CS:GO: quem são os maiores campeões de Majors da história

Desde 2013, Valve realiza o maior evento da modalidade a cada semestre

Até o início de 2021, 15 Majors foram disputados no CS:GO

Se tem uma coisa que o fã de Counter-Strike: Global Offensive não pode reclamar é do calendário do circuito profissional do FPS. Existe uma série de campeonatos que reúnem as melhores equipes do mundo e quase toda semana tem algum evento que chama a atenção da comunidade. Mas nenhum deles se compara aos famigerados Majors de CS:GO, o torneio mais importante deste e-sport.

A cada semestre, a Valve, desenvolvedora do jogo, realiza um evento que é o mundial de Counter-Strike há quase uma década. A caminhada para chegar ao estágio principal é longa, conta com uma série de eliminatórias e, até por isso, traz tanto prestígio ao campeão. Agora é hora de relembrar os maiores campeões dos Majors de CS:GO da história, enquanto aguardamos o evento de 2021.

Os Majors

O CS:GO foi lançado em 2012 para substituir o fracassado CS: Source. No segundo semestre de 2013, a Valve participou da organização da DreamHack Winter 2013, o primeiro Major do jogo na história. De 2014 até 2019, dois Majors foram disputados por ano (um em cada semestre).

Em 2020, a ESL One: Rio 2020 seria o primeiro Major do ano e o primeiro a ser disputado no Brasil. No entanto, a pandemia de coronavírus impediu a realização do evento e ele foi cancelado. A Valve optou por não organizar outro no segundo semestre e nem no primeiro semestre de 2021. Portanto, o próximo evento será a PGL Major Stockholm 2021, em outubro, na Suécia, um país importantíssimo para o Counter-Strike.

Os maiores campeões

Luminosity Gaming / SK Gaming - 2 títulos

Quem inaugura a lista são os brasileiros que fizeram com que o CS do país voltasse a ser gigante em 2016. No primeiro semestre, FalleN, fer, coldzera, fnx e TACO, representando a LG, foram campeões da MLG Major Championship: Columbus 2016, trazendo o primeiro título mundial de CS:GO para o Brasil. 

Aliás, coldzera foi eleito o MVP do torneio por conta de suas atuações que deixaram todos impressionados. Afinal, quem não se lembra da jogada insana de AWP nos apartamentos da B da Mirage na semifinal contra a Team Liquid?

No segundo semestre, a “zebra” entrou como favorita na ESL One: Cologne 2016. Desta vez com a camisa da SK Gaming, os brasileiros destruíram todo mundo que passou pelos seus caminhos e ganhou o segundo major do ano - e da história da formação - com tranquilidade, batendo a Team Liquid na final.

Team LDLC / Team EnVyUs - 2 títulos

Antes dos brasileiros brilharem, os franceses estiveram em alta no Counter-Strike: Global Offensive. Happy, NBK- e kioShiMa, três “vovôs” do cenário mundial, foram campeões mundiais duas vezes.

Na DreamHack Winter 2014, pela Team LDLC, o trio se juntou ao talentoso Shox e SmithZz em um time histórico do CS:GO. Dificuldade ao longo do torneio “apenas” diante da Fnatic, nas quartas, e Ninjas in Pyjamas, duas das formações mais lendárias da história dos e-sports. Ainda assim, superou os gigantes e sagrou-se campeão.

Em 2015, a Valve decidiu fazer três edições do Major no mesmo ano. Na última delas, em Cluj-Napoca, na Romênia, a Team EnVyUs ficou com o título. A equipe contava mais uma vez com Happy, NBK- e kioShiMa e desta vez estavam um tal de KennyS e apEX, dois jovens talentos que mostraram seus potenciais.

Fnatic - 3 títulos

Uma das maiores organizações de Counter-Strike - e de e-sports - da história, a Fnatic não poderia deixar de fazer parte dessa lista. Na DreamHack Winter 2013, o primeiro Major de CS:GO da história, os suecos ganharam o título, derrotando o fortíssimo time do NiP na decisão por 2 a 1. Naquela altura, a escalação era JW, flusha, schneider, Devilwalk e pronax.

Na ESL One: Katowice 2015, a Fnatic foi para o Major com a escalação que entrou para a história do CS:GO: flusha, JW, pronax, olofmeister e KRIMZ. Os suecos atropelaram todo mundo e sequer perderam um mapa até a grande final, novamente contra o NiP. Mais uma vez, 2 a 1 e título assegurado.

No segundo semestre, foi a vez de disputar a ESL One: Cologne 2015 e de novo a Fnatic simplesmente dominou. Os poloneses da Virtus.pro, na semifinal, foram os únicos a ameaçarem a caminhada dos suecos, que até eliminaram os brasileiros da LG. 

Astralis - 4 títulos

A Astralis é quase unanimemente considerada a maior organização de CS:GO da história. Os títulos falam por si só, mas a forma como os dinamarqueses dominam o cenário há anos, mudando, inclusive, como o jogo é jogado, mostra que não estamos falando de qualquer time.

E na ELEAGUE Major: Atlanta 2017, não foi só a maldição da Astralis que acabou ao ganhar aquele Major, mas uma nova era no FPS da Valve começou. Os dinamarqueses sempre foram muito talentosos, mas não conseguiam passar das semifinais dos mundiais.

Em 2017, device, dupreeh, Xyp9x, Kjaerbye e gla1ve deram fim a isso ao passar da Fnatic antes da decisão. Nela, os garotos venceram a experiência da Virtus.pro e ficaram com o primeiro título de Major de sua história. Kjaerbye foi eleito o MVP, mas não durou muito mais no time.

Ele foi substituído por Magisk, e então a dinastia começou. Os dois Majors seguintes foram vencidos por Gambit e Cloud9, mas, depois disso, ninguém mais ganhou além da Astralis.

No FACEIT Major: London 2018, a Astralis foi muito consistente, apresentou ao jogo um estilo de jogo disciplinado e com uso de utilitárias perfeitas e dominou a competição, sendo campeã com apenas dois mapas perdidos, nenhum deles nos playoffs.

E se aquilo parecia fenomenal, mais estava por vir. IEM XIII: Katowice Major 2019 e a Astralis chegou ainda mais forte e favorita. Desta vez, sequer perdeu um mapa durante toda a competição e foi campeão com facilidade diante da ENCE, que chegava como zebra.

Mais tarde, na StarLadder Berlin Major, apenas um mapa perdido na New Legends Stage, um domínio total dos adversários nos playoffs e título fácil diante da AVANGAR na final.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!