Demorou, mas enfim chegou! Nesta quarta-feira (26), é hora de Caxias e Grêmio iniciarem a decisão do Gauchão 2020, que escreve o seu primeiro capítulo no Estádio Centenário, na Serra Gaúcha, às 21h30 (horário de Brasília). Para o duelo, times em momentos e situações bem distintas e a promessa de dois ótimos jogos para descobrir o campeão.
Dono da casa nesta noite, o Caxias foi campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho ao bater o próprio Grêmio na final por 1 a 0. Já o Imortal se recuperou no segundo turno e venceu o clássico contra o Internacional na decisão, por 2 a 0, para chegar à disputa do título estadual.
Será a primeira atuação do Caxias na temporada em mais de um mês. Desde que encerrou sua participação no segundo turno, ficou sem calendário enquanto ainda aguarda o início da Série D do Brasileirão. O Grêmio por sua vez vive a tradicional maratona de jogos da Série A, ainda mais com o calendário bem apertado devido à pandemia.
Caxias com mudanças
O tempo sem agenda do Caxias serviu também para que o clube fizesse algumas mudanças no elenco. São cinco para ser mais específico. Por um lado, foram embora Jean Carlos, para o Goiás, Silva, que retornou ao Grêmio, e Tilica, negociado com os gregos do Asteras Tripolis. Por outro, chegaram Claudinho, do Mirassol, e Marcelo Campanholo, que atuava pelo Desportivo Brasil.
Sem Gilmar e Tontini, Rafael Lacerda montará uma equipe difícil de prever, já que no longo período de treinos novas ideias podem ter sido testadas ou jogadores podem ter se destacados e ganharão uma chance contra o Grêmio.
Grêmio com desfalques e sem mistério
O Imortal vai para a primeira partida da final do Gauchão sem algumas peças no elenco. No setor defensivo, as baixas são Kannemann e Orejuela, que, suspensos, devem dar lugar a David Braz e Victor Ferraz. Na frente, Diego Souza está lesionado e quem vem para o seu lugar é Isaque. O time também conta com as voltas de Geromel e Maicon, poupados contra o Vasco.