Como funciona a NBA?
A NBA é a maior liga de basquete do mundo. São 30 equipes (ou franquias) divididas em duas conferências: a Leste e a Oeste. Cada conferência é dividida em três divisões. A Conferência Leste é formada pelas divisões do Atlântico, Central e Sudeste. Já a Conferência Oeste traz as divisões Noroeste, Sudoeste e do Pacífico. Cada divisão tem cinco equipes.
Cada temporada da NBA tem quatro fases: temporada regular, play-in, playoffs e finais.
Em cada temporada regular, as equipes se enfrentam de outubro a abril. Das 15 equipes de cada conferência, seis classificam-se diretamente para os playoffs e outras quatro disputam o play-in. Desse play-in saem duas equipes de cada conferência que se juntam às seis previamente classificadas para a disputa dos playoffs. O play-in e os playoffs acontecem em abril e maio, e as finais acontecem em junho.
Assim, oito equipes de cada conferência disputam os playoffs até conhecermos os campeões das Conferências Leste e Oeste, que disputam o título nas Finais da NBA. Durante a temporada regular é possível realizar variados palpites na NBA.
Temporada regular
A temporada regular da NBA tem um sistema de disputa semelhante aos pontos corridos do futebol. Porém, são as vitórias e derrotas que definem as colocações de cada time em sua conferência.
Cada time joga quatro vezes contra os times de sua divisão, três ou quatro vezes contra times da mesma conferência e duas vezes contra os times da outra conferência. Assim, cada equipe faz obrigatoriamente 82 jogos na temporada regular.
O time que tiver mais vitórias nos jogos da NBA em cada conferência vai para os playoffs com a vantagem do mando de quadra. Ou seja, disputa mais partidas em casa do que fora durante os playoffs e em uma eventual final. Essa é uma informação que pode te ajudar na hora de fazer seus palpites na NBA.
Play-in
O torneio de play-in surgiu na temporada 2019/2020 da NBA em razão da pandemia de Covid-19 e da impossibilidade de algumas equipes não conseguirem viajar e realizar todos os jogos.
Em princípio, o play-in se mostrava uma alternativa para se terminar aquela temporada. Porém, a ideia permaneceu até hoje. Outro motivo para a manutenção do play-in é manter as equipes com chances de classificação e evitar o famoso tanking, que é quando os times de pior desempenho buscavam acumular o maior número de derrotas para terem mais chances de escolher os melhores jogadores do draft para a temporada seguinte.
Participam do play-in as equipes que terminaram entre a 7ª e a 10ª colocação em cada conferência. Nesse formato, o 7º colocado enfrenta o 8º e quem vencer se classifica para os playoffs. É por isso que o play-in reserva alguns dos mais emocionantes jogos da NBA.
O time derrotado aguarda o vencedor do confronto único entre o 9º e o 10º colocados. Desse jogo sai o último classificado aos playoffs. Já o perdedor do confronto entre 9º e 10º está eliminado.
Para exemplificar, trazemos os confrontos desta temporada no play-in.
No lado Leste, o play-in foi assim:
– Miami Heat – 7º colocado
– Atlanta Hawks – 8º colocado
– Toronto Raptors – 9º colocado
– Chicago Bulls – 10º colocado
Na 1ª rodada do play-in, o Chicago Bulls venceu o Toronto Raptors. Já o Atlanta Hawks bateu o Miami Heat e se classificou para os playoffs. Com isso, o Bulls pegou o perdedor Heat, e perdeu o jogo, sendo eliminado. Dessa forma, o Miami Heat se classificou para pegar o Milwaukee Bucks nos playoffs.
Já na Conferência Oeste, o cenário era o seguinte:
– Los Angeles Lakers – 7º colocado
– Minnesota Timberwolves – 8º colocado
– New Orleans Pelicans – 9º colocado
– Oklahoma City Thunder – 10º colocado
Na rodada inicial do play-in no Oeste, o Thunder venceu o Pelicans. No outro jogo, o Lakers superou o Wolves e se classificou para pegar o Memphis Grizzlies nos playoffs. O time derrotado, o Minnesota Timberwolves, enfrentou o Thunder e venceu, passando para os playoffs para duelar contra o Denver Nuggets.
Alguns desses resultados certamente eram improváveis pra quem fez seus palpites na NBA.
Playoffs
Os playoffs da NBA também são divididos em Conferência Leste e Oeste, sendo oito equipes de cada lado.
Nesse formato, o 1º colocado da temporada regular enfrenta um time do play-in, o 2º enfrenta o vencedor do confronto entre 7º e 8º no play-in, o 3º enfrenta o 6º, e assim por diante.
Cada duelo de playoffs é melhor de 7. Ou seja, quem vencer quatro jogos primeiro passa para a próxima fase até termos os campeões de cada conferência.
Esses campeões fazem as finais da NBA. Em todas as pernas, a equipe de melhor campanha durante a temporada regular tem o mando de quadra. Assim, faz um eventual jogo 7 desempate em casa, o que pode influenciar bastante nos seus palpites NBA.
