futebol futebol

${championship_name}

Saiba tudo sobre a brasileirao-serie-d

O Brasileirão Série D é a última divisão profissional do futebol nacional. 64 equipes divididas em oito grupos disputam para ver quem ficará com o título e quem conseguirá o acesso para a próxima temporada. Ao todo 244 partidas escrevem a história do campeonato a cada ano.

História do Campeonato Brasileiro Série Ddasdasdas

Diferentemente das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão Série D, ou mais popularmente conhecido como a quarta divisão, nasceu recentemente, na temporada 2009, com o propósito de não deixar a maioria das equipes de pequena expressão fora de um torneio nacional para disputar na temporada.

A criação do campeonato se deu pelo fato da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ter reduzido o número de equipes da Série C, indo de 64 para 20 times participantes. Ou seja, foi preciso investir em uma nova competição para dar chances aos demais clubes que ficaram sem a possibilidade de ter um campeonato nacional para disputar no calendário.

Ao longo dos anos, o número de participantes da Série D teve aumento e as regras também foram alteradas. Inicialmente, foram 39 equipes disputaram a competição (eram 40, mas o Acre desistiu de enviar um representante). Atualmente, o Campeonato Brasileiro Série C conta com 68 vagas. Quatro delas são ocupadas pelas equipes rebaixadas da última edição da Série C. Outros quatro representantes vêm do estado posicionado na primeira colocação do RNF (Ranking Nacional das Federações). Os estados situados da segunda à nona colocação têm direito a três representantes cada. Para fechar a conta, às demais federações podem indicar dois representantes cada

O primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro Série D foi o São Raimundo-PA.. Em 10 anos de disputa da quarta divisão, nenhuma equipe foi campeã mais de uma vez, porém os estados de Minas Gerais e Ceará detém duas conquistas cada.

O atacante Nino Guerreiro é o maior artilheiros da quarta divisão do nacional. Defendendo as cores do Crac, de Goiás, na edição do torneio de 2012, ele balançou as redes em 13 oportunidades.

No Ranking da CBF, a Série D atribui 100 pontos ao campeão. O vice-campeão recebe 80 pontos, o terceiro recebe 75 e o quarto 70.

Curiosidades

O São Raimundo é o primeiro clube brasileiro a conquistar o título de campeão brasileiro Série D.

Apesar de se tratar da última divisão do principal campeonato nacional, o Santa Cruz surpreende ao deter os seis maiores recordes de público na divisão. Em 2011, o Estádio do Arruda recebeu quase 60 mil pessoas.

O maior artilheiro de uma única edição foi o atacante Nino Guerreiro, autor de 13 gols pelo CRAC-GO, em 2012.

O time mais velho a jogar o Campeonato Brasileiro Série D é o Bangu. O time carioca completou 113 anos no início da competição.

Com 68 clubes, a Série D é o torneio de Brasileirão com mais participantes. A competição só perde para a Copa do Brasil, que conta com 90 times.

Lista de títulos do BRASILEIRÃO SÉRIE D:

ClubeAno
Aparecidense2021
Mirassol2020
Brusque2019
Guarany de Sobral2010
São Raimundo2009

Lista de artilheiros do BRASILEIRÃO SÉRIE D:

JogadorClubeNúmero de gols
Nino GuerreiroCRAC-GO13 gols
Ademilson CorreaTupi-MG12 gols
Jonatas FigueiraSão Caetano12 gols
Edson CariusFerroviário-CE11 gols
FernandoCuiabá-MT11 gols

O Brasileirão Série D é a última divisão profissional do futebol nacional. 64 equipes divididas em oito grupos disputam para ver quem ficará com o título e quem conseguirá o acesso para a próxima temporada. Ao todo 244 partidas escrevem a história do campeonato a cada ano.