Uma das competições mais antigas e importantes do tênis mundial deu largada em 2020 recentemente. Estamos falando do US Open, cronologicamente o quarto e último Grand Slam da temporada. Com uma série de ausências e limitações devido à pandemia de coronavírus, o campeonato traz de volta ao cenário de elite um torneio prestigiado e cobiçado por todos os tenistas. Não é para menos, já que estamos falando de uma competição rica em história e com uma galeria de campeões invejáveis.
Desde 1881 os EUA recebem o US Open, que na época era conhecido como U.S. National Championship, competição que acontece pouco depois do Labor Day, feriado importante em solo estadunidense que homenageia o dia do trabalhador. Em todos estes anos sendo realizado, o Grand Slam já foi disputado em diferentes pisos e palcos, até se consolidar como um torneio de superfície dura que desde 1987 acontece sempre nas quadras do USTA Billie Jean King National Tennis Center, em Nova Iorque.
Atualmente, ele é disputado em 15 categorias diferentes, dividido entre simples, duplas, feminino, masculino, juvenil e para usuários de cadeira de rodas. Tantas categorias proporcionam incontáveis campeões, mas alguns destes nomes se destacam por terem escrito seus nomes na história com uma série de conquistas e recordes. Agora, é hora de relembrá-los, com a lista dos maiores campeões do US Open. Confira!
Simples masculino no US Open
O torneio de simples masculino do US Open é o mais antigo do Grand Slam, existindo há quase 140 anos. No entanto, apenas em 1968 ele ganhou um caráter profissional, encerrando a sua era amadora e dando início à era aberta.
Contando as duas eras, são três os jogadores empatados como maiores campeões do US Open: Richard Sears, o primeiro campeão, William Larned e Bill Tilden, com sete conquistas cada um.
Falando apenas da era profissional da competição, também são três as lendas empatadas em números de títulos. Com cinco conquistas cada, aparecem Jimmy Connors, que foi hegemônico nos anos 70 e início dos anos 80, Pete Sampras, maior campeão da década de 90, e Roger Federer, pentacampeão entre 2004 e 2008. Como os dois primeiros se aposentaram e o suíço se recupera de lesão, essa liderança se manterá por mais uma temporada.
Não muito atrás do trio vem outro trio, que soma quatro conquistas para cada integrante. Os norte-americanos Robert Wrenn e John McEnroe e o espanhol Rafael Nadal são os tetracampeões do US Open na história. Por falar em Nadal, ele também não disputa a edição de 2020, por não ter se sentido seguro a viajar aos EUA para disputá-lo em meio à pandemia.
Novak Djokovic é um dos cinco tenistas na história que possui três conquistas de US Open.
Simples feminino no US Open
Alguns anos após a disputa do primeiro torneio de simples masculino do US Open, deu-se início ao torneio de simples feminino da competição, nos mesmos moldes dos homens.
Portanto, levando em conta todas as eras, a maior campeã da história do US Open é a norueguesa naturalizada norte-americana Molla Bjurstedt Mallory, que soma nada menos do que oito conquistas, todas na era amadora do torneio. Com um troféu a menos aparece Helen Wills Moody.
Contabilizando apenas a era profissional da competição, são duas as tenistas que dividem o posto de maiores vencedoras do torneio de simples. Na metade dos anos 70 e começo dos anos 80, Chris Evert foi campeã seis vezes, mesmo número que a lenda Serena Williams conseguiu nos 15 anos que separam o primeiro título, em 1999, do último, conquistado em 2014. Quem tem cinco e vem logo atrás da dupla é a alemã Steffi Graf.
No ranking de maiores campeãs do US Open ainda se encontra a brasileira Maria Esther Bueno, com quatro conquistas na era amadora (1959, 1963, 1964, 1966).
Confira a lista de campeões por categoria na história do US Open
Simples masculino
5 títulos: Jimmy Connors, Pete Sampras e Roger Federer
4 títulos: Robert Wrenn, John McEnroe e Rafael Nadal
3 títulos: Oliver Campbell, Malcom Whitman, Fred Perry, Ivan Lendl e Novak Djokovic
Simples feminino
6 títulos: Chris Evert e Serena Williams
5 títulos: Steffi Graf
4 títulos: Martina Navratilova
Duplas masculino
5 títulos: Bob Bryan e Mike Bryan
4 títulos: John McEnroe, Bob Lutz e Stan Smith
Duplas feminino
9 títulos: Martina Navratilova
5 títulos: Gigi Fernandez e Pam Shriver
Duplas mistas (homens)
4 títulos: Bob Bryan e Marty Riessen
3 títulos: Max Mirnyi e Todd Woodbridge
Duplas mistas (mulheres)
3 títulos: Martina Navratilova, Billie Jean King e Margaret Smith Court