São Paulo x Flamengo: título do Brasileirão e vaga direta na Libertadores em jogo na última rodada

De olho no título, Rubro-Negros enfrentam retrospecto recente bastante desfavorável contra o Tricolor

De olho no título, Rubro-Negros enfrentam retrospecto recente bastante desfavorável contra o Tricolor. (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net)

A decisão do título do Brasileirão 2020 ficou para a última rodada. A partir das 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (25), o duelo São Paulo x Flamengo no Morumbi deve decidir o título do campeonato. Após assumir a liderança da tabela na rodada passada, o Rubro-Negro tem pela frente um adversário de histórico complicado e que ainda luta por uma vaga direta na Copa Libertadores 2021. 

Na liderança com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado Internacional, o Flamengo depende apenas de si para ficar com o título da Série A. Quem também controla o próprio destino é o São Paulo, atual quarto colocado, que também precisa apenas de uma vitória para conquistar o seu objetivo. 

Apesar do favoritismo do Flamengo nas odds, mesmo fora de casa, o confronto não tem sido nada fácil nos últimos tempos para os cariocas. Ultimamente, o São Paulo é um dos adversários que mais deram problemas para os flamenguistas. 

Como foi o último jogo?

Depois de vencer o confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil no Maracanã por 2 a 1, o Flamengo precisava reverter o placar no Morumbi. No entanto, o confronto de volta foi uma vitória cruel do São Paulo por 3 a 0, marcada por um pênalti isolado por Vitinho. 

Após um 1º tempo morno de um empate sem gols, o Tricolor conseguiu abrir vantagem logo no início da etapa final com dois gols de Luciano. Em cobrança de pênalti, Vitinho teve a chance de diminuir e esboçar uma reação flamenguista, mas chutou longe do gol de Tiago Volpi. Já nos minutos finais, Pablo marcou o último gol da partida. 

Além dos confrontos da Copa do Brasil, o retrospecto recente é bastante favorável para o time tricolor. Isso porque o São Paulo está invicto há oito partidas contra o Flamengo. Nesse período, foram cinco vitórias tricolores e três empates. 

A última vitória do Flamengo contra o São Paulo foi no 1º turno do Brasileirão de 2017. Diego e Paolo Guerrero marcaram os gols da vitória flamenguista de 2 a 0. Curiosamente, foi a última partida de Rogério Ceni em sua passagem como treinador do São Paulo. 

Rogério Ceni vs São Paulo

Ídolo da história do São Paulo como goleiro, Rogério Ceni começou a carreira de treinador em 2016. A trajetória como técnico começou no próprio time paulista, depois teve passagens por Fortaleza (duas vezes), Cruzeiro e agora é o treinador do Flamengo. Fora das quatro linhas, Rogério enfrentou o São Paulo em sete oportunidades e nunca conseguiu uma vitória, sendo cinco derrotas e dois empates contra o time tricolor. 

Fortaleza 0x1 São Paulo - Brasileirão 2019
São Paulo 2x1 Fortaleza - Brasileirão 2019
São Paulo 1x0 Fortaleza - Brasileirão 2020
Fortaleza 3x3 São Paulo - Copa do Brasil 2020
São Paulo (10) 2x2 (9) Fortaleza - Copa do Brasil 2020
Flamengo 1x2 São Paulo - Copa do Brasil 2020
São Paulo 3x0 Flamengo - Copa do Brasil 2020

Portanto, tudo culminou para que o próximo confronto de Rogério Ceni contra o São Paulo fosse no Morumbi, na última rodada do Brasileirão 2020 e valesse o título da Série, que seria a maior conquista de Ceni na carreira de treinador. 

Como chegam as duas equipes?

Os Rubro-negros chegam motivados após assumirem a liderança do Brasileirão com a vitória no último domingo sobre o Internacional. Assim, o Flamengo já está invicto há seis partidas, sendo cinco vitórias e um empate. Além da melhor campanha geral até aqui, o time carioca também é dono da melhor campanha como visitante, com 10 vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas fora de casa. Já o Tricolor Paulista busca retomar a boa fase, afinal, o time conquistou apenas uma vitória nos últimos 11 jogos que disputou.

Assim, apesar do retrospecto recente do confronto ser extremamente favorável para o São Paulo, o Flamengo chega cotado como favorito para vencer. No Betsul, o triunfo flamenguista está com odd de 1.64 na modalidade Vencedor do Jogo. Já um empate pode render 3.89 vezes o valor apostado, enquanto um triunfo tricolor está cotado em 4.66. 

O que o Flamengo precisa para ser campeão do Brasileirão?

Líder do Brasileirão com dois pontos de vantagem para o segundo colocado, o Flamengo depende apenas de si para conquistar mais um Brasileirão. Basta uma vitória contra o São Paulo para garantir o título. No entanto, se o Rubro-Negro empatar ou perder, precisa torcer para que o Internacional não vença o Corinthians no Beira-Rio.

O que o São Paulo precisa para garantir a vaga direta na Libertadores?

Atual quarto colocado no Brasileirão com 63 pontos, basta uma vitória nesta quinta-feira para garantir uma vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores 2021. No caso de um empate contra o Flamengo, o São Paulo precisa torcer por um tropeço do Fluminense contra o Fortaleza, afinal, com uma vitória o time carioca empataria na pontuação com 64 pontos, mas levaria a vantagem no critério de desempate: número de vitórias (18 a 17). No caso de uma derrota para o Flamengo, o time paulista também precisa de um tropeço do Fluminense na última rodada. 

Artilharia

Dono do melhor ataque do Brasileirão com 67 gols marcados, o Flamengo tem os destaques individuais no ataque: Gabriel Barbosa e Pedro, com 14 e 13 gols feitos respectivamente. O lado são-paulino também tem seu destaque individual: Luciano briga pela artilharia do Brasileirão 2020 com Marinho (Santos), Thiago Galhardo (Internacional) e Claudinho (RB Bragantino), todos empatados com 17 gols marcados. 

Dicas de Aposta

Além de apostar no Vencedor do Jogo, existem outras modalidades bastante lucrativas para esta “final” do Brasileirão 2020. Com um título e vaga na Libertadores em jogo, é difícil imaginar que a partida acabe com o placar zerado, ainda mais se tratando de São Paulo e Flamengo. 

Mesmo com uma sequência de poucas vitórias, o Tricolor Paulista marcou ao menos uma vez em sete das últimas oito partidas. Já os Rubro-Negros balançaram as redes nos últimos nove jogos, sendo 20 gols ao todo, média superior a de dois por partida. Assim, vale ficar de olho na modalidade Faixa Total de Gols que está com odd de 1.94 para a opção de 2-3 gols na partida. 

Para quem gosta de combinar o resultado com a margem de gols, vale apostar na modalidade Vantagem Placar Final que está com odds entre 3.66 (empate) e 48.45 (vitória do São Paulo por três ou mais gols de diferença). 

Já tem palpite para o confronto São Paulo x Flamengo? Aposte já na última e decisiva rodada do Brasileirão 2020! Se você ainda não tem cadastro no Betsul, o melhor site de apostas esportivas da América do Sul, aproveite o bônus de até R$120 no seu 1º depósito para apostar mais nos melhores jogos e campeonatos de futebol do mundo.