O Paulistão 2020 chegou ao fim com o Palmeiras batendo o Corinthians no Derby Paulista, encerrando a sequência de três anos seguidos de título do Alvinegro e acabando com o jejum Alviverde de 12 anos sem conquista no Estadual. No Allianz Parque, o Verdão venceu seu rival nos pênaltis, com um final de jogo emocionante e que entrou para a história do clássico.
Assim, mais um capítulo nos 102 anos de história entre Corinthians e Palmeiras foi escrito, em uma trajetória muito rica e com contos divergentes. Isso porque Corinthians e Palmeiras realizam contagens diferentes dos jogos em que se enfrentaram. Pelas contas do Alvinegro, o Dérbi já foi disputado 366 vezes, com extremo equilíbrio: 128 triunfos para cada lado e 107 empates.
O Alviverde, no entanto, contabiliza 376 encontros entre as equipes — o clube alega que usa em suas estatísticas todos os jogos em que os rivais utilizaram seus elencos principais, independentemente do tempo de jogo ou das regras do confronto — com vantagem para o Palmeiras: 132 vitórias, 114 empates e 130 derrotas para o Corinthians.
O último encontro, pela 9ª rodada do Brasileirão 2020, acabou com novo triunfo palmeirense, por 2 a 0, na casa corinthiana.
Retrospecto pelo Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, de acordo com os números da CBF, o retrospecto é de muito equilíbrio. Em 54 partidas, o Palmeiras tem 18 vitórias, o Corinthians 17 triunfos e outros 19 jogos terminaram em igualdade. O Corinthians só leva vantagem no número de gols marcados: 64 x 56.
Quando atua em casa pelo Brasileirão Série A, o Verdão costuma se dar um pouco melhor do que o rival, com oito vitórias contra sete do time do Parque São Jorge (ainda houve 11 empates). No total, o Palmeiras marcou 29 gols e sofreu 26, contando todas as vezes em que foi mandante, independentemente do estádio.
Retrospecto na Neo Química Arena
Desde a inauguração da Arena Corinthians, em 2014, o Derby foi disputado 13 vezes na nova casa corinthiana, com vantagem para o lado Alvinegro. São seis vitórias para os mandantes, quatro empates e quatro triunfos do Alviverde, em uma história ainda curta que começou no primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquela temporada. No entanto, as equipes estão empatadas em número de gols marcados: 13. Desde a venda do naming rights do estádio, que se chama Neo Química Arena, agora, o único clássico disputado terminou com 2×0 para o Verdão.
Retrospecto no Allianz Parque
Quando o palco do Derby é o Allianz Parque, casa do Palmeiras desde 2014, o retrospecto segue favorável ao Corinthians. Desde que o Verdão começou a mandar seus jogos no novo estádio, venceu o rival em somente duas oportunidades, além de outros dois empates e quatro derrotas em oito partidas. Nestas partidas, o Alviverde balançou as redes em seis oportunidades, enquanto teve sua defesa superada em nove vezes.
O Derby em finais
Corinthians e Palmeiras já disputaram 11 finais ao longo da história de um dos maiores clássicos do mundo. Por Campeonatos Paulistas foram sete decisões, com vantagem para o Verdão, que venceu quatro (1936, 1974, 1993 e 2020). Já o Timão tem três conquistas diante do rival no Estadual (1995, 1999 e 2018).
Também tiveram as decisões do Paulistão Extra de 1938, do Rio-São Paulo em 1951 e 1993 e no Brasileirão de 1994, todas elas sendo vencidas pelo Palmeiras.