Palmeiras x Santos: quem venceu mais vezes o confronto?

Em mais de 100 anos de Clássico da Saudade, santistas e palmeirenses decidiram quatro finais

Em mais de 100 anos de Clássico da Saudade, santistas e palmeirenses decidiram quatro finais. (iStock)

Também conhecido como Clássico da Saudade, o confronto Palmeiras x Santos é um dos duelos mais tradicionais do futebol brasileiro, com mais de 100 anos de existência. Juntos, os dois clubes paulistas somam mais 18 conquistas de Campeonato Brasileiro e cinco títulos de Copa Libertadores. 

Alviverdes e alvinegros tiveram equipes que marcaram épocas e de grande rivalidade no futebol brasileiro. Nos anos 60, por exemplo, o Palmeiras teve uma grande equipe liderada por Ademir da Guia, enquanto o Santos tinha Pelé. Assim, palmeirenses e santistas dominaram o futebol paulista e brasileiro nesse período. 

A rivalidade é de longa data e já são quase 300 partidas oficiais entre Palmeiras e Santos, sendo a série A1 do Campeonato Paulista o grande palco de encontro para as duas equipes. No histórico do Clássico da Saudade, existe uma grande diferença no número de vitórias para cada lado, isto é, uma das equipes leva uma boa vantagem no retrospecto

Quem venceu mais vezes?

Diferentemente do que acontece com muitas outras rivalidades, o Clássico da Saudade tem um time com grande vantagem no retrospecto. Em 295 partidas oficiais, o Palmeiras é quem tem o maior número de vitórias. Ao todo, o alviverde venceu 125 vezes o clássico, enquanto o Santos tem apenas 93 vitórias. Se considerarmos apenas os confrontos pelo Brasileirão, a situação se inverte e quem tem um retrospecto melhor é o time santista. Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram em 66 oportunidades, sendo 24 triunfos para o Alvinegro Praiano e 19 para os palmeirenses. 

A vantagem de gols marcados pelo Palmeiras no Clássico da Saudade também é considerável. Ao todo, o time alviverde balançou as vezes 493 vezes no confronto, enquanto os santistas marcaram 409 gols. 

Qual foi a maior goleada do clássico?

Falando em gols, o Clássico da Saudade já proporcionou grandes jogos e de placares muito movimentados. A maior goleada do confronto veio ainda com o Palestra Itália. O clube que originou a Sociedade Esportiva Palmeiras goleou o Santos pelo placar de 8 a 0, durante a campanha do título do Campeonato Paulista de 1932. A grande performance também serviu como revanche para a goleada sofrida em anos anteriores, já que em 1915, os santistas golearam o Palestra por 7 a 0 - maior goleada a favor do Santos até os dias de hoje no clássico. 

Finais entre Palmeiras e Santos

Apesar da rivalidade entre as duas equipes ser mais do que centenária, Palmeiras e Santos se enfrentaram em quatro finais. A primeira decisão de título entre os rivais paulistas veio justamente no Estadual, mas somente em 1959. Na época, a competição era disputada em pontos corridos e, depois de terminarem empatados na primeira colocação da tabela, santistas e palmeirenses tiveram que se enfrentar em uma partida extra. Melhor para o time alviverde que derrotou o Santos de Pelé e cia por 2 a 1. 
Muito tempo depois, o ano de 2015 reacendeu a rivalidade entre as duas equipes, já que ambas decidiram os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano. No Estadual, o Santos saiu com o título, decidido nos pênaltis na Vila Belmiro, após empate no placar agregado. Já no torneio nacional, o alviverde teve a sua vingança. Novamente, empate no placar agregado, mas a vitória nos pênaltis e o título foram para o time do Allianz Parque, que estava em casa. 

Resultados dos últimos 10 confrontos:

Santos 0x1 Palmeiras - Semifinal Paulistão 2018
Palmeiras (5) 1x2 (3) Santos - Semifinal Paulistão 2018
Santos 1x1 Palmeiras - Brasileirão 2018
Palmeiras 3x2 Santos - Brasileirão 2018
Palmeiras 0x0 Santos - Paulistão 2019
Palmeiras 4x0 Santos - Brasileirão 2019
Santos 2x0 Palmeiras - Brasileirão 2019
Santos 0x0 Palmeiras - Paulistão 2020
Palmeiras 2x1 Santos - Brasileirão 2020
Santos 2x2 Palmeiras - Brasileirão 2020

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!