Confira o retrospecto de Corinthians e Grêmio na história

Gaúchos e paulistas alimentam uma das grandes rivalidades interestaduais do Brasil

Grêmio Corinthians futebol
Corinthians e Grêmio possuem histórico de finais, polêmicas e rebaixamento (iStock)

As proporções continentais do Brasil e a presença dos campeonatos estaduais faz com que a maioria das rivalidades do futebol do país sejam a nível regional, principalmente dentro do mesmo estado, como Palmeiras x Corinthians, Grêmio x Internacional, Flamengo x Vasco, Fortaleza x Ceará e por aí vai. Um aspecto bem diferente do que acontece na Europa, por exemplo, onde Real Madrid e Barcelona fazem clássico espanhol apesar de estarem praticamente de lados opostos da Espanha.

No entanto, mesmo assim a história foi fazendo com que times que estão geograficamente distantes se aproximassem através de uma rivalidade construída com grandes capítulos, personagens e momentos marcantes. Abaixo, confira com o Betsul alguns números deste grande confronto nacional e saiba quem leva vantagem sobre o rival!

Retrospecto de Grêmio x Corinthians na história

O primeiro jogo entre Grêmio e Corinthians aconteceu em 1967, pelo Robertão, considerado o Brasileirão da época. No antigo Olímpico, o Timão venceu o Imortal por 2 a 1, inaugurando a história entre os rivais que já dura mais de 50 anos. Neste período, foram disputadas 86 partidas, a maioria delas por Campeonatos Brasileiros, os clubes já se cruzaram na Copa do Brasil, Libertadores da América e na extinta Copa Mercosul.

O retrospecto é equilibrado, mas o Grêmio leva vantagem no confronto direto com o Corinthians. São 35 vitórias do Tricolor gaúcho contra 28 triunfos do Alvinegro paulista, além de outros 23 empates. Nos 86 encontros, o Imortal marcou 107 gols (1,26 de média), enquanto o Timão balançou as redes adversárias 83 vezes (0,98 gol por jogo).

Como é o retrospecto de Grêmio x Corinthians no Brasileirão?

Em Campeonatos Brasileiros, incluindo os seis jogos que foram realizados nos tempos de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Grêmio e Corinthians entraram em campo em 70 oportunidades, e mais uma vez a vantagem é gremista. São 30 vitórias dos gaúchos no principal campeonato de clubes do Brasil, outros 16 empates e mais 24 triunfos do Coringão.

E como fica o confronto nas outras competições?

Depois do Brasileirão, a competição que mais abrigou jogos entre Corinthians e Grêmio foi a Copa do Brasil, que soma 12 confrontos entre paulistas e gaúchos. Em metade destes encontros o duelo acabou empatado. Nos outros seis, quatro vitórias para o Imortal e apenas duas para o Timão.

O interessante é que eles já disputaram duas vezes o título da Copa do Brasil e aí o retrospecto é bem equilibrado. Em 1995, o Corinthians alcançou as duas vitórias que tem contra o Grêmio na competição bem na final, com 2x1 na ida, em São Paulo, e 1x0 em Porto Alegre. A vingança gremista veio em 2001, com empate no Sul, por 2 a 2, e triunfo gigante do Imortal no Morumbi, por 3 a 1.

A última vez que ambos se encontraram na Copa do Brasil foi na edição de 2013, na fase de quartas de final, em um jogo que ficou marcado na história por um lance. Nos dois jogos, os times não saíram do 0 a 0, levando a classificação para os pênaltis. Lembra o que aconteceu? Alexandre Pato tentou dar uma “cavadinha” em Dida, errou de maneira grotesca e eliminou o Corinthians. Depois disso, o jogador ficou sem clima nenhum no clube e foi emprestado.

Na Libertadores da América, foi também nas quartas de final que Grêmio e Corinthians cruzaram caminhos na única vez na história da competição. Em 1996, o Corinthians chegava como favorito, ainda mais por ter conquistado o título da Copa do Brasil do ano anterior justamente em cima do Imortal. No entanto, os gaúchos fizeram 3 a 0 logo no jogo de ida e encaminharam a classificação. Na volta, no Olímpico, o Corinthians até venceu por 1 a 0, mas acabou eliminado.

Por fim, existem também dois jogos na extinta Copa Mercosul. Na edição de 1999, Corinthians e Grêmio dividiram o Grupo B da competição com os argentinos Independiente e Vélez Sarsfield. No turno o jogo acabou 0 a 0, mas no returno o Timão aplicou 4 a 1 no Tricolor gaúcho.

Abaixo, confira mais estatísticas do confronto Grêmio x Corinthians:

Grêmio como mandante

Jogos: 44

Vitórias do Grêmio: 24

Empates: 10

Vitória do Corinthians: 10

Corinthians como mandante

Jogos: 42

Vitórias do Corinthians: 18

Empates: 13

Vitórias do Grêmio: 11

Na Arena do Grêmio

Jogos: 9

Vitórias do Grêmio: 5

Empates: 3

Vitórias do Corinthians: 1

Na Arena Corinthians

Jogos: 6

Vitórias do Corinthians: 1

Empates: 4

Vitórias do Grêmio: 1

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00