Maiores campeões nacionais da América do Sul

Times com mais de 40 títulos da principal liga de seus países dominam o cenário nacional

Times com mais de 40 títulos da principal liga de seus países dominam o cenário nacional. (iStock)

Estamos acostumados com muita disputa e equilíbrio no futebol brasileiro. Claro, existem momentos que certas equipes são dominantes, porém ao analisarmos as conquistas do Campeonato Brasileiro vemos que existe uma grande variação de clubes campeões. Algo que não se repete tanto em outros países da América do Sul. 

Em países como Paraguai e Uruguai, por exemplo, o maior campeão da principal liga nacional de futebol tem mais de 40 títulos. “Só ganham os mesmos times” e “campeonato sem graça” são frases muitas vezes ditas para se referirem ao Campeonato Espanhol, dominado por Real Madrid e Barcelona, e até o Alemão, dominado pelo Bayern de Munique. Porém, aqui mesmo, na América do Sul, existem países com times hegemônicos em suas respectivas ligas nacionais. Por isso, confira a lista dos maiores campeões nacionais dos 10 países que disputam as Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo:

Argentina 

Ninguém venceu mais vezes o Campeonato Argentino do que o River Plate. Somado os títulos da era amadora com a da era profissional, os Milionários têm 36 conquistas nacionais. Com destaque para os sete títulos nos anos 90, sendo seis do Apertura e um do Clausura. 

Vale lembrar que o em dois períodos o Campeonato Argentino tinha duas competições e, dessa forma, dois títulos eram concedidos. De 1967 a 1985, além da competição organizada pela AFA (Associação Argentina de Futebol) também foi disputada o Campeonato Metropolitano, que, mais tarde, também seria reconhecido como Campeonato Argentino. 

Bolívia

O maior campeão da principal liga boliviana é o Bolívar. Sim, os torcedores brasileiros podem lembrá-lo mais por algumas grandes goleadas na Copa Libertadores ou pelo temido mando de campo empoderado pela altitude de La Paz. No entanto, o Bolívar tem 22 títulos nacionais, se considerarmos apenas a era profissional, que teve início em 1977. Atualmente, o Campeonato Boliviano tem dois torneios por ano, o Apertura e o Clausura, dessa forma, concede dois títulos anualmente. 

Brasil 

Um assunto que levanta polêmica para muitos torcedores brasileiros é de quem tem mais títulos de Campeonato Brasileiro. Com o reconhecimento da CBF de outros torneios que antecederam o então início “oficial” do Brasileirão em 1971, o Palmeiras é o maior campeão com 10 títulos. Ainda assim, o Brasil está longe de ter um grande domínio de títulos como em outros países dessa lista. Afinal, logo atrás do Palmeiras está o Santos com oito conquistas, seguido de Corinthians, Flamengo e São Paulo, ambos com mais de cinco títulos.  

Chile 

Outro país com um time dominante em termos de títulos da principal liga nacional é o Chile. O Colo-Colo é o maior campeão do Campeonato Chileno com 32 conquistas. Assim como em outras ligas nacionais da América do Sul, existiam dois torneios em disputa, Apertura e Clausura, que concediam dois títulos anualmente. 

Colômbia

Um pouco mais acirrado do que em outras competições nacionais no continente, o Campeonato Colombiano tem como maior vencedor o Atlético Nacional, com 16 títulos. Logo em seguida, está o Millonarios com 15 conquistas e o América de Cali com 14 campeonatos. Deportivo de Cali, Santa Fé e Junior Barranquilla ambos estão atrás com nove títulos nacionais. 

Equador

No Campeonato Equatoriano, quatro equipes têm mais de 10 títulos nacionais. O grande campeão é o Barcelona de Guayaquil, com 15 conquistas, seguido do Emelec com 14, El Nacional com 13 e da LDU com 11 títulos. Dessas quatro equipes, o El Nacional é o que não conquista a competição há mais tempo, desde 2006. 

Paraguai

Como mencionamos no início do texto, o maior campeão paraguaio tem mais de 40 títulos. Na verdade, o Olímpia tem 44 conquistas do Campeonato Paraguaio, com direito a diversos momentos dominantes no cenário nacional. Apesar de ter ficado de 2000 a 2010 sem conquistar um título, a equipe voltou a dominar o futebol paraguaio e venceu os torneios Apertura e Clausura de 2018 e 2019. 

Peru 

O futebol peruano é historicamente dominado por três equipes: Univesitario, Alianza Lima e Sporting Cristal. Afinal, as três equipes têm juntas 68 títulos do Campeonato Peruano. O maior campeão, o Universitario soma 26 conquistas, o Alianza Lima tem 23, enquanto o Sporting Cristal tem 19. 

Uruguai

Semelhante ao que ocorre no futebol espanhol, no Campeonato Uruguaio duas equipes dominam o cenário nacional e protagonizam uma grande rivalidade. O maior campeão é o Peñarol com 50 títulos e, logo atrás, com 47 conquistas, está o Nacional. Para se ter uma ideia do domínio das duas equipes, a terceira colocação de times com mais títulos da principal liga do país é dividida entre três equipes (Defensor Sporting, Danubio e River Plate FC) com apenas quatro conquistas cada.  

Venezuela

Diferente de outros países, o maior campeão do Campeonato Venezuela não tem um longo histórico de conquistas, na verdade, o Caracas consagrou-se campeão pela primeira vez apenas na temporada 1991/92. Hoje, o time tem 12 títulos venezuelanos, a frente de Deportivo Táchira (8) e Unión (7), que começaram a conquistar a liga muito antes. 

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!