Quem é o maior campeão da Copa do Nordeste?

Competição é, atualmente, a maior regional do Brasil

Nove clubes diferentes já venceram a Copa do Nordeste (iStock)

Se um dia a Copa Rio-São Paulo se destacou por reunir em um só lugar oito dos maiores clubes do Brasil no início, hoje, é inegável que a maior competição regional que existe no país é a Copa do Nordeste. Realizada anualmente desde 2013, ela começou ainda nos anos 90 e passou por muitas idas e vindas até se consolidar como o grande campeonato que é atualmente, trazendo equipes muito tradicionais do futebol brasileiro.

Seja nos primórdios ou nos dias atuais, o “Nordestão”, como também é conhecido, é muito importante. Isso porque além das excelentes premiações e do alto nível técnico, sempre garantiu ao campeão a possibilidade de se classificar para um torneio internacional ou vantagem para brigar pela Copa do Brasil.

O começo da Copa do Nordeste

Uma série de competições entre clubes do Nordeste foi realizada no Brasil desde os anos 1950. De acordo com inúmeras histórias, algumas até tiveram a chancela da CBD (Confederação Brasileira de Desportes), no entanto, elas não são reconhecidas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade responsável por gerir o futebol no país só passou a contar os títulos a partir da Copa do Nordeste de 1994, que foi organizada pela FAF (Federação Alagoana de Futebol).

Nos dois anos seguintes, nem FAF, nem alguma outra federação da região do Nordeste e nem a CBF decidiram realizar a competição. Ela só voltou a acontecer em 1997, aí sim sob a tutela da entidade nacional, sendo realizada anualmente até 2003.

A Copa do Nordeste não foi realizada no período de 2004 a 2009, retornando em 2010, organizada totalmente pela Liga do Nordeste. Ela participa da organização da competição desde 1997, ficando responsável pela parte comercial (a CBF cuida da parte técnica). Naquela edição, no entanto, tudo ficou sob sua tutela.

Em 2013, a CBF decidiu voltar para o jogo e desde então a Copa do Nordeste é realizada anualmente.

Na primeira edição da Copa do Nordeste, em 1994, o campeão não recebeu nenhuma bonificação extra pelo título a não ser a premiação. Entre 1997 e 1999, o clube campeão também garantiu vaga para a Copa Conmebol, extinta em 2000. Em 2014, 2015 e 2016, uma vaga na Copa Sul-Americana era concedida ao campeão da temporada. De 2017 para cá, ele ganha como benefício entrar na Copa do Brasil do ano seguinte já na fase oitavas de final.

Quantos campeões diferentes existem na Copa do Nordeste?

Em 17 edições oficiais da Copa do Nordeste, nove clubes diferentes foram campeões do campeonato regional. Quatro deles venceram a competição mais de uma vez (Bahia, Ceará, Sport e Vitória), enquanto outros cincos levantaram a taça somente uma vez na história (América-RN, Campinense, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Santa Cruz).

Além disso, mais cinco equipes chegaram à decisão ao menos uma vez, mas ficaram pelo caminho, formando o grupo de finalistas nunca campeões. ABC, ASA, Botafogo-PB, CRB e Fluminense de Feira são eles.

 

Qual o estado com mais títulos da Copa do Nordeste?

Posição          EstadoTítulos
     1ºBahia    7
     2ºPernambuco    4
     3ºCeará    3
     4ºParaíba    1
     4ºRio Grande do Norte    1
     4ºMaranhão    1

 

Qual é o clube com mais participações na Copa do Nordeste?

PosiçãoClubesParticipações
     1ºAmérica-RN, Bahia, Botafogo-PB, CRB, Vitória         16
     2ºAbc, Ceará         15
     3ºCeará         14
     4ºSport         13
     5ºConfiança, Fortaleza, Náutico e Santa Cruz         12

 

Quem é o maior campeão da Copa do Nordeste?

PosiçãoClubeTítulos
Vitória    4
Bahia e Sport    3
Ceará    2

América-RN, Campinense, Fortaleza, 

Sampaio Corrêa e Santa Cruz

    1
Carrinho
SimplesCombinada
logo pinpayCompre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!

R$000.000,00