Copa do Mundo: veja a lista dos maiores artilheiros da história

Mundial da FIFA tem em sua lista de goleadores os maiores nomes do futebol

Copa do Mundo já teve 30 artilheiros diferentes ao longo dos anos

É inegável que a Copa do Mundo da FIFA é o campeonato de futebol mais importante que existe. Uma ou outra estrela até pode ficar fora de certa edição ou de quase todas, por representar uma seleção mais fraca, mas a cada quatro anos ela traz um desfile com os nomes mais badalados do esporte, e o mundo para tudo para vê-los.

No meio de tantos craques do futebol, se destacam aqueles que decidem as partidas, colocando a bola no fundo do gol. São eles, os artilheiros da Copa do Mundo, os personagens da matéria de hoje. Após 90 anos de competição, quem são os maiores que o mundial já viu?

Quantas edições de Copa do Mundo já foram realizadas?

Desde a primeira, em 1930, foram realizadas 21 edições da Copa do Mundo da FIFA. No entanto, como em várias edições a artilharia ficou dividida, temos mais artilheiros do que edições do mundial. 

Caso a Copa do Mundo tivesse acontecido de maneira ininterrupta, o número de vezes em que ela aconteceu seria maior. No entanto, Após a Copa de 1938, somente em 1950 ela voltou a ser realizada (o motivo foi a Segunda Guerra Mundial). Desde então, o calendário segue sendo cumprido regularmente.

Quantos jogadores já foram artilheiros da Copa do Mundo?

Nos 21 torneios da Copa do Mundo da FIFA na história, tivemos 30 artilheiros diferentes. Curiosamente, nunca nenhum atleta conseguiu terminar como goleador máximo em mais de uma edição. Por isso, o grupo de jogadores que você conhecerá a seguir têm em comum o fato de só aparecerem na lista uma única vez.

O primeiro deles foi o argentino Guillermo Stábile, na época jogador do Huracán. O atleta marcou seis gols na campanha do vice-campeonato e chamou a atenção do Genoa, da Itália, para onde se transferiu após a Copa do Mundo.

Em 1938, veio o primeiro brasileiro: Leônidas da Silva, que anotou sete tentos naquela edição. Em cinco jogos, o ex-jogador do Flamengo marcou sete dos 14 gols da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Já o último artilheiro da Copa do Mundo foi o inglês Harry Kane, que ajudou a Inglaterra a chegar à semifinal da competição ao balançar a rede seis vezes.

Quem é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo?

Desde a semifinal da Copa de 2014, esse posto é do ex-jogador Miroslav Klose, da Alemanha. Com 16 gols, ele ultrapassou Ronaldo, justamente no fatídico 7x1 que os alemães aplicaram sobre a Seleção Brasileira no Mineirão, em Belo Horizonte. Foi o último gol do centroavante em sua história no mundial (disputou em 2002, 2006, 2010 e 2014).

Atrás, como já citado, está Ronaldo “Fenômeno”, que participou das edições de 1994, 1998, 2002 e 2006. O brasileiro tem 15 gols, mas conseguiu isso em bem menos jogos do que o alemão (19 a 28). O top 3 fica completo com Gerd Müller, mais um alemão que em apenas duas Copas do Mundo (1970 e 1974) fez 14 gols.

Abaixo, confira a lista com os cinco maiores artilheiros da história da Copa do Mundo:

Posição     Jogador    País    Gols
    Miroslav Klose  Alemanha    16
    Ronaldo  Brasil    15
    Gerd Müller  Alemanha    14
    Just Fontaine  França    13
    Pelé  Brasil    14

Lista de maiores artilheiros da Copa do Mundo por país (pelo menos cinco gols)

PosiçãoPaísNº de artilheiros
Alemanha e Brasil       14
Holanda        7
Argentina, Itália e Uruguai        6
Espanha        5
França e Hungria        4
Croácia, Inglaterra e Polônia        3
Áustria, Bélgica, Portugal, Suécia e Tchecoslováquia        2
Austrália, Bulgária, Camarões, Colômbia, Dinamarca, EUA, Gana, Irlanda do Norte, Peru, Rússia, Suíça e União Soviética        1

Lista de maiores artilheiros da Copa por média de gols por jogo

PosiçãoJogadorPaísMédia
Sándor KocsisHungria2,20
Just FontaineFrança2,17
Guillermo StábileArgentina2,00
Josef HügiSuíça2,00
Oleg SalenkoRússia2,00
Leônidas da SilvaBrasil1,60

Stábile marcou oito gols, e, por isso, é o terceiro colocado. Hügi e Salenko marcaram seis, portanto, dividem o quarto lugar do ranking.

Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00