Palmeiras x Corinthians: quem venceu mais vezes o Derby Paulista?

Mais de 100 anos de história escrevem os capítulos de um dos maiores clássicos do mundo

Derby tem mais de 360 jogos em sua história que começou em 1917 (iStock)

O Paulistão 2020 chegou ao fim com o Palmeiras batendo o Corinthians no Derby Paulista, encerrando a sequência de três anos seguidos de título do Alvinegro e acabando com o jejum Alviverde de 12 anos sem conquista no Estadual. No Allianz Parque, o Verdão venceu seu rival nos pênaltis, com um final de jogo emocionante e que entrou para a história do clássico.

Assim, mais um capítulo nos 102 anos de história entre Corinthians e Palmeiras foi escrito, em uma trajetória muito rica e com contos divergentes. Isso porque Corinthians e Palmeiras realizam contagens diferentes dos jogos em que se enfrentaram. Pelas contas do Alvinegro, o Dérbi já foi disputado 366 vezes, com extremo equilíbrio: 128 triunfos para cada lado e 107 empates.

O Alviverde, no entanto, contabiliza 376 encontros entre as equipes — o clube alega que usa em suas estatísticas todos os jogos em que os rivais utilizaram seus elencos principais, independentemente do tempo de jogo ou das regras do confronto — com vantagem para o Palmeiras: 132 vitórias, 114 empates e 130 derrotas para o Corinthians. 

O último encontro, pela 9ª rodada do Brasileirão 2020, acabou com novo triunfo palmeirense, por 2 a 0, na casa corinthiana.

Retrospecto pelo Brasileirão

No Campeonato Brasileiro, de acordo com os números da CBF, o retrospecto é de muito equilíbrio. Em 54 partidas, o Palmeiras tem 18 vitórias, o Corinthians 17 triunfos e outros 19 jogos terminaram em igualdade. O Corinthians só leva vantagem no número de gols marcados: 64 x 56.

Quando atua em casa pelo Brasileirão Série A, o Verdão costuma se dar um pouco melhor do que o rival, com oito vitórias contra sete do time do Parque São Jorge (ainda houve 11 empates). No total, o Palmeiras marcou 29 gols e sofreu 26, contando todas as vezes em que foi mandante, independentemente do estádio.

Retrospecto na Neo Química Arena

Desde a inauguração da Arena Corinthians, em 2014, o Derby foi disputado 13 vezes na nova casa corinthiana, com vantagem para o lado Alvinegro. São seis vitórias para os mandantes, quatro empates e quatro triunfos do Alviverde, em uma história ainda curta que começou no primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquela temporada. No entanto, as equipes estão empatadas em número de gols marcados: 13. Desde a venda do naming rights do estádio, que se chama Neo Química Arena, agora, o único clássico disputado terminou com 2x0 para o Verdão.

Retrospecto no Allianz Parque

Quando o palco do Derby é o Allianz Parque, casa do Palmeiras desde 2014, o retrospecto segue favorável ao Corinthians. Desde que o Verdão começou a mandar seus jogos no novo estádio, venceu o rival em somente duas oportunidades, além de outros dois empates e quatro derrotas em oito partidas. Nestas partidas, o Alviverde balançou as redes em seis oportunidades, enquanto teve sua defesa superada em nove vezes.

O Derby em finais

Corinthians e Palmeiras já disputaram 11 finais ao longo da história de um dos maiores clássicos do mundo. Por Campeonatos Paulistas foram sete decisões, com vantagem para o Verdão, que venceu quatro (1936, 1974, 1993 e 2020). Já o Timão tem três conquistas diante do rival no Estadual (1995, 1999 e 2018).

Também tiveram as decisões do Paulistão Extra de 1938, do Rio-São Paulo em 1951 e 1993 e no Brasileirão de 1994, todas elas sendo vencidas pelo Palmeiras.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!