Veja quais são as raras vitórias de times brasileiros em La Bombonera

Retrospecto brasileiro é bem fraco e evidencia dificuldade em vencer no estádio do Boca Juniors

Vitórias de times brasileiros na La Bombonera
Retrospecto brasileiro é bem fraco e evidencia dificuldade em vencer no estádio do Boca Juniors. (iStock)

Difícil encontrar um estádio, ou melhor, uma cancha que carrega tamanha mística na América do Sul como La Bombonera. Dona de uma famigerada intimidação para os times adversários, a casa do Boca Juniors é sempre um fator relevante para os visitantes. E, visitar o bairro de La Boca, onde está situado o estádio, não é nada tranquilo especialmente para os clubes brasileiros, basta ver o retrospecto histórico.

Em 40 partidas oficiais no território Xeneize, os brasileiros saíram com vitória em apenas oito oportunidades. Número bem baixo que evidencia a força do Boca Juniors na La Bombonera e justifica a fama que o estádio tem, principalmente, aqui no Brasil. Por isso, esses raros momentos de triunfo brasileiro no campo adversário são marcantes. 

Qual foi a primeira vitória de um time brasileiro em La Bombonera?

Se considerarmos jogos amistosos, a primeira vitória de um clube brasileiro contra o Boca Juniors em La Bombonera foi em 1958 com o Flamengo. O Rubro-Negro venceu o clube argentino por 4 a 2. 

Em jogos oficiais, a primeira das raras vitórias de times brasileiros na La Bombonera veio em 1963 e não poderia ser em uma ocasião maior: final da Libertadores. Fora de casa, o Santos de Pelé venceu o Boca Juniors por 2 a 1, com gols de Coutinho e do próprio Rei. Assim, o Peixe não apenas conquistou o feito inédito como também levou a taça do torneio - o bicampeonato da Libertadores. 

Vitórias brasileiras em La Bombonera pela Libertadores

A competição que proporciona esses principais encontros de times brasileiros com a La Bombonera é a Copa Libertadores. Enfrentar o segundo maior campeão da competição fora de casa é uma capítulo à parte para qualquer trajetória de um clube brasileiro no torneio mais importante da América do Sul. E, como citamos acima, o Santos foi o primeiro a conseguir uma vitória no campo xeneize e, ainda, conquistou o título com o triunfo. Depois disso, tivemos outras quatro vitórias. 

Somente em 1994 aconteceria um segundo triunfo. Pelo Grupo 2, o Cruzeiro conseguiu vencer por 2 a 1 o Boca Juniors, fora de casa. Nessa edição da Libertadores, o time xeneize fez feio e, em um grupo com a Raposa, o Palmeiras e o Vélez Sarsfield (que seria o campeão), o Boca ficou na lanterna do grupo e, consequentemente, foi eliminado. 

A terceira vitória veio em 2003 e é um dos resultados mais marcantes, especialmente, visto nos dias de hoje. Naquela edição do torneio, o Boca Juniors tinha um time histórico comandado por Carlos Bianchi e com Tévez no ataque. Os argentinos foram campeões, vencendo Santos, inclusive, na final. No entanto, um outro time brasileiro esteve no caminho do título xeneize e conseguiu vencer na La Bombonera. Na partida de ida das oitavas de final, o Paysandu de Iarley conseguiu a vitória por 1 a 0. O feito foi tão marcante que despertou o interesse do Boca Juniors na contratação de Iarley que, na temporada seguinte, foi contratado pelo time argentino. 

Apesar do empate marcante do Corinthians na La Bombonera, com gol de Romarinho, na partida de ida da final, foi o Fluminense quem conseguiu a vitória contra o Boca Juniors fora de casa. Na fase de grupos, o Tricolor Carioca venceu por 2 a 1 o time argentino, com gols de Deco e Fred.

Na fase de grupos da Libertadores de 2018, o Palmeiras conquistou o resultado de 2 a 0 contra o Boca, com gols de Keno e Lucas Lima, na La Bombonera. Contudo, nas semifinais os times voltaram a se enfrentar e o time brasileiro não teve o mesmo desempenho e acabou sendo eliminado. 

A vitória mais recente de um time brasileiro veio nas oitavas de final da Libertadores de 2020. Na partida de volta, o Internacional conseguiu vencer por 1 a 0. Apesar do feito, o Colorado acabou sendo eliminado na decisão de pênaltis. 

Todas as vitórias de times brasileiros na La Bombonera em jogos oficiais:

  • Boca Juniors 1×2 Santos – 1963 – Final (Libertadores)
  • Boca Juniors 1×2 Cruzeiro – 1994 – Fase de grupos (Libertadores)
  • Boca Juniors 2 x 3 São Paulo - 1995 - Supercopa
  • Boca Juniors 0x1 Paysandu – 2003 – Oitavas de final (Libertadores)
  • Boca Juniors 1 x 2 Internacional - 2008 - Quartas de final (Sul-americana)
  • Boca Juniors 1×2 Fluminense – 2012 – Fase de grupos (Libertadores)
  • Boca Juniors 0x2 Palmeiras – 2018 – Fase de grupos (Libertadores)
  • Boca Juniors 0 x 1 Internacional - 2020 - Oitavas de final (Libertadores)
Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!