Diego Maradona: “D10S” que foi lenda por onde passou

Uma homenagem do Betsul a um dos maiores jogadores da história do futebol

2020 ficará marcado por ter sido um ano muito diferente e também por ter sido aquele em que o futebol se despediu de um dos seus maiores nomes. No dia 25 de novembro, um ataque cardíaco levou Diego Armando Maradona, com apenas 60 anos de idade. O argentino que foi uma lenda por onde passou escreveu uma trajetória vitoriosa e mágica no esporte, servindo não só de ídolo para uma nação e uma geração, mas como exemplo de talento para muitas outras.

Maradona nasceu em Lanús, na Grande Buenos Aires, e aos nove anos ingressou o Argentinos Juniors, um clube pequeno da capital. Do dia em que fez o teste até o dia em que deixou o time, o camisa 10 impressionou a todos que o assistiram. Alcançou grandes feitos a nível nacional e começou a sua projeção internacional defendendo a Seleção Argentina.

Cinco anos depois de estrear como profissional foi para o Boca Juniors, onde durou apenas dois anos. O Barcelona, carente de títulos e ídolos, contratou o argentino, mas os altos e baixos fazem com que a sua passagem seja curta. O episódio derradeiro foi a famosa confusão na final da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao, quando o campo se torna em um campo de batalha entre os jogadores.

O Napoli abriu as portas para Maradona ao ser praticamente dispensado do Barcelona e o resto da história todo mundo conhece. Em Nápoles, o meia-atacante virou “Dios” e mudou o patamar do clube, de um pequeno time italiano a um campeão figurando nas competições europeias. Enquanto isso, também se tornava uma religião, literalmente, na Argentina ao levar a seleção ao título da Copa do Mundo.

Foram sete anos no Napoli até ir para o Sevilla, onde também não deu certo. Na sequência, “Don Diego” voltou ao seu país natal, para defender Newell’s Old Boys e Boca Juniors, time em que encerrou a carreira.

Conquistas

A carreira de Maradona é muito vitoriosa e seu currículo é a prova disso. No Boca Juniors, conquistou o Campeonato Metropolitano de 1981, considerado, na época, mais importante até do que o Campeonato Argentino. 

No Barcelona, levantou as taças da Copa do Rei, da Copa da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha, todas elas em 1983. Com as cores do Napoli, venceu o Campeonato Italiano em 1987 e 1990, a Copa da Itália em 1987, a Supercopa da Itália em 1990 e a Copa da UEFA em 1989.

Além disso, Maradona coleciona alguns prêmios individuais. Afinal, foi artilheiro duas vezes do Campeonato Argentino, três do Campeonato Metropolitano, uma do Campeonato Italiano e uma da Copa da Itália.

Com a Seleção Argentina, foi campeão da Copa do Mundo de 1986, ocasião em que marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol, e a Copa do Mundo Sub-20.

Como se não bastasse, Maradona está na lista da FIFA dos 100 maiores jogadores de todos os tempos, ganhou a Bola de Ouro da Copa do Mundo de 1986, foi eleito para a Seleções das Copas do Mundo de 1986 e 1990, ficou na Seleção do Mundo da Bola de Ouro em 1986 e 1987 e recebeu uma série de outros prêmios.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!