
Eleito o melhor jogador do mundo de 2020, Robert Lewandowski realmente teve um ano fantástico e venceu seus concorrentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para conquistar o prêmio The Best da FIFA. O ano foi realmente extraordinário para o polonês em campo que ajudou e muito o Bayern de Munique a dominar a Alemanha e a Europa mais uma vez. Além das conquistas coletivas com o time bávaro (UEFA Champions League, Bundesliga, Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha), Lewandowski também provou que é de fato um grande artilheiro, principalmente na Bundesliga.
Lewa foi artilheiro de uma edição do Campeonato Alemão pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva na última temporada. Dessa forma, o atacante do Bayern de Munique não apenas se isola na liderança da artilharia histórica de um estrangeiro na Bundesliga, como também caça o topo da artilharia histórica geral da competição.
O polonês chegou à Bundesliga em 2010, com 22 anos. Vindo do Lech Poznań, time da Polônia, Lewa vestiu a camisa aurinegra do Borussia Dortmund. Aos poucos conquistou o seu espaço e foi artilheiro pela primeira vez do principal torneio alemão na temporada 2013/14. O Bayern de Munique, atraído pelo faro artilheiro do polonês, contratou o jogador do time rival para a temporada seguinte. Agora, Lewandowski soma 251 gols em 332 partidas disputadas na Bundesliga, sendo disparado o maior artilheiro estrangeiro da história da competição.
Antes de se isolar no topo, Lewandowski ultrapassou a marca que pertencia a Claudio Pizarro. O peruano atuou por cerca de 20 anos na Bundesliga, com passagens por apenas três times: Werder Bremen, Colônia e Bayern de Munique. Com essas camisas, Pizarro disputou 490 partidas e balançou as redes 197 vezes. Curiosamente, o peruano nunca foi artilheiro de uma edição de Bundesliga.
Um dos primeiros brasileiros a se destacar na Bundesliga foi Élber. Depois de sair do Londrina para jogar na Europa, no Milan, mas foi emprestado para o Grasshoppers da Suíça. Depois de quatro anos de idas e vindas entre os dois clubes europeus, o Stuttgart se interessou pelo atacante e o comprou do time italiano. Assim começou a trajetória de Élber na Bundesliga. Três temporadas passadas, o Bayern de Munique contratou o atacante. Com o clube da Baviera, Élber teve seu melhor momento, chegando a ser artilheiro da Bundesliga 2002/03. Anos depois, Élber saiu do futebol alemão, mas teve um breve retorno com o Borussia M’gladbach. Ao todo, o brasileiro marcou 133 gols em 260 partidas disputadas no Campeonato Alemão, o que o coloca na terceira colocação da artilharia de estrangeiros.
O bósnio Ibisevic é o quarto colocado dessa artilharia e está próximo de Élber. Desde 2006 no futebol alemão, Ibisevic fez 344 partidas e 127 gols, defendendo o Hoffenheim, Stuttgart, Hertha Berlim e Schalke 04 na Bundesliga. Portanto, o bósnio se diferencia dos nomes já citados por nunca ter jogado pelo Bayern de Munique.
Para completar o Top 5 artilheiros estrangeiros da Bundesliga temos outro brasileiro, o atacante Aílton que, assim como Ibisevic, não vestiu a camisa do poderoso Bayern de Munique. No futebol alemão, o brasileiro teve passagens por Werder Bremen, Schalke 04 e Hamburgo, isso entre os times de maior expressão, afinal, Aílton ainda jogou por times mais modestos já mais tarde na carreira como Duisburg, Uerdingen, Oberneuland e Hassia Bingen. No total, o brasileiro marcou 106 gols em 219 partidas disputadas na Bundesliga.
Maiores artilheiros estrangeiros da história da Bundesliga
Jogador | Nacionalidade | Partidas | Gols |
Robert Lewandowski | Polônia | 332 | 251 |
Claudio Pizarro | Peru | 490 | 197 |
Élber | Brasil | 260 | 133 |
Vedad Ibisevic | Bósnia | 344 | 127 |
Aílton | Brasil | 219 | 106 |
Stéphane Chapuisat | Suíça | 228 | 106 |
Arjen Robben | Holanda | 201 | 99 |
Aubameyang | Gabão | 144 | 98 |
Bum-kun Cha | Coreia do Sul | 308 | 98 |
Anthony Yeboah | Gana | 223 | 96 |
Sergej Barbarez | Bósnia | 330 | 96 |