Apesar do Campeonato Inglês ser disputado oficialmente desde 1888, o modelo da Premier League foi formado apenas em 1992. Ainda que sua história seja recente, a liga se tornou referência, sendo uma das mais valiosas do mundo esportiva, e já proporcionou momentos históricos.
Quando falamos de goleadas, por exemplo, aqueles placares elásticos de décadas passadas parecem ser raridades nos dias de hoje. No entanto, a Premier League já teve algumas grandes goleadas no seu período de existência e, de certa forma, recente. Confira abaixo quais foram as maiores goleadas da história da Premier League:
Manchester United 9 x 0 Southampton
A maior goleada da história da Premier League é também muito recente. O palco não poderia ser outro, Old Trafford, também conhecido como o “Teatro dos Sonhos”. Porém, sonhos apenas para os torcedores dos Red Devils que viram o seu atropelar o Southampton. Logo aos dois minutos de jogo, os Saints sofreram uma expulsão e tiveram um indício de que a noite seria longa. Os gols da goleada foram de autoria de Aaron Wan-Bissaka, Marcus Rashford, Jan Bednarek (contra), Edison Cavani, Anthony Martial (2), Scott McTominay, Bruno Fernandes e Daniel James.
Southampton 0 x 9 Leicester City – 2019
Tudo parecia com uma sexta-feira de chuva típica de fim de tarde, com a 10ª rodada do Campeonato Inglês, porém rapidamente se tornou um jogo histórico. Mesmo fora de casa, o Leicester City não tomou qualquer conhecimento do Southampton. Para se ter uma ideia, o Leicester contou com dois hat-tricks, Jamie Vardy e Ayoze Pérez. Os outros gols foram marcados por Ben Chilwell, James Maddison e Youri Tielemans.
Manchester United 9 x 0 Ipswich Town – 1995
A temporada de 1994/95 da Premier League teve momentos marcantes, além do título inédito do Blackburn Rovers, tivemos uma das maiores goleadas da história da liga. Apesar do vice-campeonato, o poderoso Manchester United mostrou toda a sua superioridade contra o Ipswich Town, no Old Trafford.
No confronto válido pela 30ª rodada – na época eram 42 rodadas no total -, os donos da casa não tiveram pena dos visitantes e venceram por 9 a 0. O artilheiro dos Red Devils, Andy Cole, marcou cinco gols na partida, Mark Hughes (duas vezes), Roy Keane e Paul Ince completaram o placar.
Tottenham 9 x 1 Wigan – 2009
Quem também marcou cinco gols e contribuiu para uma das maiores goleadas da história da Premier League foi Jermain Defoe. Na temporada 2009/10, o atacante inglês ajudou o Tottenham a destruir o Wigan em White Hart Lane. Os outros gols dos Spurs foram marcados por Peter Crouch, Aaron Lennon, Chris Kirkland (contra) e Niko Kranjcar. O gol de honra do Wigan foi marcado por Paul Scharner.
O curioso dessa goleada é que tudo parecia normal ao final do 1º tempo, pois o Tottenham foi para os vestiários com uma vitória simples de 1 a 0.
Newcastle 8 x 0 Sheffield Wednesday – 1999
Claro que o maior artilheiro da história da Premier League não poderia ficar de fora desta lista. Assim como os seus compatriotas, Cole e Defoe, Alan Shearer também ajudou o seu time a aplicar uma das maiores goleadas da história da liga com cinco gols. Na temporada de 1999/00, o Newcastle recebeu o Sheffield Wednesday no tradicional St. James Park e fez 8 a 0. Além dos cinco gols de Shearer, Aaron Hughes, Kieron Dyer e Gary Speed balançaram as redes para os Magpies.
Southampton 8 x 0 Sunderland – 2014
“Um dia da caça outro do caçador”? Assim poderíamos falar sobre o Southampton que no mesmo gramado em que aplicou uma das maiores goleadas da história da Premier League também sofreu a maior.
Na temporada 2014/15, os Saints destruíram o Sunderland no St. Mary’s Stadium. Os gols da partida foram marcados por Graziano Pellè (2), Jack Cork, Victor Wanyama, Dusan Tadic, Sadio Mané e os outros dois vieram dos pés adversários, Santiago Vergini e Liam Bridcutt contra.
Chelsea 8 x 0 Wigan – 2010
O título da Premier League 2009/10 foi confirmado de forma espetacular pelo Chelsea. Na última rodada, os Blues receberam o Wigan em Stamford Bridge e não tiveram misericórdia dos visitantes. O matador Didier Drogba deixou um hat-trick, enquanto Nikolas Anelka (2), Frank Lampard, Salomon Kalou e Ashley Cole marcaram os outros tentos da goleada.
Chelsea 8 x 0 Aston Villa – 2012
Pouco mais de dois anos depois de golear o Wigan, o Chelsea repetiu o feito histórico no Stamford Bridge. A vítima da vez foi o Aston Villa que foi para a véspera de Natal com uma goleada dessas.
Vale destacar que metade dos gols foram de brasileiros, Ramires marcou duas vezes, Oscar e David Luiz um cada. O restante foi feito por Ivanovic, Frank Lampard, Fernando Torres e Eden Hazard.
Manchester City 8 x 0 Watford – 2019
A temporada 2019/20 foi realmente extraordinária. Semanas antes da maior goleada da história, o Manchester City carimbou o seu nome na lista. Ainda pela 6ª rodada, o Manchester City não tomou qualquer conhecimento do Watford e massacrou os visitantes no Etihad Stadium. Logo nos primeiros instantes da partida, o espanhol David Silva já deu o cartão de visitas e inaugurou o plcar. O português Bernardo Silva marcou um hat-trick, enquanto Nicolás Otamendi, Sergio Agüero, Riyad Mahrez e Kevin De Bruyne completaram o placar.