Não é algo comum ver times grandes ficarem muito tempo sem conquistar título. Não estamos falando do nível internacional, mas no âmbito nacional. No entanto, nas principais ligas da Europa (Premier League, Bundesliga, La Liga e Serie A Italiana) algumas equipes amargam um longo jejum sem título.
Algumas secas são de mais de meio século, portanto, muitos torcedores nunca viram seus times levantarem o caneco da principal competição nacional. Confira abaixo as cinco maiores secas de título dos times grandes das principais ligas de futebol da Europa:
Roma – 19 anos
O jejum da Roma no Campeonato Italiano já atingiu a maioridade, já são 19 anos sem levantar o Scudetto. A última conquista foi no início do século XXI, na temporada 2000/2001, quando terminou a competição com 75 pontos, dois a frente da rival Juventus.
O time campeão contava com nomes importantes do futebol brasileiro como Cafu, Antônio Carlos Zago, Emerson, Aldair e Marcos Assunção. No ataque, uma combinação letal com o ídolo máximo da Roma, Francesco Totti, e o matador argentino, Gabriel Batistuta, além de contar com Vincenzo Montella. Com esse poderio ofensivo, a equipe terminou o Campeonato Italiano com o melhor ataque, com 68 gols marcados em 34 partidas disputadas.
De lá para cá, a equipe gradativamente deixou de ser protagonista na Serie A e apesar de algumas campanhas terem sido promissoras, renderam, no máximo, uma vice-colocação ao final da rodada derradeira.
Napoli – 30 anos
Já são três décadas sem conquistar o principal título nacional. Na verdade, o Napoli busca voltar ao protagonismo do futebol italiano desde os tempos gloriosos com Diego Maradona. A última conquista do Campeonato Italiano veio com o ídolo argentino, que fazia uma grande dupla com o brasileiro Careca, na temporada 1989/90. Com a dupla, o time napolitano terminou na primeira colocação (57 pontos), obviamente, e com o melhor ataque da competição, com 57 gols marcados.
Desde então, a equipe sofreu para retomar o brilho e disputar as primeiras posições. O Napoli foi rebaixado em duas edições e passou diversos anos longe da elite do futebol italiano. De 2010 para cá, a equipe voltou a brigar entre os primeiros da Serie A e segue na luta para encerrar o longo jejum.
Liverpool – 30 anos
Pode parecer surpresa para alguns, mas o Liverpool não ganha um Campeonato Inglês há três décadas. A Era Premier League começou na temporada 1992/93 e a última conquista dos Reds foi em 1989/90, portanto, o Liverpool nunca conquistou uma Premier League.
O último título de Campeonato Inglês veio na primeira passagem do ídolo do clube, Kenny Dalglish, como treinador dos Reds. A equipe terminou com 79 pontos e com o melhor ataque disparada da competição.
De lá para cá, apesar de sofrerem bastante desilusões no Campeonato Inglês, os Reds tiveram bastante sucesso em outras competições, com direito a dois títulos de Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Vale destacar que na temporada 2019/20, o Liverpool vinha com uma campanha arrasadora na Premier League sob o comando de Jürgen Klopp e encaminhava o encerramento do jejum, até a suspensão do campeonato devido à pandemia da COVID-19.
Tottenham – 59 anos
Mais de meio século se passou e o Tottenham ainda não voltou a conquistar o Campeonato Inglês. Certamente, grande parte da torcida dos Spurs nunca viu seu time ser campeão da principal competição nacional. O último título veio na temporada 1960/61, na qual o time somou 66 pontos e marcou 115 gols, nas 42 partidas disputadas.
Desde então, os Spurs amargam um longo jejum, de longe o maior do Big Six (Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham). Nesse período, o torcedor sofreu com altos e baixos, como conquistas em outras competições domésticas e rebaixamento.
Schalke 04 – 62 anos
Apesar da semelhança com Tottenham e Liverpool, de certa forma, o Schalke tem um jejum ainda maior. Já são mais de 62 anos sem conquistar um Campeonato Alemão, o último título ainda na temporada 1957/58, ou seja, a equipe de Gelsenkirchen nunca levantou a salva de prata (troféu da Bundesliga), afinal, a Bundesliga foi inaugurada em 1962.
Mesmo com o seu torcedor sofrendo com rebaixamento, um jejum de mais de meio século, o Schalke 04 ainda é um dos times mais tradicionais do futebol alemão. Nesse período, a equipe chegou a flertar com o título algumas vezes, mas ficou atrás do gigante Bayern de Munique.