Raio-X: Palmeiras e Grêmio se encontram em mata-mata pela 10ª vez

Veja números que contam a história dessa rivalidade

Ida da Copa do Brasil acontece na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (iStock)

Pela primeira vez na história, Palmeiras e Grêmio disputam frente a frente um título importante do futebol brasileiro. Nos dois próximos domingos (28/02 e 07/03), paulistas e gaúchos decidem a Copa do Brasil 2020, aumentando a extensa lista de partidas marcantes que os dois rivais protagonizaram ao longo dos anos. 

A “estreia” em finais, no entanto, não representa o que os times já escreveram em mata-mata desde a década de 60, quando o futebol no Brasil ganhou proporções nacionais. Muito pelo contrário, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil será a 23ª partida entre Verdão e Imortal em partidas eliminatórias.

Essa história começou há muito tempo, ainda nos anos de Taça Brasil, e já escreveu capítulos no Brasileirão, Copa do Brasil (várias vezes) e Libertadores da América. Agora, o Betsul relembra como a rivalidade foi construída até chegar na parte em que estamos prestes a acompanhar, na decisão da CdB 2020. Confira!

Os primeiros anos

A primeira vez que Palmeiras e Grêmio se encontraram em uma partida eliminatória foi na Taça Brasil de 1965, o antigo Brasileirão. Na fase de quartas de final, decidida em melhor de três partidas, não faltaram emoções. No jogo 1, goleada do Verdão em São Paulo por 4 a 1. O Imortal deu o troco de forma ainda mais impiedosa: 5 a 1 e jogo 3 confirmado. Disputado no Pacaembu, o duelo terminou com vitória por 2 a 0 do Alviverde.

Dois anos depois, paulistas e gaúchos voltaram a se enfrentar pela Taça Brasil, mas, desta vez, na fase semifinal. Novamente, três jogos foram necessários para definir o finalista. O Grêmio fez prevalecer seu mando de campo, vencendo por 2 a 1, assim como o Palmeiras, que ganhou por 3 a 1. No desempate, 2 a 1 para o Verdão.

Tensão nos anos 90

10! Esse é o número de jogos de mata-mata que Palmeiras e Grêmio fizeram na década de 90. E todos eles foram simplesmente emocionantes. Isso começou no Brasileirão de 1990, nas quartas de final. Em São Paulo, vitória do Verdão por 1 a 0. Precisando reverter a desvantagem em Porto Alegre, o Imortal ganhou por 2 a 0 e avançou à semifinal.

Três anos depois, na Copa do Brasil, novo encontro nas quartas de final. Desta vez, ida e volta ficaram no 1 a 1, e, assim, a definição da vaga foi para os pênaltis. O Grêmio venceu por 7 a 6 e passou de fase.

Foi então que em 1995 chegou o jogo que seria o clímax da rivalidade na década. Quartas de final da Libertadores da América. No Estádio Olímpico, tensão, expulsões, briga generalizada e isso tudo com apenas 20 minutos de jogo. Quando a bola, enfim, rolou o Grêmio meteu 5 a 0 no Palmeiras.

Na volta, o Imortal chegou a abrir o placar, o Palmeiras ensaiou uma virada épica, ficou com 5 a 1 no placar, passou próximo do sexto tento, mas ficou pelo caminho. Mesmo assim, o Palestra Itália parou para aplaudir a equipe pela entrega.

Já em 96 foram confrontos pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão. No primeiro, o Palmeiras passou após vencer em casa e perder fora, passando à semifinal. Pouco tempo depois, o Grêmio se vingou e foi à final do Campeonato Brasileiro ao repetir o que o Verdão havia feito.

Histórico recente

Depois de tantos jogos assim num curto espaço de tempo, Grêmio e Palmeiras deram folga aos torcedores e só voltaram a se encontrar novamente em mata-mata mais recentemente. Em 2012, o Alviverde eliminou o Imortal na semifinal da Copa do Brasil antes de levantar a taça. Graças ao triunfo em Porto Alegre, os paulistas puderam empatar na volta para decidir o título.

Quatro anos depois, na mesma competição, vitória do Grêmio e empate levaram o Imortal para a semifinal do torneio. Por fim, no último encontro, apesar de ter perdido em Porto Alegre, o Imortal virou o confronto em São Paulo e passou pelo Verdão nas quartas de final da Libertadores da América.

A seguir, confira todos os jogos de mata-mata entre Palmeiras e Grêmio:

Taça Brasil 65 - 1º jogo Quartas de final - Palmeiras 4 x 1 Grêmio

Taça Brasil 65 - 2º jogo Quartas de final - Grêmio 5 x 1 Palmeiras

Taça Brasil 65 - 3º jogo Quartas de final - Grêmio 0 x 2 Palmeiras

Taça Brasil 67 - 1º jogo semifinal - Grêmio 2 x 1 Palmeiras

Taça Brasil 67 - 2º jogo semifinal - Palmeiras 3 x 1 Grêmio

Taça Brasil 67 - 3º jogo semifinal - Palmeiras 2 x 1 Grêmio

Brasileirão 90 - 1º jogo quartas de final - Palmeiras 1 x 0 Grêmio

Brasileirão 90 - 2º jogo quartas de final - Grêmio 2 x 0 Palmeiras

Copa do Brasil 93 - 1º jogo quartas de final - Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Copa do Brasil 93 - 2º jogo quartas de final - Grêmio 1 x 1 Palmeiras

Libertadores 95 - 1º jogo quartas de final - Grêmio 5 x 0 Palmeiras

Libertadores 95 - 2º jogo quartas de final - Palmeiras 5 x 1 Grêmio

Copa do Brasil 96 - 1º jogo semifinal - Palmeiras 3 x 1 Grêmio

Copa do Brasil 96 - 2º jogo semifinal - Grêmio 2 x 1 Palmeiras

Brasileirão 96 - 1º jogo quartas de final - Grêmio 3 x 1 Palmeiras

Brasileirão 96 - 2º jogo quartas de final - Palmeiras 1 x 0 Grêmio

Copa do Brasil 12 - 1º jogo semifinal - Grêmio 0 x 2 Palmeiras

Copa do Brasil 12 - 2º jogo semifinal - Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Copa do Brasil 16 - 1º jogo quartas de final - Grêmio 2 x 1 Palmeiras

Copa do Brasil 16 - 2º jogo quartas de final - Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Libertadores 19 - 1º jogo quartas de final - Grêmio 0 x 1 Palmeiras

Libertadores 19 - 2º jogo quartas de final - Palmeiras 1 x 2 Grêmio