Conheça as estrelas que já foram MVPs das Finais da NBA

Prêmio é um dos mais prestigiados e coroa o astro que mudou os rumos da briga pelo título da temporada

Basquete NBA Finais MVP
Jordan, LeBron, Curry, Leonard e mais formam a galeria de astros MVPs das Finais (iStock)

Acabou a temporada 2019/20 da NBA! Em uma série que durou seis jogos, o Los Angeles Lakers derrotou o Miami Heat por 4 a 2 e conquistou o seu 17º título da liga, igualando o Boston Celtics como maior campeão da história do basquete norte-americano. Comandados por LeBron James e Anthony Davies, a franquia mais tradicional da modalidade aumentou a sua galeria.

E por falar no camisa 23 de Los Angeles, ele recebeu o Prêmio Bill Russell, concedido ao melhor jogador das Finais da NBA. O nome é dado para homenagear um dos maiores jogadores de todos os tempos do basquete mundial. Além de ter sido campeão incríveis 11 vezes, o ex-pivô ainda levou o Boston Celtics a dois títulos como treinador.

Para não gerar confusão, este prêmio é diferente daquele dado ao MVP da temporada. Neste caso, é premiado o atleta que teve o desempenho mais dominante da liga na temporada regular, sem contar playoffs e uma eventual final. Em 2020, ele foi concedido a Giannis Antetokounmpo.

Voltando às Finais da NBA, é hora de relembrar um pouco a história dos MVPs desta fase e os nomes mais emblemáticos que já conquistaram o Bill Russell em todos estes anos.

O primeiro vencedor

Nem sempre a NBA premiou o melhor jogador das finais da temporada. Este prêmio só começou a ser concebido em 1969 e seu primeiro vencedor foi Jerry West, lendário jogador do Los Angeles Lakers. Naquele ano, ele foi derrotado na decisão para o Boston Celtics, mas mesmo assim ficou com a honraria. É, até hoje, o único jogador na história a ter sido eleito MVP das Finais mesmo com vice-campeonato.

O maior vencedor

Quer um tempo para imaginar quem é o jogador que mais vezes foi eleito MVP das Finais da NBA? Essa é muito fácil! Foi ninguém mais, ninguém menos do que Michael Jeffrey Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos. Seis vezes campeão da temporada, Jordan é uma lenda que dispensa apresentações. Sempre pelo Chicago Bulls, venceu em 1991, 1992 e 1993 e em 1996, 1997 e 1998. Em todas elas, terminou também como o melhor jogador das Finais.

Atrás de Jordan, com três conquistas, aparece uma seleção de jogadores que juntas dificilmente perderia para alguém: Magic Johnson, Shaquille O´Neal, Tim Duncan e LeBron James. 

Quem conquistou mais MVPs das Finais de forma consecutiva?

Michael Jordan, é claro, é um deles, mas não o único. Como falamos, ele conquistou três vezes consecutivas em duas oportunidades. Dos outros quatro atletas que foram MVPs das Finais em três oportunidades, apenas Shaquille O’Neal o fez em anos seguidos. Pelo Los Angeles Lakers, conquistou esse feito em 2000, 2001 e 2002.

Quantos atletas diferentes já foram eleitos MVP das Finais da NBA?

31 jogadores diferentes já foram eleitos MVP das Finais da NBA. O mais recente deles foi Kevin Durant, em 2017, pelo Golden State Warriors. No ano seguinte, KD foi novamente escolhido. Já em 2019 esse prêmio foi dado a Kawhi Leonard, que já havia sido eleito o jogador mais valioso das finais na temporada 2013/14.

Quem são os MVP das Finais que ainda estão na ativa?

Apenas quatro atletas que foram MVP das Finais ainda podem conquistar esse prêmio mais algumas vezes. São eles: LeBron James, vencedor em 2012, 2013 (Heat), 2016 (Cavaliers) e 2020 (Los Angeles Lakers), além de ser grande candidato a repetir o feito em 2020, Kawhi Leonard, que venceu em 2014 pelos Spurs e em 2019 pelos Raptors, Andre Iguodola, eleito em 2015 com o Warriors e atualmente no Heat, e Kevin Durant, duas vezes eleito com os Warriors, também.

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00