Na memoriosa edição em que francas candidatas ao título como França e Bélgica ficaram pelo caminho, quem ousará cravar um resultado para o duelo entre Inglaterra e Dinamarca pelas semifinais da Eurocopa 2020? Até o apito final só há a certeza de que o confronto, independentemente de ter ou não um favorito, marca o penúltimo capítulo de uma história que será concluída no próximo domingo (11) e ficará para a eternidade.
Três anos depois dos ingleses chegarem à semifinal da Copa do Mundo de 2018 como grandes favoritos, a história parece se repetir, só que, dessa vez, na competição europeia. Naquela ocasião, a Inglaterra era mais cotada para avançar para a grande final, mas acabou sucumbindo diante da Croácia na prorrogação. Agora, os Três Leões aparecem novamente como o time a ser batido no duelo contra a resiliente Dinamarca.
Trajetórias dentro da competição
Apesar de ser a maior surpresa entre as quatro equipes semifinalistas, a Dinamarca provou dentro da competição que sabe superar obstáculos. O início da história da equipe na Euro não poderia ter sido mais traumático: derrota para a Finlândia, por 1 a 0, no jogo de abertura do grupo B – em partida que ficou marcada pelo mal súbito do meia dinamarquês Christian Eriksen. Na segunda rodada, nova derrota. Dessa vez, a equipe chegou a sair na frente do placar contra a Bélgica, mas sofreu virada em jogo que terminou com 2 a 1 no marcador.
Porém, o grupo conseguiu superar a ausência de seu principal jogador e dos dois resultados desfavoráveis aplicando uma goleada por 4 a 1 na terceira rodada sobre a seleção da Rússia e conquistando assim a sua classificação para a fase eliminatória na última partida da fase de grupos. Nas oitavas e nas quartas a Dinamarca despachou País de Gales, por 4 a 1, e República Tcheca, por 2 a 1, respectivamente.
Por sua vez, a Inglaterra construiu um caminho sólido até as semis. Além de invicta, a seleção simplesmente não levou nenhum gol até esta altura da competição. Somando sete de nove pontos possíveis, o plantel comandado por Gareth Southgate passou com tranquilidade pela primeira fase na liderança do Grupo D.
Os ingleses provaram a força do grupo, principalmente, nos duelos contra Croácia, pela primeira rodada, e contra a Alemanha, pelas oitavas, em partidas que terminaram em 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Agora, a Inglaterra tentará repetir os feitos recentes para avançar pela primeira vez às finais do torneio da UEFA e, quem sabe, conquistar a sua primeira Eurocopa.
Dicas de apostas
Vencedor do Jogo: Inglaterra
Ainda que a seleção da Dinamarca, por todos os mencionados motivos, não possa e nem mereça ser subestimada, a campanha da Inglaterra nesta edição é irretocável e, mais do que nunca, a seleção pretende acabar com a sina de nunca ter levantado um caneco da competição europeia. Os ingleses não chegavam a uma semifinal da Eurocopa desde 1996.
Total de Gols do Jogo: acima de 1.5
Não será nenhuma surpresa se o confronto desta quarta terminar com mais de um gol no marcador. A Dinamarca balançou as redes 11 vezes em cinco oportunidades (média de pouco mais de dois gols por jogo), enquanto a Inglaterra marcou oito gols em cinco partidas disputadas (média de 1.6 gols por jogo).
Soma-se ao favoritismo da Inglaterra para o confronto o fato de o grupo poder contar com a volta do faro de gol de seu artilheiro Harry Kane, que tinha passado em branco nos três primeiros jogos, mas já marcou três vezes nas últimas duas partidas e pretende agora ir em busca da artilharia da competição.