futebol futebol

Liga dos Campeões

Aposte nos jogos da LIGA DOS CAMPEÕES, o maior torneio de clubes da Europa! Diferentemente da maioria das competições do Brasil, o torneio se inicia em entre junho e julho e sua final é realizada em maio ou junho do ano seguinte. Ao todo, são 79 equipes que disputam o título de melhor clube da Europa.

Destaques ao vivo

Acompanhe, assista e aposte nos melhores eventos do dia que estão acontecendo neste momento

Destaques imperdíveis

Confira os eventos mais importantes que vão acontecer em breve no dia para acompanhar e apostar

Saiba tudo sobre a liga-dos-campeoes-da-uefa

História

A Liga dos Campeões, torneio de clubes mais prestigiado da Europa, tem sua origem na metade da década de 50. Na época, existia um desejo por parte de alguns clubes e jornalistas esportivos por uma competição continental. No ano de 1954, o Wolverhampton consagrou-se campeão inglês e decidiu fazer amistosos contra equipes do continente europeu. Em um deles, os Wolves venceram os húngaros do Budapest Honvéd e foram proclamados pela imprensa inglesa como “campeões do mundo”.

Com a repercussão, a FIFA pressionou a recém-criada UEFA para criar uma competição. Inspirado nos moldes do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, a criação do torneio é creditada a dois jornalistas franceses do L’Équipe, Jacques Ferran e Gabriel Hanot. Rapidamente, já no ano de 1955, a competição teve seu início. A primeira partida foi em Lisboa, entre Partizan, da Sérvia, e o mandante Sporting.

A primeira edição teve 16 equipes participantes e o título ficou com o Real Madrid, que venceu a final contra os franceses do Reims, no estádio Parc des Princes - atual casa do PSG. Liderados pelo argentino Di Stéfano, os merengues dominaram a Europa e conquistaram as cinco primeiras edições da competição.

Portanto, o Real Madrid sempre foi o maior campeão da competição, mesmo com um período de 32 anos de jejum, entre o sexto título (1966) e o sétimo (1998). Atualmente, a equipe espanhola têm 13 conquistas, enquanto o Milan, segundo colocado, tem sete, seguido de Liverpool e Bayern de Munique, com seis, e Barcelona que tem cinco títulos.

A Liga dos Campeões teve algumas variações no formato e número de participantes. Atualmente, 32 equipes classificam-se para a fase de grupos da competição. Divididas igualmente em grupos de quatro clubes, jogam seis rodadas (turno e returno). Ao final, as duas primeiras colocadas de cada chave avançam para a próxima fase. A partir do mata-mata, os confrontos são ida e volta - com o quesito de gols fora de casa como critério de desempate - e a grande final é disputada em uma única partida em um campo neutro, previamente determinado.

Curiosidades

Quem assiste aos jogos da Liga dos Campeões percebe que a atmosfera da partida é diferente. Além do alto nível técnico do futebol apresentado, o hino tocado antes da bola rolar é inconfundível. Composto em 1992 pelo músico inglês Tony Britten, o hino é uma adaptação de Zadok the Priest de George Frideric Händel, música tocada na coroação de monarcas britânicos. O hino, cantado nas três línguas oficiais da UEFA (inglês, francês e alemão), tocou pela primeira vez na temporada 1992/93.

- Outra característica marcante da competição é o troféu. Apelidada por narradores, aqui o Brasil, de “orelhuda”, o objeto é desejo de todos os clubes europeus e o principal símbolo da conquista da competição. Hoje, temos a quinta versão do troféu, encomendado por Hans Bangerter, então secretário-geral da UEFA, após o Real Madrid ser autorizado a ficar com a original em 1967.

O lendário estádio Wembley é o que mais sediou finais de Liga dos Campeões. Foram sete decisões no campo inglês. A última foi entre os clubes alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund, que resultou no quinto título do Bayern.

O jogador que mais disputou partidas da Liga dos Campeões foi o goleiro espanhol Iker Casillas, com 179 partidas por Real Madrid e Porto.

O atleta que mais vezes foi campeão é Francisco Gento. O atacante fez parte dos primeiros seis títulos da história do Real Madrid.

- As duas maiores goleadas da história da competição foram de 8 a 0. Em 2007, o Liverpool aplicou o placar no Besiktas, em Anfield. Já em 2015, o Real Madrid goleou o Malmö, no Santiago Bernabéu.

- Já o jogo com mais gols foi Borussia Dortmund 8 x 4 Légia Varsóvia, disputado na Alemanha em 2016.

Os treinadores mais vitoriosos da Liga dos Campeões têm três conquistas : Zidane (Real Madrid), Bob Paisley (Liverpool) e Carlo Ancelotti (duas com Milan e uma com Real Madrid).

MAIORES ARTILHEIROS

JogadorPaísGols
Cristiano RonaldoPortugal140 gols
Lionel MessiArgentina123 gols
Robert LewandowskiPolônia82 gols
Raúl GonzálezEspanha76 gols
Karim BenzemaFrança71 gols