
Dizem que recordes existem para serem quebrados, no entanto existem alguns que parecem impossíveis de serem batidos na NBA. Apesar da melhor liga de basquete do mundo proporcionar a cada temporada números históricos sejam para recordes individuais ou coletivos, alguns parecem que nunca serão tocados para o resto da história da NBA.
11 títulos de NBA de Bill Russell
Para se ter uma ideia, apenas duas franquias da NBA têm mais títulos conquistados do que Bill Russell, sendo uma delas o Boston Celtics, time no qual o pivô teve as suas 11 conquistas. A geração dos anos 50 e 60 dos Celtics foi extremamente dominante e, de certa forma, a primeira dinastia na história da liga. Os jogadores mais próximos de Bill Russell em número de títulos são jogadores que foram seus companheiros de Celtics: Sam Jones com 10, John Havlicek, Tom Heinsohn, K.C. Jones e Satch Sanders com oito títulos.
100 pontos de Wilt Chamberlain em uma única partida
Recentemente, Stephen Curry anotou 62 pontos em uma partida da temporada 2020/21 pelo Golden State Warriors. Apesar da marca ser impressionante, não está nem perto do recorde inabalável de Wilt Chamberlain.
Em 1962, o pivô anotou incríveis 100 pontos na vitória do Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks por 169 a 147. Até hoje, quem chegou mais perto do número centenário de Wilt foi Kobe Bryant. Em 2006, o astro do Los Angeles Lakers marcou 81 pontos e liderou o time californiano na vitória contra o Toronto Raptors.
30 assistências de Scott Skiles em uma única partida
Assim como o recorde de maior número de pontos em uma única partida, o de assistências também parece intocável. Isso porque em 1990, o armador Scott Skiles distribuiu 30 assistências em quadra para ajudar o Orlando Magic a vencer o Denver Nuggets por 155 a 83. Com a marca, Skiles assumiu o posto que pertencia a Kevin Porter que tinha tido 29 assistências. No entanto, a NBA não teve nenhuma outra performance nas últimas duas décadas perto do novo recorde.
Assistências e roubos de bola de John Stockton
Por falar em assistências é obrigatório mencionar o rei delas: John Stockton. Apesar de não ter conquistado nenhum título - graças ao Chicago Bulls de Michael Jordan -, o lendário armador do Utah Jazz marcou seu nome na história da NBA com números absurdos. Stockton detém o maior número de assistências na história da liga com incríveis 15.806. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, Jason Kidd, tem quase quatro mil assistências a menos.
Outro recorde absurdo de John Stockton é o de maior número de roubos de bola. Ao todo, foram 3.265 roubadas do armador, sendo que Jason Kidd, que também é o segundo colocado nesse quesito, tem 2.684.
33 vitórias consecutivas dos Los Angeles Lakers
A temporada regular da NBA é conhecida pela sua grande quantidade de jogos, atrás apenas para a MLB nas ligas americanas. Com uma rotina bastante desgastante, um time precisa estar bastante focado e ser muito dominante para ter longas sequências de vitórias. Como foi o caso do Los Angeles Lakers na temporada 1971-72. O time formado por Elgin Baylor, Wilt Chamberlain, Gail Goodrich, Pat Riley e Jerry West conseguiu incríveis 33 vitórias consecutivas. E claro o time provou sua superioridade conquistando o título daquela temporada.
Vitória por 68 pontos de diferença do Cleveland Cavaliers
Antes de LeBron James, o Cleveland Cavaliers era uma franquia com poucos momentos de protagonismo na liga. No entanto, os Cavs de Mike Price fizeram história em 1991 com uma vitória recorde de 148 a 80 sobre o Miami Heat. Além de Price, outros nove jogadores saíram de quadra com mais de 10 pontos marcados. Essa foi a vitória com maior margem de pontos da história da NBA.
A.C. Green em quadra para 1.192 partidas consecutivas
Difícil imaginar que alguém possa superar o recorde de mais partidas consecutivas em quadra. De 1987 a 2001, o ala-pivô A.C. Green não perdeu uma partida sequer, ao todo foram 1.192 partidas consecutivas. De quebra, o jogador ainda foi campeão três vezes com o Los Angeles Lakers nesse período.Com uma cultura de poupar jogadores de uma desgastante temporada nos dias de hoje, o recorde de Green dificilmente será quebrado tão cedo.