasileirão. Depois de um começo oscilante, a equipe comandada por Abel Ferreira se reencontrou na competição e hoje, na liderança, com 25 pontos somados em 11 partidas disputadas, tem aproveitamento de 75.9% – melhor que dos anos 2016 e 2018, quando o clube conquistou o Brasileirão.
Caso vença a próxima partida, a equipe comandada pelo técnico português terá emplacado uma sequência de vitórias na competição que não se repete há dois anos, mas, para isso, encara pela frente um organizado Atlético-GO no Serra Dourada. O Dragão ocupa o meio da tabela, com 15 pontos e aproveitamento de 50%, mas tem a seu favor uma das defesas mais sólidas da competição, com apenas nove gols sofridos.
As equipes
O Palmeiras tem elenco e a expectativa é de que Abel entre em campo neste domingo (18) com uma equipe mista, preservando assim alguns de seus principais jogadores para o jogo de volta da Libertadores, contra o Universidad Católica. Na última quarta-feira (14), a equipe brasileira venceu a chilena no primeiro confronto das oitavas. A volta será no Allianz Parque.
Segundo informações apuradas pelo LANCE!/NOSSO PALESTRA, a escalação da equipe alviverde será definida baseada no relatório do Núcleo de Saúde e Performance (NSP) do clube. Dessa forma, somente os atletas que não demonstrarem risco de lesão poderão ir a campo.
Por outro lado, o técnico Eduardo Barroca já acenou possíveis mudanças em sua equipe, especificamente, no ataque – o time marcou nove gols em 10 partidas e está devendo no setor. Autor do gol contra o Juventude, Zé Roberto pode voltar à formação inicial, mas o jovem atacante Ronald, de 20 anos, está liberado do departamento médico e também é opção.
Retrospecto
Apesar dos momentos diferentes vividos pelas equipes, o retrospecto entre elas, que dura um pouco mais de uma década, é marcado pelo equilíbrio, mas com pequena vantagem para o alviverde. Em 14 encontros, são sete vitórias para o Palmeiras, cinco para o Atlético e somente dois empates. No mais recente deles, as equipes empataram em 1 a 1, no Allianz, pelo Brasileirão 2020.
Porém, ao se restringir o raio-x do confronto somente para jogos em que o Atlético-GO foi mandante, a paridade entre as equipes se prova ainda maior: três vitórias para cada lado e um empate.
Dicas de apostas
Total de Gols do Jogo: – de 2.5
O Palmeiras tem o segundo ataque mais potente da competição, com 21 gols marcados, porém, encontra pela frente uma das equipes menos vazadas do Brasileirão e que, em sua casa, mostra ainda mais eficiência – o Dragão só sofreu dois dos nove gols no Antônio Accioly. Por isso, e levando em consideração também a possibilidade do Verdão não poder contar com alguns de seus principais jogadores, vale apostar em um duelo com placar menos elástico.
Quem marca o 1º Gol – Fora
Independente das circunstâncias que antecedem a partida, há quem aposte no favoritismo do Palmeiras – e de fato, o alviverde entra com mais chances de sair vencedor do confronto. Além disso, dos 21 gols marcados pela equipe, 12 foram na primeira etapa e nove na segunda. Outra estatística que também pesa a favor do Verdão é a de sair abrindo o marcador em oito das 11 partidas disputadas até aqui.