Veja a lista das melhores defesas do Brasileirão 2019

Quatro grandes de São Paulo estão entre as melhores defesas do Campeonato Brasileiro Série A

melhores defesas do Campeonato Brasileiro Série A
Quatro grandes de São Paulo estão entre as melhores defesas do Campeonato Brasileiro Série A. (Crédito: iStock)

Apesar de todos conhecerem o campeão com quatro rodadas de antecedência, o Brasileirão se encerrou de fato no último domingo (8). Título antecipado, recordes de invencibilidade, dupla artilheira, golaço de bicicleta, gol olímpico e rebaixamentos inéditos, o Campeonato Brasileiro de 2019 teve momentos marcantes para a história da competição e o que não faltou na edição desse ano foram gols. Porém, algumas equipes conseguiram se manter firmes lá atrás e não foram vazadas muitas vezes. 

Para se ter uma noção, a Série A do Brasileirão 2019 teve um total de 876 gols marcados. Um número muito superior ao da edição do ano anterior. Foram 50 gols a mais do que no Campeonato Brasileiro 2018. E, se temos mais gols sendo feitos, consequentemente, temos mais defesas sendo vazadas. 

Nesta edição do Brasileirão, apenas seis times sofreram menos de um gol por partida, isto é, menos de 38 gols em 38 rodadas disputadas. Sendo que todas elas conseguiram pelo menos a classificação à Pré-Libertadores do ano que vem. Essas equipes são justamente as que tiveram as melhores defesas Brasileirão 2019. Confira a lista a seguir:

FLAMENGO

Dono do melhor ataque disparado do Brasileirão 2019, o Flamengo também foi uma das melhores equipes que se defendeu na competição. Isso evidencia o trabalho formidável do técnico português Jorge Jesus e do elenco qualificado do clube carioca. Apesar de ter sido comandado até a 9ª rodada por Abel Braga, a equipe sofreu apenas 37 gols no Campeonato Brasileiro. 

Formada por Rodrigo Caio e Pablo Marí, a dupla de zaga titular do Flamengo se mostrou uma das mais seguras do Brasil. Principalmente, com o auxílio dos laterais Rafinha e Filipe Luís, que deram grande apoio ofensivo quanto defensivo, tanto que a equipe jogou a maioria dos jogos com apenas Willian Arão de volante. As atuações do goleiro Diego Alves também foram boas e ajudaram o time a estar entre as melhores defesas do Brasileirão 2019. 

CORINTHIANS 

Uma das grandes qualidades do time do Corinthians nos últimos anos tem sido o setor defensivo, que sofre poucos gols. Neste Brasileirão, as altas críticas que caíram sobre o trabalho de Fábio Carille foram sobre a falta de capacidade da equipe de marcar, e não muito sobre a habilidade de se defender. Afinal, a equipe corintiana sofreu apenas 34 gols na competição, quinta melhor marca. 

Apesar do desempenho defensivo, a certa ineficiência para criar jogadas, propor um jogo ofensivo sobre os adversários e os resultados, de certa forma, medianos culminaram para a demissão do treinador. Mas que, no final, garantiram uma vaga na Pré-Libertadores de 2020. 

SANTOS

Outro time comandado por um estrangeiro e que teve um excelente desempenho ofensivo e defensivo é o Santos. Sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, o Peixe foi vice-campeão brasileiro, com a quarta melhor defesa da competição. Assim como o time de Jesus, o estilo implementado por Sampaoli foi de domínio da posse de bola e de propor o jogo ao adversário. Isso evidencia que a proposta dos estrangeiros contribui tanto para o ataque como para a defesa, afinal os santistas sofreram gols em apenas 55% dos jogos. 

Mesmo com algumas variações, por vezes jogando com três zagueiros, o time santista sofreu apenas 33 gols na competição. E, uma dupla de zaga titular formada por Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo mostrou muita qualidade tanto na defesa como no ataque.

ATHLETICO-PR

Classificado para a próxima Libertadores, o Athletico-PR conseguiu ficar na quinta colocação do Brasileirão 2019. Muito por conta do desempenho defensivo do time. O Furacão sofreu apenas 32 gols na competição. 

Thiago Heleno foi o símbolo da zaga paranaense, que contou ainda com boas participações de Léo Pereira e Robson Bambu. Porém, o grande trunfo esteve debaixo das traves, o goleiro Santos que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, teve belas atuações. Assim, o Athletico-PR sofreu gols em apenas 61% das partidas.  

PALMEIRAS 

Junto com o Athletico-PR, com a segunda melhor defesa do Brasileirão 2019, está o Palmeiras. Apesar do ano não ter sido de grandes alegrias para o torcedor palmeirense, principalmente se comparado ao ano anterior, o time alviverde terminou na terceira colocação, com apenas 32 gols sofridos. 

No ano passado, o Palmeiras não apenas foi campeão como também teve a melhor defesa da competição, e em comparação a este ano, o número foi superior ao da edição de 2018, em apenas seis gols. Vale destacar que o time alviverde contou com a volta do zagueiro Vitor Hugo, que compôs na maioria das vezes a dupla de zaga titular com o paraguaio Gustavo Gómez. 

SÃO PAULO

Ninguém sofreu menos gols do que o São Paulo, no Brasileirão 2019. O Tricolor Paulista foi vazado apenas 30 vezes na competição. Apesar do momento conturbado do clube, o desempenho do time garantiu a classificação direta à Copa Libertadores do ano que vem. Mesmo com a mudança de treinador, a dupla de zaga titular, formada por Bruno Alves e Arboleda não sofreu tanto com as diferenças de estilos de jogo propostos por Cuca e Fernando Diniz. Assim, o São Paulo sofreu gols em apenas 61% das partidas. 

Confira a lista completas das defesas do Brasileirão, com o número de gols sofridos na competição:

  • 1- São Paulo 30 gols
  • 2- Palmeiras 32 gols
  • 3- Athletico-PR 32 gols
  • 4- Santos 33 gols
  • 5- Corinthians 34 gols
  • 6- Flamengo 37 gols
  • 7- Internacional 39 gols
  • 8- Grêmio 39 gols
  • 9- Ceará 41 gols
  • 10- Bahia 43 gols
  • 11- Botafogo 45 gols
  • 12- Vasco 45 gols
  • 13- Fluminense 46 gols
  • 14- Cruzeiro 46 gols
  • 15- Atlético-MG 49 gols
  • 16- Fortaleza 49 gols
  • 17- Chapecoense 52 gols
  • 18- CSA 58 gols
  • 19- Avaí 62 gols
  • 20- Goiás 64 gols
Carrinho
SimplesCombinada

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$00.000,00

O que é Jogo do Bem?

O Jogo do Bem é uma iniciativa pioneira do Betsul. Com ele, suas apostas esportivas também contribuem para uma sociedade melhor. A cada aposta realizada, parte do valor é destinado a uma causa ou uma instituição social. E tudo isso sem custos adicionais ao jogador.