Os melhores promovidos da temporada nas principais ligas europeias

Apesar de terem acabado de subir, equipes estão fazendo bonito em 2019/20

Times pequenos estão em alta em várias ligas na Europa (iStock)

Subir de divisão é um objetivo que sempre se conquista com muito suor e que não deixa muito empo para comemorar. Como a disparidade técnica e financeira do segundo escalão para a liga de elite do país é grande, assim que o acesso é garantido, diretoria, comissão técnica e jogadores já precisam se preparar para o gigantesco desafio que terão na temporada seguinte. A tarefa é difícil e com bastante frequência vemos os famosos elevadores (times que sobem e descem em calendários consecutivos).

No meio deste cenário tão competitivo e desfavorável encontramos bons exemplos de equipes que estão se sobressaindo nas divisões de elites de seus países. Com investimento reduzido e pouco apelo midiático, eles apostam em jogo coletivo e muita entrega para vencer as limitações e se estabilizar entre gigantes que são potências mundiais.

Na temporada 2019/20, levando em consideração as cinco principais ligas na Europa, subiram às primeiras divisões Norwich City, Sheffield United, Aston Villa (Inglaterra), Osasuna, Granada, Mallorca (Espanha), Köln (ou Colônia, no Brasil), Paderborn, Union Berlin (Alemanha), Brescia, Lecce, Hellas Verona (Itália), Metz e Brest (França). Nem todos estão indo bem e alguns sofrem sérios riscos de voltarem ao patamar inferior. Outros, no entanto, estão bem colocados e fazem bonito. Eles são as atrações desta matéria e você confere quem são a seguir!

Sheffield United

De todos os times da lista, o Sheffield United, da Inglaterra, é a grande sensação dos recém-promovidos. Na temporada passada, ele subiu como vice-campeão da 2ª divisão inglesa e não tinha tantos holofotes assim para o calendário atual (se comparado com Norwich City e Aston Villa). Sem absolutamente nenhuma estrela no elenco, o time conta com alguns nomes famosos como Phil Jagielka (revelado pelo clube) e Muhamed Besic, ambos ex-Everton, e Jack Rodwell, que passou pelo Manchester City.

No entanto, eles não são protagonistas que o que faz o Sheffield ser diferente dos seus demais “amigos” que subiram é o jogo coletivo. Defesa sólida, um meio-campo bom de lançamento e um ataque rápido formam uma mistura que vem dando resultado na equipe, que vai muito bem nos contra-golpes. Tanto que os comandados de Chris Wilder ocupam a 7ª posição na Premier League, acima dos rivais Arsenal e Tottenham.

Granada

O Granada também ocupa posição intermediária no Campeonato Espanhol (é o 9º colocado), mas no início da temporada a equipe surpreendeu ao por um mês disputar a liderança da competição com os poderosos Barcelona e Real Madrid (chegou a ser líder em apenas uma rodada). Sem jogadores renomados, é um time de placares magros (faz poucos gols, mas também leva poucos), mas muito eficiente. Tanto que, além do desempenho na liga, o time do jovem Diego Martínez também é semifinalista da Copa do Rei.

Com 37 pontos, é difícil esperar que o Granada consiga uma vaga na Liga Europa, pelo menos, mas a possibilidade de coroar uma temporada mágica com título segue viva, assim como a garantia de que cair para a 2ª divisão é inimaginável. Basta esperar os próximos capítulos deste carismático time e o que ele pode proporcionar quando um novo calendário começar, agora com mais experiência e recursos para se manter na elite.

Köln

O Colônia sempre figurou na elite do futebol alemão, mas passou por maus momentos e parece ter se recuperado bem da queda à 2ª divisão. Voltando como campeão do acesso, o Köln montou uma equipe que conta com jogadores conhecidos, como Jonas Hector, que foi campeão da Copa das Confederações com a Alemanha, o time está bem estável na Bundesliga, não correu risco de rebaixamento em momento algum, mas também não teve forças para brigar com as potências do país por vaga em competições europeias.

Union Berlin

A situação do Union Berlin é parecida com a de seu parceiro de promoção. Conquistando o acesso nos playoffs, o time subiu com pouca pretensão e era um dos fortes candidatos a voltar à 2ª divisão. Enfrentando os gigantes sem medo, o Union conseguiu um espaço na competitiva Bundesliga e de lá não deve sair ao final desta temporada, pelo menos. Mesclando experiência com juventude, o time da capital encontrou uma maneira de se estabilizar.

Carrinho
SimplesCombinada
Compre Créditos
pertinho de você!
Encontre o ponto de venda mais próximo
FÁCIL COMO USAR DINHEIRO

Como apostar no Betsul?

Apostar no Betsul é muito simples. E o primeiro passo é criar uma conta. Por questões legais, você precisa ter mais de 18 anos para apostar no Betsul. Depois, é só realizar seu login no site, fazer seu primeiro depósito e escolher a sua modalidade de preferência para apostar!