Há quase uma década do último título, Pep Guardiola busca voltar a ter sucesso na Champions League

Em quatro temporadas no Manchester City, treinador espanhol ainda não chegou às semifinais do torneio europeu

Em quatro temporadas no Manchester City, treinador espanhol ainda não chegou às semifinais do torneio europeu. (iStock)

Duas vezes campeão da UEFA Champions League com o Barcelona, seu primeiro trabalho como treinador, Pep Guardiola dominou o futebol europeu e mundial durante suas quatro temporadas sob o comando do time catalão. O sucesso meteórico uniu conquistas e um padrão de jogo de posse de bola e imposição sobre os adversários. No entanto, há quase uma década da última conquista do torneio europeu, Guardiola ainda busca seu primeiro título de Liga dos Campeões desde que saiu do Barcelona. 

O treinador espanhol deixou o comando do Barça em junho de 2012. A passagem gloriosa aliada a um padrão de jogo despertou interesses dos principais clubes da Europa para contar com o trabalho de Pep. Somente em julho de 2013, Guardiola assumiu o Bayern de Munique que acabara de conquistar a tríplice coroa (UEFA Champions League, Bundesliga e Copa da Alemanha) sob o comando de Jupp Heynckes. Apesar de conquistar o Mundial de Clubes daquele ano e manter a hegemonia do Bayern na Alemanha, Pep não conseguiu conquistar a Liga dos Campeões. Ironicamente, o Bayern de Pep foi eliminado em três semifinais consecutivas para times espanhóis: Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. 

Até então, em todas as sete edições de UEFA Champions League que disputou, Pep levou seus times às semifinais, no entanto, chegou à final em apenas duas (2008/09 e 2010/11), sendo campeão em ambas com o Barcelona. Acostumado a ir longe no torneio europeu, Pep teve um choque logo em sua primeira temporada com o Manchester City em 2017/2018. 

Depois de três anos no comando do Bayern, Guardiola assumiu o ambicioso time inglês que também acabara de fazer sua melhor campanha na história da Champions League, chegando até a semifinal. O que se esperava era que Guardiola fosse a última peça para que o sucesso do City se expandisse do cenário nacional para o internacional. Contudo, o seu primeiro ano no Manchester City também foi a sua pior participação comandando um time na Liga dos Campeões, caindo nas oitavas de final de forma surpreendente para o Monaco de um jovem promissor chamado Kylian Mbappé.

Desde então, nem Pep e, consequentemente, nem Manchester City conseguiram repetir a melhor campanha no torneio europeu. Na temporada seguinte, o City caiu para o Liverpool nas quartas de final. Na edição 2018/19, novamente uma eliminação para um time inglês nas quartas, dessa vez, contra o Tottenham. 

Na última edição da Liga dos Campeões, devido à pandemia de Covid-19, o mata-mata foi disputado em jogo único em Lisboa. Contudo, o City de Guardiola pela terceira vez consecutiva parou nas quartas de final, dessa vez, com uma eliminação surpreendente para o Lyon em derrota por 3 a 1. 

No comando do Manchester City desde julho de 2017, Guardiola acumula recordes e títulos no âmbito nacional. Até aqui, foram dois títulos de Premier League, três Copa da Liga Inglesa, uma FA Cup e duas Community Shield. 

Na temporada 2020/21, o Manchester City chega forte para o mata-mata da Liga dos Campeões. Invicto, os Citizens venceram cinco dos seis jogos da fase de grupos disputada contra Olympique de Marseille, Porto e Olympiacos. Agora, o time inglês tem pela frente o Borussia M’gladbach nas oitavas de final. 

No Betsul, o time de Guardiola é favorito até mesmo na partida de ida, fora de casa. Além da boa campanha na fase de grupos, o Manchester City está em uma sequência impressionantes com 18 vitórias consecutivas. Assim, um triunfo no confronto desta tarde de quarta-feira (24), a partir das 17h (de Brasília), está cotada em 1.27. Já um triunfo dos donos da casa seria uma enorme zebra, cotada em 8.39. Um empate também seria muito lucrativo: 5.25 vezes o valor apostado. 

Desempenho de Pep Guardiola na UEFA Champions League como treinador

TemporadaTime Resultado
2008/09BarcelonaCampeão
2009/10BarcelonaSemifinal
2010/11BarcelonaCampeão
2011/12BarcelonaSemifinal
2013/14Bayern de MuniqueSemifinal
2014/15Bayern de MuniqueSemifinal
2015/16Bayern de MuniqueSemifinal
2016/17Manchester CityOitavas de final
2017/18Manchester CityQuartas de final
2018/19Manchester CityQuartas de final
2019/20Manchester CityQuartas de final