Fato curioso marca Barcelona x Bayern de Munique na Champions League; veja retrospecto

Dois dos clubes mais campeões do mundo possuem longa história no futebol

Bayern Munique Barcelona
Mais de 20 de história contam o confronto Bayern de Munique x Barcelona (iStock)

Se na Europa não vemos tantos clássicos nacionais como existem no Brasil, pelo menos podemos dizer que o futebol europeu sempre serve os fãs com confrontos internacionais que são tão pesados quanto um duelo cheio de rivalidade local. Alguns deles carregam histórias riquíssimas, levam para dentro de campo os melhores jogadores do mundo e uma quantidade incontável de troféus e conquistas. 

Um destes bons exemplos é Barcelona x Bayern de Munique, confronto entre espanhóis e alemães que nos últimos anos escreveu ótimos capítulos.

Por que o jogo é tão grande?

Porque envolve dois dos times mais campeões da história do futebol e do atual milênio. Só de UEFA Champions League são 11, cinco para o lado do Barça e seis para o lado alemão, sendo mais da metade deles (7) tendo sido conquistados após a virada para os anos 2000 (o Bayern tem três e o Barça quatro neste período de 20 anos). Mais do que isso, são duas equipes que nos últimos anos viraram referência de jogo e servem, até hoje, de inspiração para muitas outras equipes que tentam replicar os conceitos utilizados por ambos.

Isso sem falar na pilha de troféus que bávaros e catalães vêm aumentando cada vez mais a cada temporada. O Bayern de Munique é soberano na Alemanha e está numa sequência de oito títulos seguidos da Bundesliga. Já o Barcelona não mantém a mesma hegemonia na Espanha, mas consegue uma média de quase um título por temporada.

Quando começou a história entre Bayern de Munique e Barcelona?

Em partidas oficiais, o primeiro encontro de Bayern de Munique e Barcelona aconteceu em um passado não tão distante assim. Em 1996, os dois disputaram uma vaga na final da antiga Copa da Uefa (atual Liga Europa). Os alemães contavam com Oliver Kahn, Lothar Matthaüs e Jürgen Klinsmann, enquanto o Barça entrou em campo com Luís Figo, Pep Guardiola e Gheorghe Hagi.

Na ida, em Munique, o Barcelona saiu na frente com Óscar García logo no começo do jogo. Na segunda etapa, Marcel Witeczek e Mehmet Scholl viraram para os alemães, mais ainda deu tempo do favorito Barça empatar com Hagi. Na volta, no Camp Nou, diante de 115 mil torcedores, Markus Babbel e, novamente, Witeczek marcaram para garantir o 2 a 1 para o Bayern (Iván de la Peña descontou para os catalães no último minuto).

Na decisão, os alemães bateriam o Bordeaux, vencendo na ida, por 2 a 0, e na volta, por 3 a 1, para ficar com o título europeu.

Primeiro encontro na Champions

Poucos anos depois, em 1998/99, aconteceu a primeira partida entre Barcelona e Bayern de Munique pela Liga dos Campeões. No Grupo D, que ainda contava com o poderoso Manchester United e com o Brondby IF, da Dinamarca, os bávaros mantiveram a invencibilidade diante dos catalães: 1 a 0 no primeiro jogo (Stefan Effenberg marcou) e 2 a 1 como visitante (Alexander Zickler e Hasan Salihamidzic para o Bayern e o brasileiro Giovanni para o Barça).

O Barcelona acabaria eliminado ainda na fase de grupos daquela Champions League. Curiosamente, Bayern de Munique e Manchester United, que avançaram na chave, voltaram a se encontrar na final, naquela histórica virada dos Red Devils com dois gols nos minutos finais da partida.

A sequência dos últimos anos

Apenas em 2008/09 os dois gigantes voltariam a se encontrar. Nesta época, os dois despontavam como potenciais de seus países e da Europa, e desde então os confrontos pela Liga dos Campeões têm um fato curioso: quem elimina o rival acaba ficando com o título da competição.

Naquela temporada, o Barcelona ainda não estava no auge da passagem de Pep Guardiola, mas já se encaminhava para que isso acontecesse. No primeiro jogo das quartas de final da Champions, o Bayern perdeu “só” de 4 a 0 no Camp Nou. “Só” porque o Barça deu um verdadeiro amasso nos alemães, construindo este placar no primeiro tempo, além de uma série de chances desperdiçadas. Foi o primeiro triunfo dos espanhóis na história do confronto.

Na volta, o 1 a 1 levou o Barcelona à semifinal, onde eliminou o Chelsea antes de derrotar o Manchester United por 2 a 0 na final da Liga dos Campeões.

Quatro anos depois venho a vingança, mas o Bayern foi ainda mais cruel com o Barcelona. Em casa, 4 a 0 na ida da semifinal, em dia que Thomas Müller fez o que quis com os catalães. Na volta, outra pancada, desta vez por 3 a 0, para acabar com os catalães e chegar à decisão, onde os bávaros venceram o rival Borussia Dortmund no eletrizante final com gol de Arjen Robben.

Na temporada 2014/15, o destino colocou Barcelona e Bayern de Munique novamente frente a frente por um lugar na final da Liga dos Campeões da Europa. Mais uma vez, o dono da casa foi soberano e acabou com o rival. No Camp Nou, Messi fez o primeiro, ampliou naquele antológico gol em que deixou Boateng no chão e encobriu Neuer, e Neymar fechou a conta nos acréscimos.

Na volta, o Bayern até venceu, mas o 3 a 2 levou o Barça para a final contra a Juventus. Os espanhóis foram muito superiores aos italianos e conquistou mais uma taça de Champions League.

O último encontro ainda está fresco na memória de todos e jamais será esquecido. Na excepcional Liga dos Campeões de 2019/20, com reta final em jogo único, os dois rivais se encontraram nas quartas de final do torneio e o Bayern de Munique goleou por OITO a dois! Um massacre em todos os níveis que acabou gerando demissões em massa no Barça e mudanças profundas no elenco.

Os números de Barcelona x Bayern de Munique

Desde o começo, o Bayern leva vantagem no retrospecto contra o Barcelona. Em 11 jogos oficiais, venceu sete e perdeu somente também (foram mais dois empates também). A disparidade no número de vitórias, também se apresenta nas estatísticas de gols marcados, sendo 26 a favor dos bávaros e 16 para os catalães.

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00