Flamengo x São Paulo: Quem venceu mais vezes o confronto?

Retrospecto é marcado pelo equilíbrio, mas com leve vantagem para uma das equipes

Sem dúvidas, Flamengo e São Paulo são duas das principais equipes do futebol brasileiro. Tanto o Rubro-Negro como o Tricolor Paulista tiveram times que marcaram época, com um futebol dominante e vitorioso. Juntos, os dois clubes somam mais de 110 títulos oficiais e muita história. Como não se lembrar do Flamengo dos anos 80 que conquistou o mundo com Zico, Júnior e Nunes, ou do São Paulo de Telê Santana e Raí bicampeão mundial na década de 90?

A história recente também tem elencos memoráveis das duas equipes. Como o São Paulo dos anos 2000 campeão mundial e que, na sequência, conquistou o tricampeonato brasileiro. E, ainda mais recentemente, o Flamengo venceu quase tudo em 2019 e terminou com o vice do Mundial de Clubes. 

Além do histórico repleto de conquistas das duas equipes, Flamengo e São Paulo têm um longo retrospecto de confrontos. Oficialmente, cariocas e paulistas se enfrentaram em 104 oportunidades, sendo 62 delas pelo Brasileirão e, como as duas equipes nunca foram rebaixadas, todos esse duelos foram pela Série A. Claro, dada a grandiosidade de ambos os clubes o retrospecto traz um certo equilíbrio, mas com uma ligeira vantagem para um dos times.

Quem venceu mais vezes o confronto?

Como dissemos, o retrospecto histórico do confronto é marcado pelo equilíbrio, mas o São Paulo leva uma ligeira vantagem. Nas 105 partidas disputadas, o Tricolor Paulista venceu 42 vezes, enquanto o Flamengo venceu 32, e 31 jogos terminaram empatados. No Brasileirão, em particular, a vantagem também é dos são-paulinos, que venceram 25 vezes contra 18 triunfos rubro-negros. 

Em termos de gols marcados, o São Paulo tem uma vantagem um pouco maior no confronto. Ao todo, o time tricolor balançou as redes 171 vezes, enquanto o Flamengo marcou 135 gols. Dessa forma, a expectativa no confronto é de bola na rede ao menos duas vezes na partida, devido às médias superiores a de um gol por partida de cada lado. 

Qual foi a maior goleada?

Já que estamos falando de gols, como não citar a maior goleada do confronto. Novamente, o São Paulo leva a melhor nesse quesito. Isso porque o Tricolor aplicou a maior goleado do confronto, vitória de arrasadora de 6 a 1, fora de casa, no Maracanã. 

O ano de 2005 foi realmente espetacular para o São Paulo, vindo do título da Libertadores e a caminho do Mundial, que mais tarde seria conquistado, o Tricolor atropelou o Flamengo no Brasileirão. Em jogo válido pela 32ª rodada, o São Paulo saiu na frente logo de cara com gol de Edcarlos, mas o Flamengo empatou rapidamente com Josafá. 

Dali para frente, o São Paulo foi impiedoso e marcou mais cinco gols. Edcarlos fez mais um e depois Amoroso, Souza, Thiago Ribeiro e Mineiro completaram a goleada. A partida ainda teve dois jogadores expulsos, um para cada lado. Renato Abreu levou o cartão vermelho direto pelo lado do Flamengo e Júnior pelo São Paulo. 

Resultados dos últimos 10 jogos

São Paulo 0x0 Flamengo - Brasileirão 2016
Flamengo 2x0 São Paulo - Brasileirão 2017
São Paulo 2x0 Flamengo - Brasileirão 2017
Flamengo 0x1 São Paulo - Brasileirão 2018
São Paulo 2x2 Flamengo - Brasileirão 2018
São Paulo 1x1 Flamengo - Brasileirão 2019
Flamengo 0x0 São Paulo - Brasileirão 2019
Flamengo 1x4 São Paulo - Brasileirão 2020
Flamengo 1x2 São Paulo - Copa do Brasil 2020
São Paulo 3x0 Flamengo - Copa do Brasil 2020