É comum ver estrelas do futebol sofrendo lesões que os tirem dos gramados por muito tempo. Quando esses problemas clínicos acontecem com a temporada em andamento a complexidade e gravidade podem fazer com que o jogador não volte mais a atuar naquele calendário. Triste para diretoria, comissão técnica torcedores e, principalmente, para o próprio atleta, uma contusão séria pode mudar de vez os rumos da equipe e a busca pelos seus objetivos.
No entanto, a temporada de 2019/20 não é como qualquer outra. Por conta da pandemia de Covid-19, o futebol está paralisado, e na Europa isso significa que UEFA e federações locais terão que decidir se cancelam o que já foi disputado ou encerram suas competições do jeito que está para não afetar o próximo ano ou se retornam normalmente, adiando o início da próxima temporada.
Caso a segunda opção seja escolhida (e ela é a mais provável), uma lista de jogadores que estavam contundidos pode voltar a disputar partidas ainda nesta temporada. Se tudo ocorresse normalmente, eles não eram mais esperados na atual ou deveriam retornar bem na reta final, não tendo mais tanto tempo assim para ajudar seus clubes a alcançar objetivos melhores. Abaixo, confira alguns deles:
Eden Hazard
Grande contratação do Real Madrid na temporada, o belga Eden Hazard tem deixado uma péssima impressão nos merengues. Com dificuldades para entrar em forma, o meia também não consegue fazer partidas convincentes para se firmar como titular e ter impacto em grandes jogos do Real em 2019/20. No início de março, o camisa 7 sofreu uma lesão de fissura na fíbula distal direita e foi submetido a uma cirurgia.
A previsão era de que o jogador não atuaria mais na temporada e ainda perderia a Euro-2020. Agora, existe a real possibilidade de Hazard ainda vestir a camisa do Real em 2019/20, uma ótima notícia para alguém que tenta deixar a sua marca em um dos maiores clubes do mundo. Se retornar, poderá ajudar os merengues na briga pela Liga dos Campeões da Europa e pelo título da La Liga.
Marco Reus
Em fevereiro, Marco Reus sofreu uma lesão muscular na coxa que o fez ficar afastado do Borussia Dortmund até a paralisação do futebol na Alemanha. Foram sete partidas, nada novo para o torcedor aurinegro que já se acostumou a ver seu ídolo com problemas médicos. A diretoria do clube não informou a gravidade da lesão e nem o tempo de recuperação, mas especulou-se que a temporada poderia ter chegado ao fim para o meia.
Agora, existe uma luz no fim do túnel e o Borussia pode ter Reus novamente para brigar pela Bundesliga na temporada, a única competição que restou aos aurinegros. A missão é difícil e conta com a concorrência de RB Leipzig e Bayern de Munique, atual líder, mas com o capitão em campo ela tende a ficar mais fácil.
Harry Kane
Com um elenco limitado no que diz respeito à opções ofensivas, principalmente na função de centroavante, o Tottenham praticamente viu a sua temporada chegar ao fim quando Harry Kane rompeu o tendão da coxa esquerda no primeiro dia de 2020.
Operado, o atacante tinha retorno previsto apenas para o fim de abril, e como a expectativa era de que os Spurs não teriam mais o que disputar àquela altura, cogitou-se que Kane não entraria mais em campo mesmo liberado pelo departamento médico em 2019/20. Tudo isso muda se a temporada for retomada em breve. Com condições de jogar, o camisa 10 pode ajudar o Tottenham a salvar uma temporada perdida, levando seu time à próxima Liga dos Campeões pela Premier League.
Marcus Rashford
Também em janeiro quem se contundiu foi Marcus Rashford, do Manchester United. Devido à stress, o atacante sofreu fratura nas costas, que a princípio o faria parar por apenas um mês e meio. A situação não se desenvolveu bem, o atleta precisou de mais tempo para se recuperar e até para poder voltar a competir e sua temporada ficou comprometida.
Como ela tende a voltar de onde parou, o camisa 10 dos Red Devils tem tudo para voltar e ajudar o Manchester United na busca por uma vaga na Champions League da próxima temporada, além dos títulos da UEFA Europa League e da Copa da Inglaterra.
Nicolò Zaniolo
No início da temporada, ainda em 2019, a Roma revelou Nicolò Zaniolo, uma das grandes promessas da Itália nos últimos anos. Seis meses depois, o meia-atacante já era protagonista da equipe. Isso até romper o ligamento cruzado anterior do joelho em janeiro. A previsão era de que o garoto perderia o restante da temporada, incluindo a Eurocopa.
No entanto, agora é capaz que Zaniolo retorne aos gramados na reta final do Campeonato Italiano, onde tem a chance de ajudar sua equipe a entrar no G-4 da Serie A e assegurar uma vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.