Maiores artilheiros estrangeiros da história da Bundesliga

Dois brasileiros figuram o Top 5 dessa artilharia histórica do Campeonato Alemão

Artilheiros estrangeiros Bundesliga
Dois brasileiros figuram o Top 5 dessa artilharia histórica do Campeonato Alemão. (iStock)

Eleito o melhor jogador do mundo de 2020, Robert Lewandowski realmente teve um ano fantástico e venceu seus concorrentes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para conquistar o prêmio The Best da FIFA. O ano foi realmente extraordinário para o polonês em campo que ajudou e muito o Bayern de Munique a dominar a Alemanha e a Europa mais uma vez. Além das conquistas coletivas com o time bávaro (UEFA Champions League, Bundesliga, Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha), Lewandowski também provou que é de fato um grande artilheiro, principalmente na Bundesliga. 

Lewa foi artilheiro de uma edição do Campeonato Alemão pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva na última temporada. Dessa forma, o atacante do Bayern de Munique não apenas se isola na liderança da artilharia histórica de um estrangeiro na Bundesliga, como também caça o topo da artilharia histórica geral da competição. 

O polonês chegou à Bundesliga em 2010, com 22 anos. Vindo do Lech Poznań, time da Polônia, Lewa vestiu a camisa aurinegra do Borussia Dortmund. Aos poucos conquistou o seu espaço e foi artilheiro pela primeira vez do principal torneio alemão na temporada 2013/14. O Bayern de Munique, atraído pelo faro artilheiro do polonês, contratou o jogador do time rival para a temporada seguinte. Agora, Lewandowski soma 251 gols em 332 partidas disputadas na Bundesliga, sendo disparado o maior artilheiro estrangeiro da história da competição. 

Antes de se isolar no topo, Lewandowski ultrapassou a marca que pertencia a Claudio Pizarro. O peruano atuou por cerca de 20 anos na Bundesliga, com passagens por apenas três times: Werder Bremen, Colônia e Bayern de Munique. Com essas camisas, Pizarro disputou 490 partidas e balançou as redes 197 vezes. Curiosamente, o peruano nunca foi artilheiro de uma edição de Bundesliga. 

Um dos primeiros brasileiros a se destacar na Bundesliga foi Élber. Depois de sair do Londrina para jogar na Europa, no Milan, mas foi emprestado para o Grasshoppers da Suíça. Depois de quatro anos de idas e vindas entre os dois clubes europeus, o Stuttgart se interessou pelo atacante e o comprou do time italiano. Assim começou a trajetória de Élber na Bundesliga. Três temporadas passadas, o Bayern de Munique contratou o atacante. Com o clube da Baviera, Élber teve seu melhor momento, chegando a ser artilheiro da Bundesliga 2002/03. Anos depois, Élber saiu do futebol alemão, mas teve um breve retorno com o Borussia M’gladbach. Ao todo, o brasileiro marcou 133 gols em 260 partidas disputadas no Campeonato Alemão, o que o coloca na terceira colocação da artilharia de estrangeiros. 

O bósnio Ibisevic é o quarto colocado dessa artilharia e está próximo de Élber. Desde 2006 no futebol alemão, Ibisevic fez 344 partidas e 127 gols, defendendo o Hoffenheim, Stuttgart, Hertha Berlim e Schalke 04 na Bundesliga. Portanto, o bósnio se diferencia dos nomes já citados por nunca ter jogado pelo Bayern de Munique.

Para completar o Top 5 artilheiros estrangeiros da Bundesliga temos outro brasileiro, o atacante Aílton que, assim como Ibisevic, não vestiu a camisa do poderoso Bayern de Munique. No futebol alemão, o brasileiro teve passagens por Werder Bremen, Schalke 04 e Hamburgo, isso entre os times de maior expressão, afinal, Aílton ainda jogou por times mais modestos já mais tarde na carreira como Duisburg, Uerdingen, Oberneuland e Hassia Bingen. No total, o brasileiro marcou 106 gols em 219 partidas disputadas na Bundesliga. 

Maiores artilheiros estrangeiros da história da Bundesliga

JogadorNacionalidadePartidasGols
Robert LewandowskiPolônia332251
Claudio PizarroPeru490197
ÉlberBrasil260133
Vedad IbisevicBósnia 344127
AíltonBrasil219106
Stéphane ChapuisatSuíça228106
Arjen RobbenHolanda20199
AubameyangGabão14498
Bum-kun ChaCoreia do Sul30898
Anthony Yeboah Gana22396
Sergej BarbarezBósnia 33096
Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!