Conheça os goleiros menos vazados da temporada

Confira a lista com os principais nomes que se destacam com atuações fantásticas

Lista só tem goleiro bom de bola (iStock)

Quem nunca ouviu a frase “todo time começa por um bom goleiro”? Essas palavras são quase um mandamento no futebol e tem muito craque que embaixo das traves mostra que ela tem o seu fundo de verdade. Muitos deles vivem momentos tão especiais que estão entre os goleiros menos vazados da temporada europeia 2020/21.

Coincidência ou não, as estrelas que estão fechando o gol e fazendo muito atacante passar fome nas principais ligas do mundo defendem times que são fortes concorrentes a títulos nos próximos. Alguns, na verdade, já estão bem próximos de erguerem pelo menos uma taça antes do término da temporada.

Antes de listarmos quem são os cinco goleiros que lideram o ranking de menos vazados de 2020/21, vamos a algumas regras: para entrar na lista o jogador tem que ter jogado pelo menos 20 partidas somando todas as competições oficiais por clubes. Em caso de empate no número de gols sofridos, aparece na frente aquele que atuou menos.

5. Edouard Mendy (Chelsea)

Edouard Mendy chegou nesta temporada no Chelsea para já assumir a titularidade no gol dos Blues, deixando Kepa na reserva. A preferência pelo senegalês é explicada através dos números do arqueiro, que ajudam o clube a brigar nas primeiras posições da Premier League, além de lutar nas oitavas da Liga dos Campeões contra o Atlético de Madrid.

Em 29 partidas, Mendy sofreu 19 gols. Não é uma marca das mais assustadoras dos últimos anos, mas ainda assim é uma estatística da qual o jogador pode se orgulhar. Na Champions League, por exemplo, ele só foi vazado uma única vez em seis partidas, algo que não é para qualquer um.

4. Keylor Navas (PSG)

O PSG é vice-líder do Campeonato Francês e está com um pé nas quartas de final da Liga dos Campeões. O ataque com Neymar e Mbappé é o holofote, mas do outro lado do campo o costarriquenho Keylor Navas garante tanto sucesso para equipe quanto os seus dois companheiros.

Com 28 jogos na temporada até o momento, Navas sofreu somente 18 gols. Os números não são tão espetaculares, mas vale lembrar que o Paris Saint-Germain caiu em um grupo bem complicado na Champions League, competição onde o goleiro tem média de um gol por jogo. Na Ligue One, por exemplo, a média cai pela metade.

3. Ederson (Manchester City)

O Manchester City é praticamente o campeão inglês da temporada. A distância na tabela e no futebol apresentado pelos Citizens para os demais faz essa afirmação não ser loucura. O time está voando há meses, assim como o goleiro Ederson, pilar de um sistema defensivo exemplar.

O goleiro não tomou gol em quase metade dos jogos da Premier League e foi vazado na Liga dos Campeões apenas uma única vez. Assim, com 32 jogos em 2020/21, o brasileiro pode falar para todo mundo que apenas 17 vezes foi buscar a bola no fundo de sua meta.

Com performances assim, Ederson coloca o Manchester City como um dos grandes favoritos a vencer a tão sonhada Champions League.

2. Timon Wellenreuther (Anderlecht)

Da lista inteira, Wellenreuther é o menos famoso, mas o goleiro já começa a ganhar mais projeção internacional pela temporada que faz pelo Anderlecht, da Bélgica. Aos 25 anos, ele é um dos destaques da temporada por lá e pertence à incrível safra alemã de bons arqueiros.

Em 2020/21 ele atuou na Copa da Bélgica (Beker van Belgie) e no Campeonato Belga (Jupiler Pro League) em 21 oportunidades sofrendo apenas 16 gols. A média está longe de ser excepcional, mas o fato é que o Anderlecht não pode reclamar do seu goleiro na temporada.

1. Antonio Adán (Sporting)

O Sporting faz uma temporada surpreendente em Portugal. Líder, a equipe ainda não perdeu após 21 rodadas e sofreu apenas 10 gols. Para se ter uma ideia, a melhor defesa depois do Leão pertence ao Benfica, que já foi vazado em 17 oportunidades. O gigante do país tem tudo para voltar ao topo e Antonio Adán é um dos motores dessa máquina.

O veterano espanhol de 33 anos tem 24 jogos na temporada e apenas 14 gols sofridos. Em outras 15 partidas, terminou os 90 minutos sem sequer tomar um gol. Em 2020/21, já tem em sua galeria o título de campeão da Copa da Liga de Portugal e tem tudo para levantar a de campeão nacional também.