Saiba quais jogadores mais valorizaram em 2020

Os cinco jogadores mais valorizados em 2020 estão nas três principais ligas da Europa: Premier League, La Liga e Bundesliga

Os cinco jogadores mais valorizados em 2020 estão nas três principais ligas da Europa: Premier League, La Liga e Bundesliga. (iStock)

Sem dúvida alguma, o ano de 2020 é um ano muito turbulento e o mundo do futebol não saiu ileso disso. Paralisações e encerramentos precoces de campeonatos, estádio sem público e diversas medidas de segurança contra a pandemia de Covid-19 impactaram o futebol nesse ano. 

Em um contexto de tantas incertezas e volatilidade, que atingiu em cheio, principalmente, a saúde financeira de diversos clubes do mundo, ainda assim, alguns jogadores tiveram uma enorme valorização de mercado. De acordo com o Transfermarkt, portal especializado no mercado de transferências, os cinco jogadores mais valorizados em 2020 estão nas três principais ligas da Europa: Premier League, La Liga e Bundesliga. Isso, levando em consideração os valores de mercado que tiveram o maior aumento em milhões de euros desde o 1º dia do ano. 

Quem é o jogador mais valorizado em 2020?

O jogador com a maior valorização de mercado em 2020 é uma canadense. Isso mesmo, o lateral esquerdo Alphonso Davies do Bayern de Munique. Em um ano espetacular do time alemão, que conquistou a tríplice coroa (Bundesliga, Copa da Alemanha e UEFA Champions League), Davies teve grande participação nas conquistas e as atenções ao seu talento e desempenho fizeram com que seu valor de mercado aumentasse em 55 milhões de euros. Hoje, com apenas 20 anos de idade, Davies é uma das maiores promessas e talentos do futebol mundial e seu valor de mercado está cotado em 80 milhões de euros, ou seja, 220% de valorização

O canadense chegou ao Bayern no início de 2019, após boa passagem pela MLS (Major League Soccer) com o Vancouver Whitecaps. Originalmente, Davies atuava pelos lados do campo, mas em posições mais ofensivas. No time alemão, o canadense foi adaptado para a posição de lateral esquerdo e, assim, conquistou o seu espaço e titularidade. 

Logo atrás de Alphonso Davies está o atacante espanhol Ansu Fati do Barcelona. Fati completou 18 anos recentemente e já é uma das grandes promessas do futebol mundial, com valor de mercado também estimado em 80 milhões de euros, assim como o canandense. No entanto, o jovem espanhol já tinha uma valor maior no início do ano e, assim, sua valorização em 2020 foi de 100%, ou seja, 40 milhões de euros. Quem também tem o mesmo valor de mercado é o atacante norueguês Haaland, que já estava em evidência pela sua artilharia. Assim, o homem gol do Borussia Dortmund teve um crescimento de 35 milhões. 

Para completar a lista dos cinco jogadores mais valorizados em 2020 estão dois ingleses: Phil Foden e Mason Greenwood. Vestindo camisas rivais, Manchester City e United, respectivamente, Foden e Greenwood tiveram um crescimento de 30 milhões de euros em seus valores de mercado. 

Quem é o jogador brasileiro mais valorizado em 2020?

O brasileiro com maior valorização neste ano é lateral esquerdo e atua em Madri. Não, não estamos falando de Marcelo, mas de Renan Lodi que defende o Atlético de Madrid. Revelado pelo Athletico-PR, Renan chegou ao time colchonero no meio de 2019. De lá para cá, o jogador já teve quatro convocações para a Seleção Brasileira e hoje tem valor de mercado de 50 milhões de euros, sendo uma valorização de 25 milhões só em 2020, o que significa que seu valor de mercado dobrou desde o início do ano. 

Top 10 Jogadores mais valorizados em 2020

JogadorClubeValor de Mercado (€)Valorização (€)
Alphonso DaviesBayern de Munique80 M55 M
Ansu FatiBarcelona80 M40 M
Erling HaalandBorussia Dortmund80 M35 M
Phil FodenMan. City60 M30 M
Mason GreenwoodMan. United50 M30 M
Bukayo SakaArsenal40 M27 M
Renan LodiAtlético de Madrid50 M25 M
Lucas OcamposSevilla50 M25 M
Diego CarlosSevilla50 M25 M
Jude BellinghamBorussia Dortmund27 M22 M