Conheça o maior artilheiro da história das Eliminatórias da Copa na América do Sul

Grandes estrelas do futebol mundial também ajudam suas seleções a irem ao mundial

Maiores artilheiros das Eliminatórias são também grandes nomes do futebol mundial (iStock)

A América do Sul sempre foi um grande celeiro de craques do futebol, principalmente quando o assunto é criar atletas talentosos, criativos e com enorme poder de decisão. Por isso, muito dos maiores atacantes da história também desfilaram suas qualidades nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA, qualificatório que acontece ao longo dos anos para definir os classificados ao torneio mais importante da modalidade.

A competição é relativamente curta. Atualmente, cada seleção disputa no máximo 18 jogos (quando o país-sede é do continente, esse número cai ainda mais, pois ele já se classifica automaticamente à competição), mas no passado o calendário era ainda mais enxuto. Por isso, os recordistas de gols na história das Eliminatórias apresentam números baixos se comparados com as marcas que possuem com em suas carreiras em clubes.

Falando nisso, você sabe dizer quem é o maior artilheiro da história das Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul? É isso o que o Betsul traz hoje! Para fazer os levantamento, não estamos contabilizando os gols marcados nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Quantas edições das Eliminatórias já foram disputadas?

Até a Copa do Mundo de 2018, foram realizadas 17 edições de Eliminatórias na América do Sul. Nos mundiais de 1934, 1938 e 1950, os três primeiros da história, a Conmebol até esboçou um sistema de classificação, mas, pelo amadorismo na região, seleções desistiram e as que sobraram acabaram conseguindo classificação automática.

Em 1950, por exemplo, Chile e Bolívia foram à Copa do Mundo do Brasil após algumas desistências. Eles até chegaram a se enfrentar em partidas de ida e volta, mas a Conmebol não coloca esse jogos na contagem oficial pois, de fato, eles não valeram nada.

Também vale lembrar que entre 1939 e 1949 a Copa do Mundo não foi realizada devido à Segunda Guerra Mundial.

Quem é o maior artilheiro das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo?

Até o início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, duas grandes estrelas do futebol mundial estavam empatadas como os maiores artilheiros da história do qualificatório. Curiosamente, até pouquíssimo tempo atrás, ambos eram parceiros de ataque no Barcelona. Estamos falando do argentino Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez, com 21 gols cada um.

Lionel Messi estreou nas Eliminatórias contra o Paraguai, em setembro de 2005. Isso significa que o camisa 10 participou do qualificatório para as Copas do Mundo de 2006, 2010, 2014 e 2018 (e está participando na de 2020). Desde então, esteve presente em quase todas as convocações, mas perdeu nove jogos por lesão e um por suspensão.

Ao todo, são 45 partidas (41 como titular e quatro como reserva), onde marcou 21 gols. Abaixo, confira contra quem foram os gols de Lionel Messi nas Eliminatórias da Copa do Mundo:

Gols    Adversário
  4    Equador e Uruguai
  3    Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela
  1    Bolívia
  0    Brasil e Peru

Luis Suárez começou a sua história nas Eliminatórias da Copa do Mundo em outubro de 2007, e, portanto, disputou os qualificatórios para os mundiais de 2010, 2014 e 2018 (agora também disputa para o de 2020). Entre quatro suspensões por acúmulo de cartões amarelos e uma suspensão mais dura de um ano por ter mordido o italiano Giorgio Chiellini na Copa do Mundo do Brasil, “El Pistolero” sempre esteve presente nas convocações do Uruguai.

O centroavante tem em seu currículo 48 partidas de Eliminatórias (isso inclui a fase Sul-Americana e também a repescagem, que disputou para as Copas de 2010 e 2014, contra Costa Rica e Jordânia, respectivamente). Começou como titular em 46 oportunidades e balançou as redes 21 vezes.

A seguir, veja quem foram as vítimas de Luis Suárez nas Eliminatórias da Copa do Mundo:

Gols    Adversário
  5    Bolívia e Chile
  3    Peru
  2    Colômbia e Paraguai
  1    Argentina, Brasil, Equador e Venezuela

 

Sem brasileiros no Top 10

O Brasil pode se orgulhar de ser a pátria de Pelé, Zico, Ronaldo, Romário, Neymar e muitos outros meias e atacantes goleadores, mas nenhum deles consegue estar no ranking dos 10 maiores artilheiros das Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas existem dois fatores que explicam bem porque isso pode acontecer.

Primeiro, a Seleção Brasileira é a que menos jogou partidas das Eliminatórias Sul-Americanas, com apenas 110 compromissos até 2020. A título de comparação, a Argentina, que também tem menos do que os demais, entrou em campo 136 vezes neste mesmo período. O Uruguai, recordista, soma 154 (sem contar a repescagem).

Os motivos são óbvios: o Brasil sediou a Copa do Mundo em 1950 e 2014, não passando pelas Eliminatórias nessas duas ocasiões (em 50 não houve qualificatório, mas se o Brasil não fosse sede, haveria entre a Seleção, Chile e Bolívia por duas vagas).

Além disso, também possui cinco títulos. Como o campeão já se garante automaticamente na próxima Copa do Mundo, a Seleção Brasileira não jogou as Eliminatórias de 1962, 1966, 1974, 1998 e 2006.

Outro fator é a dura disputa a cada convocação. Como o Brasil sempre tem muitas opções ofensivas, é comum que grandes craques não sejam convocados vez ou outra. Para se ter ideia, Ronaldo, que jogou quatro Copas do Mundo, soma apenas 15 jogos de Eliminatórias. Pelé, em 14 anos servindo a Seleção, disputou só seis.

Abaixo, confira os 10 maiores artilheiros das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo até 2019:

Posição   Jogador      País      Gols  
Lionel Messi   Argentina    21
Luis Suárez   Uruguai    21
Hernán Crespo   Argentina    19
Marcelo Salas   Chile    18
Iván Zamorano   Chile    17
Joaquín Botero   Bolívia    16
Agustín Delgado   Equador    16
Jefferson Farfán   Peru    15
Diego Forlán   Uruguai    15
10ºJosé Cardozo   Paraguai    14
Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!