As maiores viradas dos Playoffs da NBA

Confira as grandes reviravoltas nas séries de mata-mata da maior liga de basquete do mundo

Viradas Playoffs NBA
Confira as grandes reviravoltas nas séries de mata-mata da maior liga de basquete do mundo. (iStock)

 

Os Playoffs da NBA proporcionam momentos incríveis e viradas históricas. Apesar do formato de mata-mata ter tido diversas modificações em número de jogos e times participantes, a disputa sempre foi acirrada e digna do melhor basquete do mundo.

O formato de disputa dos dias de hoje com séries em melhor de sete que se aplica a todas as fases dos Playoffs tem um histórico impressionante. Em toda a história da NBA apenas 12 vezes um time conseguiu virar uma série que perdia por 3 a 1, ou seja, conseguiu vencer os outros três confrontos seguidos e sair vencedor da série por 4 a 3. 

Veja a seguir quais foram as maiores viradas e séries na história dos Playoffs da NBA:

1968 - Finais de divisão do Leste

A primeira grande virada em uma série de Playoffs da NBA veio no ano de 1968. Pelas finais de divisão do Leste (atual Conferência Leste), o Boston Celtics conseguiu vencer a série após estar perdendo por 3 a 1 para o Philadelphia 76ers de Wilt Chamberlain. Assim, os Celtics conseguiram voltar às Finais da NBA depois de terem uma sequência histórica de 10 aparições consecutivas em Finais quebrada justamente para os 76ers na temporada anterior. 

Na grande decisão o time liderado por Bill Russell e John Havlicek venceu os Lakers, conquistando o 11º título da NBA da franquia.  

1970 - Semifinais de divisão do Oeste

Em sua segunda temporada na NBA, o Phoenix Suns conseguiu chegar aos Playoffs. Porém, a falta de experiência da franquia falou mais alto nas semifinais da divisão Oeste, os Lakers que vinham de dois títulos do Oeste conseguiram a virada e venceram a série por 4 a 3. Pelo terceiro ano consecutivo, o time de Los Angeles foi vice, e, dessa vez, perdendo para o New York Knicks.

1979 - Finais da Conferência Leste

A virada de 1979 foi a primeira vez na história em que o atual campeão da liga esteve atrás na série por 3 a 1. O então campeão Washington Bullets de Wes Unseld precisou sofreu para superar o San Antonio Spurs de George Gervin. Contudo, a franquia não conseguiu repetir o feito do ano anterior e vencer o Seattle SuperSonics nas Finais. 

1981 - Finais da Conferência Leste

O Boston Celtics se tornou a primeira franquia a conseguir duas viradas nos Playoffs após sair perdendo por 3 a 1 em uma série. Assim como em 68, os Celtics superaram o Philadelphia 76ers nas Finais de Conferência e avançaram para conquistar o título da NBA, o 14º da história da franquia. 

1995 - Semifinais da Conferência Oeste

Outra franquia que superou uma desvantagem de 3 a 1 em uma série de playoff e avançou para conquistar o título da NBA foi o Houston Rockets de 1995. Liderados por Hakeem Olajuwon, os atuais campeões da liga viraram a série contra o Phoenix Suns e avançaram para conquistar o segundo título consecutivo. 

1997 - Semifinais da Conferência Leste

No auge da era Michael Jordan, a Conferência Leste era dominada pelo Chicago Bulls, porém o time do New York Knicks contava com estrelas como Patrick Ewing e John Starks para brigar por uma vaga nas Finais. E tudo parecia bem encaminhado para um confronto nas Finais da Conferência, mas os Knicks tomaram uma virada na série contra o Miami Heat após estarem liderando por 3 a 1. A virada se deu muito por conta de uma briga icônica no jogo 5, que acabou resultando em uma suspensão para boa parte do time dos Knicks no restante da série. 

2003 - Primeira rodada Conferência Leste

Logo no primeiro ano em que a NBA adotou a melhor de sete também para a primeira rodada dos Playoffs, tivemos uma grande virada. O Detroit Pistons conseguiu despachar o Orlando Magic ao vencer os últimos três jogos da série. Contudo, os Pistons foram varridos mais tarde nas Finais da Conferência Leste pelo New Jersey Nets. Vale destacar que a franquia de Detroit manteve a base do time que no ano seguinte conquistaria o título da NBA. 

2006 - Primeira rodada Conferência Oeste

Com duas viradas por 3 a 1 sofridas na bagagem histórica da franquia, o Phoenix Suns conseguiu estar do outro lado da quadra em 2006. Dessa vez, foram os Suns que viraram para cima do Los Angeles Lakers após estarem perdendo por 3 a 1 na série. A franquia do Arizona chegou até nas Finais da Conferência Oeste daquele ano, mas foi derrotada pelo Dallas Mavericks. 

2015 -  Semifinais da Conferência Oeste

Pela segunda vez na história da franquia, o Houston Rockets conseguiu virar uma série de playoff que estava em 3 a 1. Liderados por James Harden e Dwight Howard, os Rockets conseguiram despachar o Los Angeles Clippers comandado por Doc Rivers. Contudo, os Rockets não foram capazes de vencer o Golden State Warriors - que viriam a ser os campeões - na sequência dos Playoffs. 

2016 - Finais da Conferência Oeste

Os Playoffs de 2016 foram espetaculares, a começar pela virada absurda do Golden State Warriors para cima do Oklahoma City Thunder. Após baterem o recorde de vitórias em uma temporada regular (73-9), os Warriors tiveram que superar um placar de 3 a 1 na série contra o Thunder liderado por Kevin Durant e Russell Westbrook. Com performances absurdas de Steph Curry e Klay Thompson, o Golden State conseguiu vencer três partidas consecutivas, conquistar o Oeste e, consequentemente, chegar às Finais da NBA. 

2016 - Finais da NBA

Como dissemos, os Playoffs da NBA de 2016 foram extraordinários, principalmente, pelas FInais. Na repetição das Finais de 2015, o Cleveland Cavaliers de LeBron James retornava para brigar pelo título inédito da franquia e tinha novamente pela frente o Golden State Warriors, atuais campeões, que tinham acabado de bater o recorde de vitórias em uma temporada regular. Como se todo esse contexto não fosse o suficiente, os Cavs saíram perdendo a série por 3 a 1 e, até então, nenhum time tinha conseguido virar esse placar na história das Finais da NBA. 

Contra todas as probabilidades, os Cavaliers conseguiram empatar a série e levar a decisão do título para o jogo 7, em São Francisco. Nos minutos finais, os três jogadores expoentes dos Cavs foram decisivos: LeBron James deu um toco espetacular em Iguodala impedindo um contra-ataque; Kyrie Irving meteu uma bola de três para desempatar o jogo; Kevin Love marcou e impediu que Steph Curry conseguisse um bom arremesso de três. 

2020 - Primeira rodada Conferência Oeste

Assim como em 2016, os Playoffs de 2020 também tiveram mais de uma grande virada. Dessa vez, o mesmo time conseguiu duas reviravoltas. Na primeira rodada, o Denver Nuggets virou para cima do Utah Jazz e avançou para as Semifinais da Conferência Oeste. 

2020 - Semifinais da Conferência Oeste

Contra o favorito Los Angeles Clippers de Kawhi Leonard e Paul George, o Denver Nuggets mostrou muito mais conjunto e conseguiu o improvável. Após saírem atrás na série por 3 a 1, o time do Colorado fez mais uma virada nos Playoffs. Liderados por Jamaal Murray e Nikola Jokic, os Nuggets despacharam os comandados de Doc Rivers que, mais uma vez, sofreu uma grande virada. 

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00