Desperdício? Promessas mais caras que não foram aproveitadas pelo PSG

Juntos, os 10 jogadores estão avaliados em 274 milhões de euros

Juntos, os 10 jogadores estão avaliados em 274 milhões de euros. (iStock)

Há quase uma década, o PSG começava a se transformar em um dos clubes mais ricos do futebol mundial. A compra do time de Paris pelo grupo QSI (Qatar Sports Investments) trouxe consigo um investimento pesado para mudar o patamar da equipe não apenas no futebol francês, mas também no cenário internacional. Claro que contratações de grandes jogadores era parte fundamental desse processo. Assim, com muita grana disponível para a contratação de jogadores renomados do futebol mundial, a base foi pouco aproveitada pelo PSG

Duas das maiores transferências da história do futebol foram feitas pelo PSG. Além de Neymar e Mbappé, Ibrahimovic, Cavani e David Luiz são outros nomes de grandes investimentos feitos pelo Paris Saint-Germain. Assim, foram gastos mais de um bilhão de euros até agora, com grandes contratações. Com atletas como esses no elenco, jovens promessas das categorias de base tiveram poucas oportunidades e acabaram sendo precocemente negociados.

Hoje, a maioria desses jovens faz sucesso e são importantes para os seus respectivos clubes. Para se ter uma ideia, esses 10 jogadores juntos estão avaliados em cerca de 274 milhões de euros, de acordo com a cotação do Transfermarkt, site especializado no mercado de transferências do futebol.

Em termos de valor de mercado, o jogador mais caro, que fez parte da base do PSG é Mattéo Guendouzi. O volante deve passagem pela categoria sub 17 do time parisiense, mas trocou de clube antes mesmo de se profissionalizar. Guendouzi foi para a base do Lorient e fez sua estreia no profissional em 2016. Na janela de verão para a temporada 2018/19, o volante francês foi contratado pelo Arsenal e, agora, está avaliado em 40,5 milhões de euros

Diferente de Guendouzi, Kingsley Coman fez sua estreia no profissional do PSG. No entanto, rapidamente foi para a Juventus, em 2014. Desde então, alternou temporadas com a Velha Senhora e emprestado no Bayern de Munique, até ser comprado pelo clube bávaro definitivamente na janela de verão para a temporada 2017/18. Hoje, o rápido atacante francês é avaliado em 40 milhões de euros

Para completar o top-5 de jogadores mais caros que saíram da base do PSG estão Moussa Dembélé, Jonathan Ikoné e Dan-Axel Zagadou. Dembélé saiu ainda nas categorias de base do clube parisiense e foi para o time juvenil do Fulham, onde se profissionalizou. Depois, o atacante foi ter sucesso no Celtic e foi contratado pelo Lyon em 2018. Dembélé, que estava na disputa da artilharia da Ligue 1, está avaliado em 40 milhões de euros. Ikoné, por sua vez, alternou temporadas com o PSG e com o Montpellier desde 2016, quando se profissionalizou. Agora, o meia francês é contratado do Lille, com valor de mercado de 36 milhões de euros. Já Zagadou se profissionalizou pelo time da capital da França, mas não teve muito espaço no time principal e foi contratado pelo Borussia Dortmund, onde se tornou peça fundamental da defesa alemã, o que elevou seu valor para 31,5 milhões de euros. 

Top 10 jogadores mais caros que saíram das categorias de base do PSG

JogadorTime Valor de Mercado (em milhões de €)
Mattéo GuendouziArsenal40,5
Kingley Coman Bayern de Munique40
Moussa Dembélé Lyon40
Jonathan Ikoné Lille36
Dan-Axel Zagadou Borussia Dortmund31,5
Christopher Nkunku RB Leipzig28
Boubakary Soumaré Lille24,5
Odsonne Edouard Celtic13,5
Yacine Brahimi Al Rayyan13
Timothy Weah Lille7,2

Sucesso nacional

Sob a presidência do catariano Nasser Al-Khelaifi, o time parisiense estabeleceu uma hegemonia no cenário nacional, com seis conquistas nas últimas sete edições da Ligue 1, saindo de apenas dois para oito títulos na história. Além disso, a equipe caminhava para mais um título, antes da paralisação do Campeonato Francês devido à pandemia da Covid-19. 

Em relação ao sucesso internacional, em termos de títulos, o PSG ainda busca seu espaço. A equipe segue na missão de conquistar a primeira Liga dos Campeões de sua história. 

Transferências mais caras da história do PSG

JogadorTime Valor da transferência (milhões de €)
Neymar Barcelona222
Kylian MbappéMonaco145
Edinson Cavani Napoli64,5
Ángel Di MaríaManchester United63
David LuizChelsea49,5
Thiago SilvaMilan42
Javier PastorePalermo42
Lucas MouraSão Paulo40
Leandro Paredes Zenit40
Thilo KehrerSchalke 0437

Qual é o clube mais rico do mundo?

No último estudo anual da consultoria inglesa “Deloitte”, o “Football Money League”, que relata o faturamento dos clubes mais ricos do mundo, o Barcelona foi a equipe que mais teve receita na última temporada, cerca de 840 milhões de euros, enquanto Paris Saint-Germain ficou na quinta colocação no ranking. 

Na temporada 2018/19, o PSG teve uma receita de 635,9 milhões de euros e, assim, voltou a atingir o top-5 desde 2015. Mais da metade (57%) dessa receita foi proveniente de acordos comerciais, dessa forma, a equipe francesa é a que mais faturou nessa categoria. 

A consultoria avalia três tipos de receita para o estudo:matchday (ingressos); direitos de transmissão (estão incluídas participações em ligas, copas e competições europeias); e comercial (marketing, patrocínios e outros). 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!