A Liga dos Campeões surgiu na década de 50 para reunir os clubes vitoriosos das principais ligas europeias da temporada. Anos depois, virou simplesmente a maior competição entre clubes do mundo, reunindo em um só lugar as maiores estrelas da atualidade nas partidas com o mais alto nível que existe no futebol. Por isso, se destacar em um cenário como esse não é nada fácil.
Mas, é claro, que alguns se sobressaem mesmo no meio de tanta competição. No ataque, eles são os responsáveis por decidirem as partidas, marcando muitos e muitos gols. Os artilheiros são grandes protagonistas na UEFA Champions League e entre tantos hoje é dia de falar sobre os que não perdoam e infernizam (e infernizavam) as defesas adversárias.
Abaixo, o Betsul traz uma lista com os maiores artilheiros da história da Liga dos Campeões desde a primeira edição, em 1955/56. Confira!
5 – Raúl González
Raúl, Real Madrid e Champions League têm tudo a ver. Não à toa, por muito tempo, o espanhol foi o maior artilheiro da história da competição até ser superado por uma dupla de outro mundo. Foram 15 temporadas de Liga dos Campeões em sua carreira (14 pelos espanhóis e uma pelo Schalke 04) e gols não faltaram.
Foram 71 tentos marcados (deve ser superado por Lewandowski e Benzema muito em breve) em 144 jogos na competição (6ª maior marca histórica). Com tantos gols, Raúl foi artilheiro da Liga dos Campeões em duas oportunidades e ainda encerrou a carreira com três títulos na conta, tudo pelo Real Madrid.
4 – Karim Benzema
Benzema nunca conseguiu ser artilheiro de uma única edição da Liga dos Campeões da Europa, mas mesmo assim está entre os cinco maiores goleadores da história da competição, fato que mostra como o francês revelado pelo Lyon e com carreira no Real Madrid é consistente.
Muitas vezes questionado e colocado à sombra de Cristiano Ronaldo, Benzema quase sempre no Real entregou seus gols na Champions, assim como fez em várias temporadas pelo Lyon. Foi só na temporada 2021/22 que o atacante se tornou o cara da equipe, conquistando o título ao lado de Vini Jr. Confira os números do francês na competição:
3 – Robert Lewandowski
O polonês Robert Lewandowski é um dos jogadores que mais participaram da Liga dos Campeões, mas isso não o impede de estar entre os maiores artilheiros que já passaram pela competição. E, convenhamos, “Lewa” é uma máquina de gols difícil de encontrar em qualquer lugar.
Seja por Borussia Dortmund, por Bayern de Munique, ou pelo Barcelona, o camisa 9 tem um faro de gol aguçado que já o ajudou a balançar as redes no maior campeonato de clubes do mundo em 94 oportunidades. Além disso, o polonês é o único dessa lista que ainda disputa a competição.
2 – Lionel Messi
O argentino Lionel Messi inaugura o hall dos inalcançáveis na artilharia da Liga dos Campeões (pelo menos pelos próximos anos). O astro do Barcelona já superou a marca dos 100 gols na competição e dificilmente perderá o posto de segundo maior artilheiro para alguém desta geração (Neymar, por exemplo, tem apenas 35 gols).
Em 163 partidas com a camisa catalã na Champions, Messi soma 129 gols marcado. Tirando os primeiros anos e o último do argentino, onde entregou menos gols, nos demais o camisa 10 sempre foi sinônimo de bolas na rede. Tanto que por seis vezes venceu o prêmio de artilheiro da edição, além de somar quatro títulos.
1 – Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo é o “Senhor Liga dos Campeões”. Sem dúvidas, é o maior jogador que a competição já viu em seus mais de 50 anos de existência. Os números estão aí para provar porque o português merece esse posto. Por Manchester United, Real Madrid e Juventus, CR7 fez história na Champions de várias formas diferentes.
Além destes times, o português também jogou uma vez pelo Sporting na pré-Champions, mas não balançou as redes.
Em sua carreira, são sete prêmios de artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, além de impressionantes cinco títulos de Champions League (um pelo United e quatro pelo Real Madrid).