Campeonato Mineiro: quem é o maior campeão do estadual?

Desde 1915, torneio reúne os melhores times de Minas Gerais em busca do título

O Campeonato Mineiro é um torneio bem peculiar do futebol brasileiro. Diferente do Paulistão, disputado desde os primeiros anos do século passado, em Minas Gerais o estadual só se tornou robusto próximo aos anos 60. Mesmo assim, desde 1915, uma versão bem diferente da atual é disputada no estado para decidir quem é o melhor time da região.

Demorou para que Minas Gerais recebesse infraestrutura que ligasse Belo Horizonte e seus arredores à cidades mais afastadas do centro urbano do estado. Por isso, a primeira competição oficial de futebol por lá surgiu em 1915 como Campeonato da Cidade, que reunia times da capital e de lugares próximos à ela. Três anos depois, times do interior se uniram para criar uma competição entre eles.

Em 1933, aconteceu o primeiro “Campeonato Mineiro”, unindo os participantes do Campeonato da Cidade e os times do interior. No entanto, a competição fracassou. Os problemas de infraestrutura no estado e a falta de dinheiro dos clubes fez com que a logística de deslocamento fosse difícil, tornando o formato inviável.

O início do Campeonato Mineiro

Somente em 1958 surgiu o Campeonato Mineiro que conhecemos hoje, com clubes representando as mais diferentes regiões de Minas Gerais. Com a iminente criação da Taça Brasil, no ano seguinte, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) pressionava a FMF (Federação Mineira de Futebol) para a criação de uma competição a nível estadual. Afinal, desta sairia o representante mineiro no torneio nacional.

Unificação dos títulos

Todos os títulos conquistados na era Campeonato da Cidade foram reconhecidos como títulos do Campeonato Mineiro pela FMF. As conquistas do “torneio do interior” não entraram na unificação. Além destes, também não entram na contagem oficial as taças da AMET (Associação Mineira de Esportes Terrestres), liga criada em 1926 e que realizou uma competição estadual paralela apenas naquele ano.

Em 1932 houve outra divisão no futebol mineiro, com a criação da AMEG (Associação Mineira de Esportes Gerais). Mais uma vez, essa nova liga durou somente um ano. Porém, como ela se filiou à CBD, seu campeão foi reconhecido pela FMF, que decretou dois campeões mineiros na mesma temporada.

Em 1956, o Campeonato Mineiro também teve dois campeões, mas desta vez por um problema judicial. Laércio, do Atlético-MG, não cumpriu serviço militar e, por isso, não podia trabalhar. Ele atuou em duas das três partidas da decisão contra o Cruzeiro, que entrou na justiça pedindo anulação do resultado e vitória pelo incidente. A briga se estendeu por alguns anos e como não foi resolvida de forma amigável, ficou decidido que ambos seriam considerado campeões.

Quantos clubes diferentes já foram campeões do Campeonato Mineiro?

Em 106 edições, somente sete clubes diferentes conseguiram se tornar campeões do Campeonato Mineiro. Quatro deles vêm do interior (Caldense, Ipatinga, Siderúrgica e Villa Nova), enquanto os outros três representam a capital Belo Horizonte (América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro).

Outros nove clubes chegaram à decisão em pelo menos uma oportunidade, mas não venceram o Campeonato Mineiro. São eles: Democrata FC, EC Democrata, Palmeiras-MG, Retiro, Tombense, Tupi, Tupynambás, Yale e Sete de Setembro.

Qual time tem mais participações no Campeonato Mineiro?

Posição      Clube      Participações   
América-MG           105
Atlético-MG           104
Cruzeiro            99
Villa Nova            93
Caldense            48
Sete de Setembro            47
Uberlândia            45
Valeriodoce e Uberaba            43
Guarani de Divinópolis            38

Qual time é o maior campeão do Campeonato Mineiro?

Com alguma folga, é o Atlético-MG o clube mais vezes campeão do Campeonato Mineiro. Desde a primeira edição, em 1915, o Galo conquistou o título 45 vezes. Não muito atrás está o Cruzeiro, que venceu 38 vezes. Só depois aparece o América-MG. Mais atrás ainda vem o pelotão com Villa Nova, Siderúrgica, Ipatinga e Caldense.

Abaixo, confira a lista de maiores campeões da história do Campeonato Mineiro:

Posição      Clube     Títulos   
Atlético-MG      45
Cruzeiro      38
América-MG      16
Villa Nova       5
Siderúrgica       2
Ipatinga e Caldense       1
Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00