Todos os confrontos de playoffs começam com os dois primeiros jogos na casa do time de melhor campanha da temporada regular. Já os jogos 3 e 4 acontecem no time de pior campanha na temporada regular. Caso sejam necessários, os demais jogos acontecem da seguinte maneira:
5º jogo – time de melhor campanha
6º jogo – time de pior campanha
7º jogo – time de melhor campanha
Finais
As finais da NBA acontecem também em melhor de 7 jogos com o duelo entre o campeão da Conferência Leste e o campeão da Conferência Oeste.
Assim como nos playoffs, o time de melhor campanha na temporada regular faz um hipotético 7º jogo em sua casa para decidir o título.
O troféu da NBA tão desejado pelos jogadores e torcedores recebe o nome de Larry O’Brien, que teve destacada carreira na política norte-americana e depois como comissário principal da NBA. O’Brien foi o responsável pela fusão, em 1976, entre a NBA e a ABA, liga paralela que crescia demais nos EUA à época.
Palpites NBA: quais times tem mais chances de ganhar?
Diferentemente dos últimos anos, as melhores campanhas na temporada regular 2022/2023 vem da Conferência Leste. A melhor campanha no geral foi do Milwaukee Bucks, com 58 vitórias e 24 derrotas. Mas a equipe já sucumbiu diante do Miami Heat. A segunda melhor campanha foi do Boston Celtics, com 57 vitórias e 25 derrotas, seguido do Philadelphia 76ers, com 54 vitórias e 28 derrotas.
No lado Oeste, a melhor campanha ficou com o Denver Nuggets, com 53 vitórias e 29 derrotas. Na 2ª colocação ficou o Memphis Grizzlies, com 51 vitórias e 31 derrotas.
Mesmo com o melhor desempenho das equipes do Leste, é impossível descartar uma franquia do Oeste como campeã da NBA. Confira abaixo nosso prognóstico sobre os playoffs e finais da NBA. Esses já são bons indicadores para investir em seus palpites na NBA.
Favoritos
Boston Celtics – Com a eliminação precoce do Milwaukee Bucks, o Celtics se torna o principal candidato ao título da Conferência Leste. O vice-campeão da temporada passada, chega forte mais uma vez. Comandado pelo ala Jayson Tatum, a equipe é homogênea e entrosada, além de ter um banco que contribui bastante.
Mais que a camisa pesada, o Celtics conta com grandes jogadores, como Jaylen Brown e Marcus Smart. Deve pegar o Philadelphia 76ers na semifinal da Conferência Leste em um confronto sem favoritos, por enquanto.
Philadelphia 76ers – 3º colocado da Conferência Leste, o 76ers tem na dupla explosiva James Harden e Joel Embiid a chave para levantar o troféu após 40 anos. Mas para chegar longe, a equipe precisa de um bom desempenho dos coadjuvantes Tyrese Maxey e Tobias Harris, além de De’Anthony Melton e Jalen McDaniels vindo do banco.
Pra sonhar com título, depende também do técnico Doc Rivers tomar decisões corretas quanto à rotação do time e aos minutos de Embiid e Harden em quadra. Já venceu a 1ª série de playoffs contra o Brooklyn Nets por 4 x 0.
Denver Nuggets – Melhor campanha da Conferência Oeste, o Nuggets precisa de seus principais jogadores saudáveis para pensar em título. Principalmente, o armador Jamal Murray e do ala Michael Porter Jr., que perderam muitas partidas no ano. Afinal, o astro Nikola Jokic, líder de triplos-duplos na temporada, costuma não ter problemas de contusão.
Pra chegar longe, e até a uma possível final de NBA, o Nuggets conta muito com fator quadra para iniciar bem as séries e já colocar pressão nos adversários. Venceu a 1ª série contra o Timberwolves por 4 x 1.
Pode surpreender
Sacramento Kings – Melhor ataque da história da temporada regular da NBA, o Kings iniciou muito bem a série contra o temido Golden State Warriors, abrindo 2 x 0 nos jogos em casa. Porém, o Warriors é muito forte e empatou a série com os jogos em casa.
Com o trio Domantas Sabonis, De’Aaron Fox e o técnico Mike Brown, que deve ganhar o prêmio de melhor técnico da temporada, a equipe volta aos playoffs após 17 anos de ausência e pode surpreender o atual campeão. E mais, pode sonhar, sim, com as finais da NBA. Agora, o Kings está perdendo a série por 3 x 2 e precisa vencer o Warriors em San Francisco para continuar vivo.
Memphis Grizzlies – Com uma defesa tão forte quanto o ataque, o Grizzlies nunca esteve tão perto de uma final de conferência nos últimos anos como agora. O astro do time, o armador Ja Morant, machucou a mão no 1º jogo contra o Lakers, perdeu o 2º, mas voltou. Mesmo assim, perde a série por 3 x 2 no momento.
