Mal acabaram as Olimpíadas de Paris 2024 e já teremos, em breve, muitos motivos para voltar a torcer pelo Brasil. Mas, desta vez, a torcida vai ser para os atletas brasileiros nas Paralimpíadas 2024.
Neste momento, muitas pessoas podem se perguntar: o que é Paralimpíadas? O que é um esporte paralímpico?
Um esporte paralímpico é uma modalidade esportiva adaptada para ser praticada por pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.
Agora, no final de agosto, começam as Paralimpíadas 2024, com dezenas de esportes paralímpicos a serem disputados pelos paralímpicos.
Tem atletismo, natação, judô, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, vôlei e muito mais.
Descubra mais sobre as Paralimpíadas 2024, os esportes da Paralimpíadas e prepare sua torcida pelo Brasil.
Como funcionam as Paralimpíadas
As Paralimpíadas são os Jogos Olímpicos das pessoas com necessidades especiais de todo o planeta.
A cada quatro anos, as Paralimpíadas sempre acontecem poucos dias depois do fim das Olimpíadas e na mesma cidade-sede.
E tem tudo o que as Olimpíadas têm: cerimônia de abertura e encerramento, competições de alto nível, medalhas, pódios e muita emoção.
Desta vez, as Paralimpíadas 2024 acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro, em Paris, com 22 modalidades esportivas, mais de 4 mil atletas e 549 disputas.
Modalidades das Paralimpíadas
Como dito, teremos 22 modalidades esportivas sendo disputadas nas Paralimpíadas de Paris 2024.
Veja abaixo a lista de esportes das Paralimpíadas Paris 2024:
Destaques do Brasil nas Paralimpíadas 2024
Se nas Olimpíadas o Brasil não é uma potência do esporte, nas Paralimpíadas a história é diferente.
Nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil terminou entre os 8 melhores países no quadro de medalhas, com 72 medalhas conquistadas em ambas Paralimpíadas.
Agora, nas Paralimpíadas 2024, a delegação brasileira chega muito forte mais uma vez. E as grandes promessas de medalhas do Brasil são:
Atletismo
É o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil na história das Paralimpíadas, com 170 no total.
Em Paris 2024, o atletismo é o esporte que mais terá atletas na delegação brasileira. Serão 71 atletas e 18 atletas-guia, um recorde do Brasil na história dos Jogos.
Natação
A natação é a segunda modalidade que conseguiu mais medalhas para o Brasil em todas as edições das Paralimpíadas.
Ao todo, a natação rendeu 125 medalhas, sendo 40 medalhas de ouro. Um dos nadadores de destaque é Phelipe Rodrigues, o maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas na atual delegação do Brasil.
Goalball
No Goalball Masculino, o Brasil vem de uma medalha de bronze no Rio 2016 e de um ouro em Tóquio 2020.
Nas Paralimpíadas de Paris 2024, o Brasil defende seu título e chega como um dos favoritos para, no mínimo, subir ao pódio.
Judô
O judô brasileiro já conquistou 25 medalhas na história das Paralimpíadas e novamente vai em busca de muitos pódios em Paris 2024.
Dentre os atletas do judô, destaque para Alana Maldonado, prata no Rio 2016 e ouro em Tóquio 2020, e para Willians Araújo, prata no Rio 2016 e medalha de ouro no Mundial de Baku, em 2022.
Bocha
Esta modalidade já rendeu 11 medalhas para o Brasil nas Paralimpíadas. Na Rio 2016, o Brasil ganhou 2 medalhas: ouro nos pares na categoria BC3, com Antonio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares, e prata na categoria pares BC4, com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos.
Já nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze: com José Carlos Chagas, na categoria individual classe BC, e com Maciel Santos no individual da classe BC2.
Tênis de mesa
O Tênis de Mesa brasileiro nas Paralimpíadas não tinha grande representatividade até os Jogos do Rio 2016, quando conquistou 4 medalhas: 1 de prata com Israel Pereira, no individual classe 7; 1 de bronze com Bruna Alexandre, no individual classe 10; 1 de bronze por equipes no masculino classe 1-2; e 1 de bronze por equipes no feminino classe 6-10.
Já nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, o Brasil repetiu um bom desempenho e ganhou 3 medalhas: 1 de prata com Bruna Alexandre, na categoria individual feminina classe 10; 1 de bronze com Cátia Oliveira, na categoria individual feminino classes 1-2; e 1 de bronze com a equipe feminina nas classes 9-10.
Fique ligado no nosso blog, confira mais conteúdos sobre as Paralimpíadas e os esportes em geral, e fique por dentro de tudo.
Conheça o mundo das apostas online e venha se divertir com muita segurança aqui na Betsul.