Mata-mata à vista: Ceará e Fortaleza duelam pela classificação no Campeonato Cearense

Clássico é marcado por indefinições e momentos diferentes dos dois clubes

Será o segundo Clássico-Rei de 2021 (iStock)

Mistério antes do segundo Clássico-Rei da temporada de 2021. É assim que o Ceará se prepara para tentar barrar a invencibilidade de seu maior rival em clássicos no Campeonato Cearense desde 2018, quando venceu o bicampeonato. Depois do empate por 0 x 0  pela Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza se enfrentam pela primeira vez no Estadual 2021 neste sábado, 15, às 16 horas, no Castelão. 

Entra em campo, além da rivalidade histórica, a disputa pela permanência na zona de classificação para a fase decisiva do torneio. O Leão ocupa hoje a segunda colocação, com 11 pontos, enquanto o Vozão aparece em quarto, com 10 pontos. 

Os times

O Ceará só divulgará a escalação uma hora antes do confronto. A indefinição sobre o time que vai a campo ocorre porque o clube, em meio também à disputa da Sul-Americana, decidiu utilizar no Cearense a equipe de transição, que é composta, principalmente, por jogadores da base e com pouca rodagem no elenco profissional. 

Como o clube do Porangabuçu só volta a jogar pela competição continental na próxima quinta-feira (20), há possibilidade do técnico Daniel Azambuja, auxiliar fixo do clube, manter o time de transição para a partida, montar uma equipe mista ou lançar os reservas da equipe principal. 

Já o Fortaleza, comandado pelo recém-chegado técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, deve manter o mesmo time que goleou o Crato na estreia do comandante, na última quarta-feira (12), por 6 x 1. Com todo o foco voltado neste momento à competição estadual, o Leão do Pici vai com força máxima para o confronto. 

Momentos atuais e retrospecto do confronto

Ambos os times chegam pressionados para o clássico, que é tratado como uma decisão à parte. O alvinegro cearense busca retomar a moral para a sequência do calendário depois de ser derrotado pelo Bahia na decisão da Copa do Nordeste, em disputa de pênaltis, por 4 x 2, no último sábado (08). 

Apesar da vantagem do rival no retrospecto recente da competição estadual, pesa a favor do Vozão um histórico positivo de vitórias diante do adversário: 39 vitórias contra 26. Além disso, os times já se encontraram 104 vezes e o clássico também é marcado pelo equilíbrio em 39 empates. 

Por outro lado, sob novo comando, o Fortaleza entra em campo embalado pela goleada da rodada passada e gera a expectativa de uma postura ofensiva de seu time titular diante da provável equipe alternativa do rival. 

Dica de aposta

Ambas Equipes Marcam: Não

Dos últimos seis clássicos, apenas um deles aconteceu de Ceará e Fortaleza marcarem na partida. Nas demais, 0x0, 1x0 ou 2x0 foram os placares dos jogos. Mesmo aumentando um pouco mais o retrospecto, a porcentagem de encontros em que ambas equipes marcam é pequena. Portanto, vale a pena pensar em investir na opção "Não" neste mercado.