Por que o São Paulo tem a melhor defesa do Brasileirão 2019?

Tricolor é a equipe menos vazada da competição, com somente 23 gols sofridos em 33 jogos

Defesa do São Paulo é um dos pontos fortes do time do técnico Fernando Diniz. (Rubens Chiri/saopaulo)

Vice-campeão paulista de 2019 e atual quinto colocado no Brasileirão Série A, o São Paulo caminha a passos largos para confirmar presença na edição de 2020 da Copa Libertadores da América e o grande trunfo do time liderado pelo goleiro, e capitão, Tiago Volpi é o sistema defensivo. Afinal, é o destaque do time no ano e detém a marca de melhor defesa da principal competição nacional de clubes.

Até a 33ª rodada, o clube do Morumbi sofreu apenas 23 gols, com média 0,69 gol por partida, e tem a melhor marca dentre os 20 times que disputam a elite do futebol brasileiro de melhor sistema defensivo. Para entender o que faz o São Paulo manter essa estatística no campeonato, o Betsul, melhor site de apostas esportivas da América do Sul, através do Footstats, o parceiro oficial em estatísticas de futebol, analisou alguns pontos. Acompanhe a seguir:

Tiago Volpi

Ninguém faz tantas defesas importantes no Brasileirão 2019 quanto Tiago Volpi. O goleiro, emprestado ao São Paulo pelo Querétaro, do México, até o fim do ano, soma 106 intervenções nos 32 jogos em que entrou em campo pelo campeonato nacional. Destas, 82 foram consideradas simples (maior marca da Série A) e 24 se encaixam na categoria “defesas difíceis” (11º lugar).

Dos goleiros com mais de 30 jogos no Campeonato Brasileiro, é Tiago Volpi aquele que tem a maior média de defesas simples por partida (2.6). Já a sua média de defesas difíceis por jogo é de 0.8, número também elevado para os padrões da edição atual da competição.

Time ladrão de bola

Se tem algo que o São Paulo sabe fazer muito bem no Brasileirão 2019 é tomar a bola de seus adversários, fundamento em que o Tricolor aparece em 4º no ranking com os 20 times do campeonato. No total, o time do Morumbi conta com 537 desarmes certos, com média de 16.8 por partida. No entanto, o hexacampeão brasileiro é um dos que menos dá bote errado (somente 79), e, por isso, é aquele que apresenta o melhor aproveitamento quando o assunto é retomar a posse de bola (87,2%).

Os destaques da equipe no quesito são Reinaldo e Tche Tche, 13º e 15º, respectivamente, maiores ladrões do Brasileirão. Enquanto o lateral-esquerdo possui 65 botes certos e somente quatro errados, aproveitamento alto de 94,2%, o volante tem 55 desarmes corretos e 12 equivocados.

Bruno Alves também vale a pena ser citado como grande elemento do sistema defensivo do são Paulo. O zagueiro, que já entrou em campo 28 vezes, tem 33 desarmes certos e somente um errado, que o faz ter eficiência absurda de 97,1% -  atrás somente de Caio Henrique, do Fluminense (levando em consideração somente jogadores de defesa com ao menos 20 aparições na competição).

Defesa fechada

Finalizar contra o gol de Tiago Volpi não é uma tarefa simples, já que o São Paulo protege bem a sua área. Na competição, somente três times sofreram menos finalizações do que o Tricolor, que aparece com 352 (134 no gol). Por jogo, a média é de somente quatro finalizações na direção do alvo defendido pelo goleiro, enquanto outros 6.8 vão para fora.

E se pouca bola chega ao gol do São Paulo, muito se deve ao trabalho que Arboleda e Bruno Alves fazem para afastar a pelota das redondezas da área tricolor. Ambos estão no top 10 do ranking de rebatidas no Brasileirão Série A. O zagueiro equatoriano é o sétimo no quesito, com 168 (média de 7 por jogo), enquanto o defensor brasileiro é o décimo colocado, com um total de 161 (5.8 de média por partida).

Confira os jogos da 33ª rodada:

Sábado (16/11)

Santos x São Paulo - 17h

Fluminense x Atlético-MG - 19h

Domingo (17/11)

Grêmio x Flamengo - 16h

Bahia x Palmeiras - 16h

Corinthians x Internacional - 18h

Chapecoense x Ceará - 18h

Athletico-PR x Botafogo - 18h

Fortaleza x CSA - 19h

Segunda-feira (18/11)

Vasco x Goiás - 19h30

Cruzeiro x Avaí - 20h

Em quem você aposta?

O Brasileirão Série A está em sua reta final, muita coisa ainda está em jogo e cada partida é uma final para boa parte das equipes envolvidas na competição. Aproveite que o campeonato está pegando fogo e aposte com o Betsul. É muito simples! Basta realizar o seu cadastro no site, realizar o seu primeiro depósito, que pode render bônus de até R$ 120, e começar a dar os seus palpites nos eventos que acontecem no Brasil e no mundo.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!