Messi x Cristiano Ronaldo: Quem venceu mais vezes o confronto?

Rivalidade entre argentino e português está há mais de uma década nos holofotes do futebol mundial

Rivalidade entre argentino e português está há mais de uma década nos holofotes do futebol mundial. (iStock)

Muitos discutem que Lionel Messi é o melhor de todos os tempos, alguns preferem Cristiano Ronaldo, já outros acham inadmissível o argentino e o português estarem acima de Pelé ou até de Diego Maradona. Porém, ter os mesmos dois jogadores no auge dividindo o protagonismo no mais alto nível do futebol mundial por mais de uma década é algo histórico e indiscutível quando falamos de Messi e CR7. 

Com uma crescente rivalidade, o sucesso de um serviu de combustível para o outro e assim foram conquistando tudo o que era possível e quebrando inúmeros recordes no futebol. E, claro, um embate entre os dois no mesmo gramado é sempre um show à parte.

Qual foi o primeiro duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo?

A rivalidade que dura mais de uma década teve seu primeiro capítulo ainda em 2008. Na semifinal da UEFA Champions League, o Barcelona enfrentou o Manchester United de Alex Ferguson, no Camp Nou. Na época, o time inglês era a grande força do futebol europeu e iria confirmar isso com a conquista daquela edição da competição. A primeira partida entre os dois terminou com um empate sem gols.

Apesar deste ter sido a primeira partida oficial como adversários em campo, Messi e Cristiano Ronaldo já haviam sido oponentes na temporada anterior na premiação de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Em 2007, o argentino e o português foram finalistas do prêmio junto com o brasileiro Kaká, que foi o vencedor. Messi terminou na segunda colocação e Ronaldo em terceiro. 

Quem venceu mais vezes o confronto?

Até hoje, Messi e Cristiano Ronaldo se enfrentaram em 36 oportunidades e quem leva a melhor é o argentino que venceu 16 vezes. Cristiano, por sua vez, levou a melhor em 11 partidas, enquanto as outras nove terminaram em empate.

A La Liga foi a principal competição dessa rivalidade. Pelo Campeonato Espanhol, os dois jogadores se enfrentaram 18 vezes, e Messi saiu vitorioso com o Barcelona em 10 edições do Él Clásico. Já Ronaldo conseguiu vencer quatro vezes com o Real Madrid. Em UEFA Champions League foram seis confrontos: duas vitórias de Messi, dois empates e dois triunfos de CR7. Cristiano leva a melhor nos confrontos de Copa do Rei, dos cinco venceu duas e perdeu apenas uma. 

Na Supercopa da Espanha, o retrospecto está igualado, com duas vitórias para cada um e um empate. Igualdade que se repete também com as camisas das seleções nacionais, sendo uma vitória para Portugal de Cristiano Ronaldo e uma para a Argentina de Lionel Messi. 

Vale destacar que apesar da rivalidade, Messi já venceu Cristiano por goleadas. Com o Barcelona, o argentino venceu por placares de 5 a 0, 4 a 0 e 3 a 0 o Real Madrid do português. 

Retrospecto do confronto

 PartidasVitórias MessiVitórias CR7
UEFA Champions League622
La Liga18104
Copa do Rei511
Supercopa da Espanha512
Amistosos de Seleções212
Total 361611

Quem marcou mais gols? 

Sem dúvidas, marcar gols é uma das especialidades da dupla. Inúmeros recordes que foram quebrados e novos estabelecidos levam os nomes de Messi e Ronaldo. Exemplo disso é a UEFA Champions League que tem os dois como seus maiores artilheiros da história. Apesar do argentino ter uma boa vantagem no número de vitórias sobre o português, a vantagem em número de gols marcados nos 35 confrontos diretos é menor. Até aqui, Messi balançou as redes 22 vezes, enquanto Ronaldo marcou 21 gols.