A disputa entre Tottenham e Manchester City já começou antes mesmo do confronto válido pela primeira rodada da Premier League 2021/22, que será neste domingo (15), às 12h30 (horário de Brasília), no Tottenham Hotspurs Stadium.
O motivo do embate travado entre as equipes nos bastidores tem nome e sobrenome: Harry Kane. O principal jogador do Spurs deixou claro o seu interesse em deixar a equipe que defende desde 2012/13. A diretoria prometeu que analisaria algumas propostas ao fim da última temporada, no entanto, os cartolas voltaram atrás e o descumprimento frustrou os planos do atleta, que não participou de todas as atividades da pré-temporada.
Do outro lado, o Manchester City se apresenta como o principal destino do atacante e, de acordo com o noticiário da imprensa inglesa, os Citizens estariam dispostos a quebrar o recorde de maior negociação do futebol inglês para tirar Harry Kane do Tottenham. A equipe teria reservado 120 milhões de libras para fazer a aquisição.
A disputa extra campo coloca mais um tempero para o clássico válido pela primeira rodada do torneio nacional com maior visibilidade no mundo.
Os objetivos de Tottenham e Manchester City na temporada
Tottenham
Com técnico novo português, o Tottenham chega para a temporada 2021/12 com o objetivo de alcançar posições melhores no campeonato nacional e de acabar com uma longa seca de títulos que assola o clube do Norte de Londres. Na última edição da Premier League, os Spurs não conseguiram se classificar para a Champions League, terminando na 7ª colocação.
Sucedendo Mourinho, o conterrâneo Nuno Espírito Santo terá então a difícil missão de pôr fim a um período de 13 anos sem títulos do Tottenham, que vive o maior jejum entre os seis principais clubes da Inglaterra.
Manchester City
O atual campeão da Premier League quer continuar exercendo o seu domínio no campeonato nacional, que já dura três temporadas. Ainda assim, o principal objetivo de Pep Guardiola e de seus comandados é levantar a taça da Champions – o título mais importante do Velho Continente e que falta na galeria dos Citizens. No ano passado, a equipe bateu na trave e ficou em segundo lugar, após perder para o rival Chelsea por 1 a 0.
Retrospecto Tottenham x Manchester City
Um histórico de igualdade marca o retrospecto entre as equipes. Contabilizadas todas as competições oficiais, Tottenham e Manchester City já se encontraram 164 vezes na história, segundo levantamento do oGol. São 63 vitórias para os Spurs, contra 65 dos Citizens e ainda 36 empates. No quesito bola nas redes, o City também leva vantagem: 253 gols contra 226 do rival.
Vale lembrar que, em abril deste ano, Tottenham e City se encontraram na decisão da Copa da Liga Inglesa. Na ocasião, o City venceu por 1 a 0 em Wembley com gol de Laporte e conquistou a competição pela quarta temporada consecutiva sob o comando de Pep Guardiola.
Dicas de apostas para Tottenham x Manchester City
Ambas Equipes Marcam: Sim
O confronto entre Tottenham e Manchester City sugere, mais uma vez, equilíbrio entre as equipes, especialmente, por se tratar da partida que abre as perspectivas de ambas para a temporada. As equipes contam com bons elencos e têm os seus ataques como ponto forte.
A expectativa é de que o Tottenham adote uma postura um pouco mais cautelosa do que a de seu rival, que já tem como uma de suas identidades buscar o gol a todo momento. Os Spurs têm então os contra-ataques como uma boa arma para tentar balançar as redes dos Citizens e fazer bonito diante de seus torcedores.
Vencedor do Jogo: Manchester City
É sempre muito difícil prever o vencedor de um clássico com essa expressividade, no entanto, se é para apostar em um dos dois, vale o palpite no City. A equipe de Guardiola saiu vencedora nos dois encontros entre as equipes em 2021. Vale ressaltar, porém, que ambas as partidas ocorreram no estádio do City, o Etihad Stadium.
Além disso, apesar de toda a atmosfera que envolve um clássico, o Manchester City continua sendo o clube mais forte do território inglês, sendo o favorito, quase sempre, de seus confrontos.