Comandada por Desmond Bane e com os “operários” Dillon Brooks e Jaren Jackson Jr., eleito o melhor defensor da temporada, Memphis tem um time coeso que dificulta o jogo de qualquer adversário. Com Ja no time, a final da Conferência Oeste é realidade.
Phoenix Suns – Time que já vem flertando com as finais da NBA há alguns anos, sendo inclusive vice-campeão em 2020/2021, o Phoenix Suns conseguiu trazer uma peça que pode fazer a diferença nos momentos decisivos: o ala Kevin Durant.
Para uma equipe que já contava com Devin Booker, Chris Paul e De’Andre Ayton, a chegada de Durant pode ser fundamental para a conquista do título, que seria o primeiro da história da franquia. Superou o Los Angeles Clippers na 1ª série dos playoffs por 4 x 1.
Golden State Warriors – Como descartar uma equipe que chegou a seis das últimas oito finais de NBA? Por esse motivo e pela manutenção dos principais jogadores, o Warriors sempre chega como um dos favoritos ao título.
Agora, a equipe se mostra mais motivada após virar a série contra o Kings para 3 x 2 e não pode ser considerada surpresa se chegar novamente às finais da NBA.
Zebras
Los Angeles Lakers – Quem tem o melhor jogador da liga no time não pode ser desprezado. LeBron James mostra que ainda tem muita lenha pra queimar, mesmo aos 38 anos, e pode comandar o Lakers rumo às finais da NBA.
Miami Heat – Antes dos playoffs, pouca gente acreditava no Heat na série contra o Bucks. Mas com atuações espetaculares de Jimmy Butler, a equipe da Flórida venceu o jogo 5 na casa do Bucks e fechou a série em 4 x 1.
Apostar na NBA pode ser mais divertido do que você imagina. Existem muitos mercados disponíveis e provar os conhecimentos pode ser mais fácil.
Os mercados mais simples de se fazer apostas online na NBA são:
– Vencedor do Encontro
– Total de Pontos
– Resultado do 1º, 2º, 3º e 4º quartos
– Total de Pontos – Casa
– Total de Pontos – Fora
– Total de Pontos – Par ou Ímpar
– Total de Pontos do 1º, 2º, 3º ou 4º quartos
– Vencedor do Encontro – Tempo Regular
– Total de Pontos – Tempo Regular
– Vencedor no Intervalo
– Total de Pontos no Intervalo
– Vencedor do Segundo Tempo
– Total de Pontos do Segundo Tempo
– Total de Pontos do Segundo Tempo – Par ou Ímpar
– Terá Prorrogação?
Para quem é mais experiente no universo das apostas esportivas ou tem um perfil de apostador mais ousado, outras opções de mercados são bem-vindas. Por exemplo, é o caso das apostas combinadas Vencedor do Encontro + Total de Pontos e Vencedor do Intervalo/Vencedor da Partida.
Estratégias de apostas para a liga
Uma boa estratégia para iniciantes com apostas online na NBA é investir em mercados simples, como Vencedor do Jogo ou Vencedor do Intervalo.
Em casos de jogos que pareçam equilibrados e fica difícil apontar um vencedor, o mercado de Handicap de Pontos é uma excelente opção. Por exemplo, se você acha um confronto equilibrado e a equipe visitante é melhor que a da casa, investir num handicap positivo (por exemplo, +7,5 pontos) é uma alternativa.
Com essa aposta, o time visitante pode perder o jogo por uma diferença de até 7 pontos para a aposta ser vencedora.
Outra estratégia que pode ser bem-sucedida no universo das apostas esportivas é investir no desempenho dos jogadores. Em algumas casas de apostas online é possível palpitar em quantos pontos, rebotes ou assistências um jogador vai conseguir na partida.
Para essa estratégia ficar ainda melhor, basta fazer uma pesquisa rápida sobre a média que esses jogadores tiveram ao longo da temporada nesses quesitos.
Como fazer seu palpites NBA?
Apostar nos jogos da NBA é mais fácil do que pode parecer. Além disso, algumas casas de apostas, como a Betsul, fornecem informações que podem ser muito úteis na hora de fazer seus palpites NBA.
Na Betsul, a melhor casa de apostas da América do Sul, o caminho é muito simples. Basta acessar o site Betsul, fazer um cadastro e um depósito no valor mínimo de R$ 10.
Aproveite e confira as promoções exclusivas para a NBA na seção Promoções do site, que se encontra na lateral esquerda.
Depois, procure por NBA na barra de pesquisas ou no menu superior, clique e confira os jogos mais próximos de acontecer e que deseja apostar. Feito isso, é só escolher o mercado, conferir seus palpites NBAno carrinho e colocar o valor que quer utilizar em sua aposta.
Fique de olho nos conteúdos que a equipe Betsul produz sobre a NBA e inicie o quanto antes sua jornada vencedora no mundo das apostas esportivas.