Como funciona a Champions?
A fase de grupos da Champions League é composta por seis rodadas, com a última série de jogos ocorrendo entre os dias 1 e 2 de novembro. Terminada esta etapa, os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, quando um novo sorteio será realizado já definindo o chaveamento até a grande decisão.
A final da Champions League 22/23 está marcada para o dia 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. Até lá, muito se especula sobre quem são os favoritos ao título mais desejado da Europa, no entanto, apenas duas equipes vão chegar ao palco da decisão com chance de escrever os seus nomes na história.
Quem são os favoritos da Champions League?
Real Madrid
Alguém ousa dizer que os merengues não estão entre os favoritos da Champions na temporada 22/23? Quem fez isso no ano passado “mordeu a língua”, já que o Real Madrid foi revertendo situações quase “impossíveis” até conquistar seu 14º título da Europa.
Quando o assunto é Champions, é inegável que a camisa do Real Madrid “pesa” e, neste ano, não será diferente. O grande desafio para Carlo Ancelotti, porém, será lidar com a perda de Casemiro para o Manchester United, uma peça fundamental no meio-campo dos Blancos.
Manchester City
Especulado entre os favoritos das últimas duas edições de Champions, os Citizens vem batendo na trave. Na primeira e única oportunidade de levantar a orelhuda, na temporada 20/21, o Manchester City perdeu para o rival Chelsea, por 1 a 0, na grande decisão. No ano passado, os planos de Pepe Guardiola foram novamente frustrados após sua equipe sofrer uma virada avassaladora para o Real Madrid nos minutos finais da decisão das semifinais, que terminou em 3 a 1 para os espanhóis (com 6 a 5 no placar agregado).
Porém, o City conseguiu manter boa parte de seu forte e equilibrado elenco para esta temporada, e se reforçou ainda com Erling Haaland, a jovem estrela norueguesa que chega como peça fundamental para levar o City à glória europeia.
Paris Saint-Germain
Neymar, Messi e Mbappé. Chega a ser inconcebível não colocar uma equipe que conta com esse trio de ataque entre as favoritas a ganhar a Champions 22/23, ainda mais com o início animador de temporada da equipe francesa no campeonato nacional.
Talvez o grande desafio do recém-chegado técnico Christophe Galtier para levar o PSG à sua primeira Champions seja justamente administrar os problemas internos do clube e um elenco supostamente rachado. Ademais, se conseguir manter a forma do trio NMM, o Paris tem grandes chances de conquistar a tão sonhada orelhuda.
Bayern de Munique
O Bayern quase sempre está entre os favoritos da Champions e na temporada 2022/23 não será diferente, apesar de algumas mudanças significativas no elenco – como na saída de Robert Lewandowski. Mas ainda que a equipe tenha perdido seu artilheiro, a chegada de Sadio Mané caiu como uma luva no ataque de Julian Nagelsmann.
No entanto, o grande teste para o Bayern começa já na fase inicial do torneio, já que os Bávaros compõem o chamado grupo da “morte” desta edição, o Grupo C, que conta com Barcelona, Inter de Milão e Pizen.
Liverpool
Finalista da última edição, o Liverpool vem sendo menos falado nesta temporada, especialmente após a saída de Sadio Mané para o Bayern.
Além disso, o início dos Reds no campeonato nacional é decepcionante, com apenas duas vitórias e três empates em seis jogos disputados. Mas vale lembrar que quando se trata de eliminatórias, a equipe de Jurgen Klopp continua tendo Anfield como uma de suas principais armas contra os adversários.
Barcelona
Fora dos holofotes nas últimas temporadas, o Barça se reforçou para esta edição. As chegadas de Robert Lewandowski e Raphinha para o ataque catalão mudam de patamar uma equipe que já vinha progredindo bastante sob o comando de Xavi Hernández.
Com o novo ataque poderoso, somado a um meio-campo “criativo” coordenado pelos jovens Pedri e Gavi, o Barcelona tem tudo para surpreender nesta edição e, ao menos, chegar mais longe do que chegou na temporada passada, quando foi eliminado precocemente pelo Paris Saint Germain nas oitavas de final.