Grandes zebras da Copa do Brasil

Formato de mata-mata proporciona resultados e títulos surpreendentes no torneio

Copa do Brasil
Formato de mata-mata proporciona resultados e títulos surpreendentes no torneio. (iStock)

De tempos em tempos a discussão de qual formato de disputa é melhor, pontos corridos ou mata-mata, é pauta na mídia esportiva brasileira. Independentemente da sua preferência, é bom que temos importantes campeonatos nacionais com os dois modelos: Brasileirão e Copa do Brasil.

Um dos argumentos de quem prefere o mata-mata é a emoção dos confrontos, que são sempre decisivos e a chance de surpresas e times pequenos superando favoritos é maior. Prova disso é a própria Copa do Brasil que em três décadas de disputa já trouxe diversas zebras que foram até campeãs. 

Campeões improváveis da Copa do Brasil

Criciúma 1991

Na terceira edição da história, a Copa do Brasil já teve uma grande surpresa. O Criciúma fez uma campanha irretocável e conquistou o título inédito e de forma invicta. Depois de parar nas semifinais na edição anterior, o time catarinense voltou com tudo e eliminou Atlético-MG, Goiás, Remo e depois desbancou o grande favorito Grêmio na decisão. A conquista também foi uma grande vitrine para o treinador Luiz Felipe Scolari mostrar o seu valor. 

Juventude 1999

O time gaúcho mostrou uma enorme força competitiva e não apenas conquistou a Copa do Brasil, como também mostrou uma grande superioridade contra adversários de maior expressão como Fluminense, Corinthians, Internacional e Botafogo. A campanha foi irretocável e foi consagrada com um Maracanã cheio para ver o Juventude campeão. 

Santo André 2004

Depois de fazer uma campanha surpreendente ao eliminar times mais tradicionais como Atlético-MG, Guarani e Palmeiras, o time comandado por Péricles Chamusca tinha pela frente o Flamengo na decisão. Após empatar na primeira partida da final no Parque Antártica, por 2 a 2, o Ramalhão teria que superar o Rubro-Negro em pleno Maracanã.

O palco histórico do futebol brasileiro abrilhantou ainda mais a conquista do Santo André, que venceu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Sandro Gaúcho, para levar o título. 

Paulista 2005

Vindo de uma edição anterior surpreendente, a Copa do Brasil de 2005 também trouxe outra grande zebra paulista. Dessa vez, o Paulista repetiu o feito do Santo André e conquistou o torneio inédito também no Maracanã. Após eliminar Botafogo, Inter, Figueirense e Cruzeiro, o clube de Jundiaí tinha o Fluminense pela frente na decisão. Em casa, o Paulista venceu por 2 a 0, com gols de Márcio Mossoró e Léo, e conseguiu a vantagem para o jogo da volta. No Maracanã, o time segurou o Fluminense e, após o empate sem gols, conquistou o título.

Campanhas surpreendentes na Copa do Brasil

Linhares 1994

O time capixaba fez uma campanha surpreendente em 1994. Logo de casa, o Linhares passou pelo favorito Fluminense. Na sequência, o time do Espírito Santo passou por São José-AP e Comercial-MS, parando apenas nas semifinais pelo Ceará. 

Brasiliense 2002

A edição de 2002 teve surpresas do início ao fim. Logo na 1ª fase o ASA eliminou o Palmeiras, e o surpreendente Brasiliense chegou na final contra o Corinthians. O time da capital brasileira passou por times tradicionais como Atlético-MG, Fluminense e Náutico, e ficou com o vice-campeonato. 

XV de Novembro 2004

A Copa do Brasil é uma vitrine também para treinadores. Assim como Felipão com o Criciúma, Mano Menezes ganhou destaque após uma surpreendente campanha com o XV de Novembro na Copa do Brasil. O time gaúcho chegou até as semifinais do torneio, sendo eliminado para o Santo André, que seria o campeão. 

Baraúnas 2005

O modesto Baraúnas marcou seu nome na história da Copa do Brasil pela sua campanha em 2005. O time potiguar eliminou América-MG, Vitória e Vasco em sequência, sendo eliminado para o Cruzeiro apenas nas quartas de final. 

Ipatinga 2006

Como dissemos, a Copa do Brasil também é uma boa vitrine para novos treinadores e assim como Felipão e Mano Menezes, Ney Franco também colocou seu nome nos radares dos grandes clubes depois da bela campanha com o Ipatinga em 2006. Eliminando times mais tradicionais como Botafogo, Náutico e Santos, o time mineiro foi parado apenas para o Flamengo, que seria campeão, nas semifinais. Vale destacar que Ney Franco saiu do Ipatinga tempo depois para comandar o time Rubro-Negro.

América-RN 2014

Além de ser uma das campanhas mais surpreendentes do torneio, a trajetória do América-RN teve também uma das grandes viradas da história da Copa do Brasil. Depois de perder em casa a primeira partida para o Fluminense por 3 a 0, o time de Natal chegou para a partida de volta com pouquíssimas esperanças. 

E o cenário no Maracanã era ainda pior ao final do 1º tempo, com a derrota por 2 a 1. Contudo, o América-RN voltou para o 2º tempo e conseguiu uma surpreendente virada e uma classificação ainda mais inacreditável, vencendo o jogo por 5 a 2. O time ainda eliminou o Athletico-PR nas oitavas, e foi parado pelo Flamengo nas quartas de final. 

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00