Flamengo x Corinthians: quem leva vantagem no retrospecto do clássico?

Com mais de 100 jogos realizados na história, confronto é de muito equilíbrio

Clássico Flamengo x Corinthians costuma parar o Brasil para acompanhar o duelo. (Divulgação/Istock)

“Encontro das Nações”. Muito provavelmente você já ouviu essas três palavras se é fã do futebol brasileiro. Afinal, ela resume o que é o clássico interestadual entre Corinthians e Flamengo, os dois times do país com as maiores torcidas. Novamente, eles estarão frente a frente, pela 17ª rodada do Brasileirão 2020, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Além de brigarem por objetivos diferentes na competição, Timão e Mengão entram em campo para adicionar mais um capítulo à longa história de rivalidade que ambos alimentam há muito tempo. Um dos clássicos brasileiros que mais mexe com torcedores em todo o país é o assunto de hoje, onde o Betsul vai destrinchar números, estatísticas e informações que contam um pouco o que é Corinthians x Flamengo e Flamengo x Corinthians. 

Quantas vezes Corinthians e Flamengo se enfrentaram na história?

De acordo com a contagem oficial realizada pelo Corinthians, em quase 102 anos de história (começou em 1º de dezembro de 1918) o Alvinegro enfrentou o Flamengo em 138 oportunidades, por todas as competições e amistosos oficiais.

Neste período, são 56 vitórias do Mengão, 53 triunfos do Timão e 29 empates. O Corinthians balançou as redes dos cariocas 207 vezes, enquanto o Rubro-Negro vazou a defesa corinthiana em 216 oportunidades.

Não foram encontradas informações oficiais no site do Flamengo para acrescentar à história do “Encontro das Nações”.

Quem leva vantagem no Brasileirão?

Contabilizando os jogos do Robertão e do Brasileirão (considerado o Brasileiro Unificado), a vantagem é ligeira à favor do Flamengo. São 68 partidas entre os times com mais torcida no país e o Mengão soma 26 vitórias contra 24 do Alvinegro. Além destes, aconteceram também mais 18 empates, números que mostram o equilíbrio do confronto.

Qual é o retrospecto na Copa do Brasil?

Mais uma vez, ele é muito parelho. Flamengo e Corinthians já se enfrentaram seis vezes na Copa do Brasil (duas vezes em 1989, 2018 e 2019), com vantagem mínima para o Rubro-Negro. Três vitórias (ida de 89 e os dois jogos de 2019), dois triunfos do Timão (volta de 89 e de 2018) e um empate (ida de 2018).

No entanto, o Corinthians leva vantagem no resultado final do confronto. Pelo saldo de gols, eliminou o Flamengo tanto em 1989 quanto em 2018. Já o Mengão passou com tranquilidade pelo Alvinegro em 2019 vencendo os dois jogos.

Quem venceu mais vezes no Maracanã?

O Flamengo, com uma larga vantagem. No Maracanã, já foram realizados 43 jogos entre as duas equipes. O Mengão tem 26 triunfos contra somente 10 do Corinthians. Também tiveram sete empates. A diferença de gols é bem grande: 78 marcados pelo Rubro-Negro e 40 anotados pelo Alvinegro.

Qual o retrospecto na Neo Química Arena?

Desde a inauguração do novo estádio do Corinthians, em 2014, foram realizados oito confrontos entre Timão e Flamengo, com um retrospecto bem equilibrado. O Coringão ganhou em três oportunidades, assim como o Mengão, além de dois empates. São 10 gols anotados pelos mandantes e 12 pelos visitantes.

Como é o retrospecto no Pacaembu?

O palco que mais vezes recebeu Corinthians x Flamengo na história é o Pacaembu, com 47 jogos. Na antiga casa o retrospecto também é favorável aos paulistas, que venceram 26 vezes. O Rubro-Negro fica bem atrás, com somente 13 triunfos. Em oito oportunidades o clássico ficou na igualdade.