Conheça os campeões do Brasileirão que já foram rebaixados

Lista tem nada menos do que 14 clubes com coleções invejáveis de títulos

Juntos, eles somam 43 títulos do Brasileirão (iStock)

Conquistar um Brasileirão é um ponto histórico de glória para qualquer time do país, mesmo para aqueles multicampeões com extensa galeria de troféus. Em uma competição tão acirrada e com tantos candidatos ao título, não basta somente um elenco qualificado para vencer. A lista dos que alcançaram o feito é extensa, mas dentro dela também existe um grupo que já passou pela situação completamente oposta.

Estamos falando dos que já sentiram o sabor amargo do rebaixamento à Série B. Seja caindo e depois se redimindo com um título do Brasileirão, ou conquistando o topo para depois entrar em declínio, uma série de times brasileiros já sentiu na pele o que é chegar bem fundo no poço. E é sobre eles que vamos falar a seguir, listando os campeões do Campeonato Brasileiro que também já disputaram a 2ª divisão.

Coritiba (1 título e 5 rebaixamentos)

O Coritiba é um dos times que mais vezes desceu da Série A para a B no Brasileirão, com cinco rebaixamentos. No entanto, o time também experimentou a glória de se sagrar campeão brasileiro, em 1985, antes de iniciar esse período de vai e vem na elite do futebol do país. A primeira queda veio em 1989 e a segunda em 1993. Depois, só voltou a cair em 2005 e em 2009. Recentemente, voltou à 2ª divisão em 2017, mas retornou em 2019.

Sport (1 título e 5 rebaixamentos)

Campeão brasileiro em 1987, o Leão não conseguiu usar esse bom momento para se consolidar na elite e acabou sendo rebaixado pela primeira vez em sua história dois anos depois. Aquele seria apenas o primeiro de mais quatro que aconteceriam após a virada do milênio (2001, 2009, 2012 e 2018). Atualmente, o Sport disputa o Brasileirão Série A.

Athletico-PR (1 título e 3 rebaixamentos)

Com um título brasileiro na conta, conquistado na campanha histórica de 2001, o Athletico-PR também acumula três rebaixamentos em sua trajetória. Os dois primeiros aconteceram ainda por volta dos anos 90 (1989 e 1993), quando o clube não estava consolidado na elite do país. No entanto, rolou também um descenso em 2011, mas desde então os paranaenses estão no Brasileirão fazendo campanhas surpreendentes.

Bahia (2 títulos e 3 rebaixamentos)

Primeiro campeão brasileiro, o Tricolor é mais um dos clubes que não conseguiu escapar de momentos conturbados. Assim, o Bahia foi rebaixado três vezes em sua história, todas em um período “recente” (1997, 2003 e 2014). Vale ressaltar que os baianos também foram campeões do Brasileirão em 1988.

Guarani (1 título e 3 rebaixamentos)

Um dos grandes clubes do Brasil, o Guarani tem em sua história três rebaixamentos à Série B do Brasileirão. Eles aconteceram em 1989, 2004 e 2010, anos depois do primeiro e único título do Campeonato Brasileiro que o time de Campinas conquistou.

Vasco (4 títulos e 3 rebaixamentos)

Se tem um time no Brasil que passa por altos e baixos, esse time é o Vasco da Gama, rebaixado três vezes em sua história. Nos anos de 2008, 2013 e 2015, o Gigante da Colina passou por momentos complicados e amargurou a 2ª divisão, situação muito diferente da que passou em 1974, 1989, 1997 e 2000, anos em que sagrou-se campeão brasileiro.

Botafogo (2 títulos e 2 rebaixamentos)

A história do Fogão é dividida em momentos de glória e de muita decepção. O clube é bicampeão brasileiro com títulos em 1968 e 1995, mas o Botafogo foi rebaixado duas vezes, em um passado mais recente (2002 e 2014). Porém, sempre que caiu, voltou de imediato para a elite.

Fluminense (4 títulos e 2 rebaixamentos)

O Fluminense foi rebaixado duas vezes em sua história, curiosamente, em anos consecutivos (1996 e 1997). No primeiro, acabou ficando no Brasileirão por decisão da CBF que se viu em um problema de acusações de manipulação de resultados. A permanência não adiantou muito e no ano seguinte veio uma nova queda. Antes disso, o Flu já tinha conquistado dois títulos e também venceu mais dois anos depois.

Grêmio (2 títulos e 2 rebaixamentos)

O Grêmio soma dois rebaixamentos em sua história, nos anos de 1991 e 2004, momentos difíceis de um clube acostumado a título. De Brasileirão, são dois, conquistados em 1981 e 1996, pouco tempo depois de ter caído pela primeira vez.

Palmeiras (10 títulos e 2 rebaixamentos)

Maior campeão da história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras também tem de conviver com momentos muito tristes em sua trajetória. Alguns dizem respeito às duas vezes em que o Verdão foi rebaixado à 2ª divisão, nos anos de 2002 e 2012.

Atlético-MG (1 título e 1 rebaixamento)

O Atlético-MG foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro quando a competição passou a ter esse nome, em 1971. Um dos clubes com mais participações na elite do futebol do país, o Galo também viveu momentos terríveis no início dos anos 2000, que culminaram eu seu rebaixamento em 2005. Rapidamente, o time voltou ao Brasileirão e desde então permanece lá.

Corinthians (7 títulos e 1 rebaixamento)

A história do Corinthians é semelhante a do Atlético-MG. O Timão já havia sido campeão três vezes antes de entrar em um período complicado de sua história. Em 2005, um supertime até deu ao Alvinegro mais um título, mas trouxe com ele problemas financeiros que acabaram por sacramentar a queda à Série B em 2007. Depois que retornou, ainda conquistou o Brasileirão em mais três oportunidades.

Internacional (3 títulos e 1 rebaixamento)

O Internacional viveu seus anos de glória no Brasileirão nos anos 70, conquistando três títulos na década. Mesmo não sendo mais campeão desde então, o Colorado brigou em várias temporadas pela primeira posição e é um dos mais tradicionais clubes da competição. No entanto, em 2016, uma péssima campanha derrubou o time à Série B do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro (4 títulos e 1 rebaixamento)

O Cruzeiro estava no seleto grupo dos “incaíveis” até a última temporada, quando foi rebaixado para o Brasileirão Série B. História muito diferente da que levou a Raposa a conquistar quatro vezes o campeonato mais importante do Brasil, em 1966, 2003, 2013 e 2014.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!