Técnicos estrangeiros que foram campeões no Brasil

Mais de 40 treinadores estrangeiros conquistaram ao menos um título em território brasileiro

Mais de 40 treinadores estrangeiros conquistaram ao menos um título em território brasileiro. (iStock)

O sucesso recente de técnicos estrangeiros no Brasil, como do português Jorge Jesus com o Flamengo, deixou os “gringos” em evidência para o mercado do futebol brasileiro. Diversos clubes passaram a olhar mais as opções fora do país para o comando técnico. O Flamengo, por exemplo, passou de uma estrangeiro para um outro, o espanhol Domènec Torrent, na tentativa de manter o desempenho vitorioso de Jesus, que conquistou cinco títulos com o Rubro-Negro em um ano. 

Evidente que as conquistas do português foram espetaculares, no entanto, a história de conquistas de técnicos estrangeiros com clubes brasileiros tem mais de um século. Isso, levando em consideração as competições oficiais nacionais e internacionais, e, claro, apenas os treinadores que terminaram a campanha de título no comando da equipe. Portanto, 42 técnicos estrangeiros foram campeões no Brasil até hoje. 

Qual o primeiro técnico estrangeiro campeão no Brasil?

O primeiro técnico estrangeiro a conquistar um título com um clube brasileiro foi um inglês. Charlie Williams foi convidado para se tornar o primeiro treinador do Fluminense em 1911. O ex-goleiro tinha passagem recente como treinador da seleção da Dinamarca nas Olimpíadas de 1908 e logo no seu primeiro ano como treinador do time brasileiro foi campeão carioca. 

O treinador inglês conquistaria mais duas vezes o Estadual: novamente com o Fluminense em 1924 e com o América em 1928. Dessa forma, Charlie Williams conquistou três títulos no Brasil.

Técnicos uruguaios são maioria

O Uruguai é o grande exportador de técnicos vitoriosos para o Brasil, afinal, foram 18 treinadores uruguaios que foram campeões comandando clubes brasileiros. Dessa forma, o Uruguai é país que mais teve treinadores campeões no Brasil. 

Ramón Platero foi o primeiro treinador uruguaio a conquistar um título sob o comando de um time brasileiro. Como técnico do Fluminense, Platero conquistou Campeonato Carioca de 1919. Pouco tempo depois, Platero assumiu o comando do Flamengo, tornando o primeiro treinador da história do Rubro-Negro que até então era comandado por comissões técnicas. Além disso, o treinador uruguaio chegou a comandar duas equipes ao mesmo tempo: Flamengo e o recém-criado Vasco. 

No Rubro-Negro Carioca, o Ramón Platero não conquistou nenhum título, porém, foi duas vezes campeão carioca com o Vasco, em 1923 e 1924. Mais tarde, o treinador uruguaio conquistaria outro Estadual, mas o Campeonato Paulista de 1938 comandando o Palmeiras. 

O último treinador uruguaio a ser campeão no Brasil foi Diego Aguirre. Sob o comando do Internacional, Aguirre conquistou o Campeonato Gaúcho de 2015. Assim, a lista de treinadores uruguaios campeões no Brasil é composta por: Ramón Platero, Juan Carlos Bertone, Carlos Viola, Humberto Cabelli, Carlos Carlomagno, Ricardo Díez, Ondino Viera, Félix Magno, Ventura Cambón, Graciano Acosta, Salvador Perine, José Fiorotti, Juan Álvarez, Júlio Velles, Walter Olivera, Sérgio Ramírez d'Avila, Darío Pereyra e Diego Aguirre. 

Em menor número, mas ainda bastante considerável, estão os treinadores argentinos. Apesar da rivalidade com o Brasil, o segundo país com mais treinadores vitoriosos em solo brasileiro é a Argentina. Até aqui, 10 técnicos argentinos foram campeões no Brasil e essa história começou com Valentin Navamuel. 

Depois de jogar no Brasil por Vasco e Portuguesa-RJ, o ex-atacante argentino se aposentou e ficou por aqui mesmo. Como treinador teve grande sucesso no Sport, conquistando o bicampeonato estadual em 1942 e 1943. 

Assim, a lista de técnicos argentinos campeões no Brasil é composta por: Valentin Navamuel, Carlos Volante, Alfredo González, Jim López, Dante Bianchi, Juan Celly, Juan Celly, Armando Renganeschi, José Poy e Jorge Sampaoli. 

Nacionalidade dos treinadores estrangeiros campeões no Brasil

Uruguai18
Argentina10
Paraguai4
Inglaterra3
Hungria3
Itália2
Portugal2

Títulos conquistados por técnicos estrangeiros

Carioca22
Paulista15
Pernambucano12
Mineiro9
Sergipano9
Paranaense7
Paraense7
Rio São-Paulo5
Gaúcho5
Baiano4
Catarinense3
Amapaense2
Brasileirão2
Copa Rio1
Potiguar1
Cearense1
Copa Norte1
Libertadores1
Supercopa do Brasil1
Recopa Sul-Americana1

Título mais recente de um treinador estrangeiro no Brasil

O treinador estrangeiro com o título mais recente no Brasil é Jorge Sampaoli. Depois de uma boa temporada com o Santos, o técnico argentino foi para o Atlético-MG e com o Galo conquistou o Campeonato Mineiro de 2020. Portanto, Sampaoli é dono do título mais recente de um treinador estrangeiro em território brasileiro. 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!