Quase ninguém escapou! A dança das cadeiras de treinadores vem acontecendo rodada a rodada no Campeonato Brasileiro 2019. No último final de semana, o jovem comandante Rodrigo Santana não resistiu a derrota do Atlético-MG para o Grêmio e se tornou o 15º técnico demitido de um clube da elite do futebol nacional.
Santana assumiu o comando do Galo após a demissão de Levir Culpi, em abril passado, emplacou boa sequência de jogos, apesar da perda do estadual para o rival Cruzeiro, e acabou efetivado no cargo. Entretanto, após a pausa da Copa América, o time mineiro caiu de produção, foi eliminado de forma vexatória na Copa Sul-Americana e despencou, literalmente, na tabela do Brasileirão. Assim, o treinador deixa o Galo após 41 partidas, com 18 vitórias, 6 empates e 16 derrotas, com 50 gols marcados e 49 gols sofridos.
Rodrigo Santana (Atlético-MG) aumenta a lista de demitidos que conta com Odair Hellmann (Inter), Eduardo Barroca (Botafogo), Rogério Ceni (Cruzeiro), Oswaldo de Oliveira (Fluminense) e Zé Ricardo (Fortaleza), entre outros. Das 18 trocas de comando ao longo de 25 rodadas Campeonato Brasileiro 2019, 15 saídas foram por conta de demissões e outras quatro mudanças foram pedidos dos próprios técnicos.
O Vasco da Gama, por exemplo, iniciou o torneio com o técnico interino Marcos Valadores e depois optou em trazer Vanderlei Luxemburgo. Vice-campeão paulista com o São Paulo, Cuca não conseguiu acertar o time após a pausa da Copa América e entregou o cargo. Enderson Moreira seguiu o mesmo trajeto de Cuca no Ceará e deixou o clube após série negativa de oito jogos sem vitórias.
Já Rogério Ceni deixou o Fortaleza para treinar o Cruzeiro, foi demitido apenas dois meses de trabalho e voltou ao comando do Leão. Recentemente, o técnico Alberto Valentim pediu para deixar o comando do Avaí – que luta contra o rebaixamento – e foi contratado pelo Botafogo.
Assim, apenas cinco treinadores são remanescentes em seus times desde o início do Campeonato Brasileiro 2019. Jorge Sampaoli (Santos), Fábio Carille (Corinthians), Roger Machado (Bahia) e Renato Gaúcho (Grêmio) são os ‘sobreviventes’ na função em meio aos altos e baixos de cada clube no torneio.
Confira os técnicos demitidos na Série A:
Abel Braga – Flamengo
Geninho – Avaí
Marcelo Cabo – CSA
Ney Franco – Chapecoense
Claudinei Oliveira – Goiás
Mano Menezes – Cruzeiro
Fernando Diniz – Fluminense
Felipão – Palmeiras
Rogério Ceni – Cruzeiro
Zé Ricardo – Fortaleza
Oswaldo de Oliveira – Fluminense
Enderson Moreira – Ceará
Eduardo Barroca – Botafogo
Odair Hellmann – Inter
Rodrigo Santana – Atlético-MG
JOGOS DA 26ª RODADA DO BRASILEIRÃO
QUARTA-FEIRA (15/10)
10h15 – Grêmio x Bahia – Aposte já!
10h15 – CSA x Atlético-MG – Aposte já!
20 – Fortaleza x Flamengo – Aposte já!
21h – Cruzeiro x São Paulo – Aposte já!
21h – Palmeiras x Chapecoense – Aposte já!
21h30 – Vasco x Botafogo – Aposte já!
21h30 – Goiás x Corinthians – Aposte já!
QUINTA-FEIRA (16/10)
19h15 – Santos x Ceará – Aposte já!
19h15 – Avaí x Internacional – Aposte já!
21h – Fluminnense x Athletico-PR – Aposte já!