Jogadores que conquistaram a Libertadores e a Champions League

Poucos jogadores conseguiram o feito histórico de ser campeão das duas competições

Poucos jogadores conseguiram o feito histórico de ser campeão das duas competições. (iStock)

Para muitos, a Libertadores e a UEFA Champions League são as duas competições interclubes mais importantes do mundo, não apenas para a América do Sul e Europa, respectivamente. Sem dúvidas conquistar o título de um desses torneios é o grande sonho de muitos torcedores, clubes e jogadores. E alguns atletas tiveram a honra de conquistar as duas competições. 

Até hoje, o feito é exclusivo de poucos nomes. Apenas 11 jogadores conseguiram o feito, sendo todos eles sul-americanos, sete brasileiros e quatro argentinos

Quem foi o primeiro jogador a conquistar a Libertadores e a Champions League?

O primeiro jogador a conseguir esse feito incrível do futebol foi um argentino, mas que também tem um grande apreço pelos brasileiros. Revelado pelo Argentinos Juniors, Juan Pablo Sorín foi rapidamente contratado pela Juventus, onde teve uma breve passagem, mas suficiente para conquistar a UEFA Champions League 195/96. Ainda em 1996, o Sorín foi emprestado para o River Plate, onde foi campeão da Copa Libertadores no mesmo ano. Contudo, o argentino seguiu nos Millonarios até 2000, quando se transferiu para o Cruzeiro, onde também se tornou um ídolo. 

Hoje, o feito já foi repetido mais de 10 vezes, contudo, Sorín foi o grande pioneiro em conquistar a Libertadores e a Liga dos Campeões como jogador. E o segundo a conseguir a marca também foi um argentino, que foi companheiro de Sorín na conquista da competição sul-americana. 

Feito exclusivo de argentinos e brasileiros?

Como dissemos, apenas 11 jogadores conseguiram conquistar as duas competições, sendo todos sul-americanos. Depois de Sorín, outro argentino conseguiu o feito: Santiago Solari. Revelado pelo próprio River Plate, o meia Solari foi campeão da Libertadores junto com o compatriota lateral esquerdo. Anos depois, em seu segundo ano no Real Madrid, Solari conquistou o título da Liga dos Campeões 2001/02. 

Na sequência, dois brasileiros atingiram o feito juntos com o Milan na conquista da UEFA Champions League 2002/03. Estamos falando de Dida e Roque Júnior. O goleiro brasileiro foi campeão da Libertadores de 1997 com o Cruzeiro e o zagueiro conquistou a competição sul-americana em 1999. 

Mais tarde, junto com Dida, Cafu conquistaria a Liga dos Campeões na edição 2006/07 e marcaria o seu nome também com a camisa do Milan. O lateral direito brasileiro foi bicampeão da Libertadores com o São Paulo em 1992 e 1993. Portanto, Dida e Cafu não apenas conquistaram as duas competições, mas foram campeões de mais de uma vez de uma delas. 

Depois de conquistar a competição europeia na temporada 2007/08 com o Manchester United, Carlitos Tévez também colocou seu nome na história. Dominante na Libertadores 2003, o atacante argentino foi campeão com o temido Boca Juniors do treinador Carlos Bianchi. 

Quem também esteve presente naquela geração do início dos anos 2000 do Boca Juniors e foi campeão da Libertadores em 2000 foi o zagueiro Walter Samuel. Uma década depois, o zagueiro argentino conquistou a UEFA Champions League 2009/10 com a Inter de Milão. 

Quem também conseguiu o feito foi Ronaldinho Gaúcho, assim como Sorín, o brasileiro venceu primeiro a Liga dos Campeões e depois a Copa Libertadores. O título europeu veio em 2006 com o Barcelona e a conquista da competição sul-americana em 2013 com o Atlético-MG. 

A conquista da Libertadores de 2011 pelo Santos também permitiu que dois brasileiros conseguissem o feito. Primeiro, Neymar conquistou a UEFA Champions League 2014/15 com o Barcelona. Logo na sequência, Danilo venceu com o Real Madrid as edições de 2015/16 e 2016/17. 

O último jogador a conseguir o feito foi Rafinha com a conquista da Copa Libertadores de 2019 com o Flamengo. Depois de anos no futebol alemão e conquistar a Champions League de 2012/13 com o Bayern de Munique, o lateral direito retornou ao futebol brasileiro. 

 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!