O retorno de Mike Tyson: números e estatísticas da lenda do boxe

Aos 54 anos, “Iron Mike” volta aos ringues após mais de uma década

Mike Tyson possui 58 lutas em seu cartel (iStock)

Uma geração que cresceu ouvindo falar sobre os feitos e a polêmica vida de Mike Tyson e uma geração que sente saudades de ver o pugilista em ação poderão desfrutar de um momento único e, de certa forma, inesperado. Aos 54 anos, o ex-campeão dos pesos-pesados voltará aos ringues para encarar outro fenômeno que fez história no esporte: Roy Jones Jr.

A luta, que de exibição só tem o nome, é um dos grandes eventos de 2020. Afinal, coloca frente a frente dois atletas que possuem cartéis invejáveis no boxe. Mais do que isso, o combate tem Mike Tyson como um de seus personagens, figura midiática que sempre está sob os holofotes do mundo por tudo o que escreveu ao longo dos anos.

Um dos maiores lutadores que o boxe já viu, Tyson teve uma carreira explosiva, e com a mesma velocidade em que ela decolou, também foi para o espaço. Ainda assim, tempo não faltou para o norte-americano construir um legado que será relembrado agora, com números, estatísticas e um pouco da história que o pugilista tem em 54 anos de vida.

A carreira de Mike Tyson

Mike Tyson foi um menino prodígio e com 14 anos já demonstrava que poderia ser uma estrela do boxe. Depois de acumular títulos nacionais nas categorias juvenis, transformou-se em pugilista profissional aos 19 anos, em 1985. Não demorou muito para a promessa se tornar uma realidade e na sua primeira temporada como profissional conseguiu 15 vitórias nas 15 lutas que participou. Destas, 11 aconteceram por nocaute no primeiro round.

No ano seguinte, Mike Tyson se consolidou como um campeão. Foram mais 13 combates, incluindo o triunfo sobre Trevor Berbick, dando ao garoto de 20 anos o título de peso-pesado do WBC (Conselho Mundial de Boxe, em português). Até hoje, é o pugilista mais jovem a se tornar campeão da categoria pela organização. Em 1987, conquistou também o cinturão na Associação Mundial de Boxe e na Federação Internacional de Boxe.

Mike Tyson reinou supremo no mundo do boxe até 1990, quando foi derrotado pela primeira vez na carreira. 37 vitórias depois, perdeu para James Douglas, perdendo também os três cinturões que detinha. Este foi um momento conturbado na carreira do pugilista, que passava por problemas pessoais.

A retomada de Tyson aconteceu meses depois, mas foi interrompida após quatro vitórias. O pugilista foi sentenciado a seis anos de prisão por estupro, mas saiu depois de cumprir pouco mais da metade por bom comportamento. Em 1996, “Iron Mike” enfrentou Evander Holyfield pela primeira vez e acabou derrotado por TKO (nocaute técnico). Logo pediu revanche e nela acabou desclassificado por ter mordido a orelha do oponente duas vezes.

Cumpriu punição de um ano e retornou em 1999. Já longe do auge, até conseguiu mais algumas vitórias na carreira, que terminaria em (pela primeira vez) em 2005, com a derrota para o irlandês Kevin McBride.

Cartel

O cartel de Mike Tyson é invejável. Em 20 anos como profissional, o pugilista lutou oficialmente 58 vezes. Venceu 50, perdeu em apenas seis oportunidades e dois combates terminaram sem resultado.

Dos triunfos, impressionantes 44 deles foram conquistados através de KO e TKO (nocaute e nocaute técnico). Mike Tyson sempre teve uma estrutura física acima da média, o que tornava um oponente muito difícil de ser parado. Isso fez com que o lutador adotasse uma postura extremamente agressiva no ringue, um fator que explica o alto número de nocautes.

Com exceção à desclassificação por ter mordido Evander Holyfield, todas as outras derrotas de Mike Tyson foram por KO ou TKO. James Douglas, Holyfield (2x), Lennox Lewis, Danny Willims e Kevin McBride foram os pugilistas que superaram Tyson em seus 20 anos de carreira.

As lutas sem resultado aconteceram contra Orlin Norris e Andrew Golota.

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00